Cachorro tremendo quando dorme: mistérios do sono
Publicado em 09 de julho de 2024Tempo de leitura: 5min
É muito comum ver o cachorro tremendo quando dorme. Esses tremores podem parecer preocupantes, mas, na maioria das vezes, são perfeitamente normais. Eles não significam que o sono do peludo não é saudável.
No entanto, ver o cachorro tremendo quando dorme e apresentando outros sintomas pode ser anormal. Isso gera dúvidas em muitos tutores, já que, nesse caso, o tremor pode ter muitas causas — algumas leves e outras mais sérias.
A origem da tremedeira
Alguns tutores vêem o pet com tremedeira enquanto dorme e imediatamente pensam que é um quadro de convulsão. Se você é um desses, calma! Ver o cachorro tremendo durante o sono não é incomum. Alguns tremem só a patas, outros os olhos, e alguns podem chegar até a uivar ou latir.
Isso é absolutamente normal! Assim como o ser humano, o cachorro sonha e passa pelos três estágios do sono, que são: o movimento lento dos olhos, o movimento rápido dos olhos e o sono de ondas leves.
A teoria dos especialistas é que os cães sonham no estágio do movimento rápido dos olhos, e é por isso que eles começam a se mexer involuntariamente. E vai saber com o que eles estão sonhando, não é?
Alguns estudiosos dizem que o cachorro tremendo dormindo sonha com coisas que já aconteceram, ou imaginam que estão correndo atrás de objetos ou de outros pets. É por isso que, durante o sonho, eles movimentam as patinhas como se estivessem correndo de verdade.
Cada cachorro é diferente!
Não é sempre que você vai ver um cachorro tremendo quando dorme. Para chegar a essa tremedeira, ele precisa estar com os músculos bem relaxados. Isso fica mais fácil quando ele deita de lado, pois esse jeito de dormir favorece o relaxamento e os próprios tremores.
Mesmo dormindo de lado, não é todo cão que tem essa tremidinha. É mais fácil ver o cachorro tremendo quando dorme em algumas fases da vida canina do que em outras. Em geral, cãezinhos filhotes e idosos têm a tendência a sonhar muito mais, talvez por dormirem menos alertas e mais relaxados.
Então, fique tranquilo, porque é normal. Porém, se você achar que o peludo está tremendo de um jeito estranho, faça o teste: na hora em que acontecer a tremedeira, chame-o pelo nome. Se ele acordar ou parar de tremer, é realmente só um espasmo muscular por sonhos ou pesadelos.
Pesadelos
Sabia que os cachorros têm pesadelos também? A tremedeira em cachorro por medo de algo no sonho é muito comum. Nesse caso, a dica é a mesma: chame o pet pelo nome até que ele pare ou acorde.
Porém, só chame pelo nome! Nessa hora, não é uma boa ideia acordar o cãozinho passando a mão nele. Ele pode estar num sono muito profundo, se assustar com esse carinho e acabar mordendo você sem querer.
Quando o tremor é preocupante?
O estágio do movimento rápido dos olhos, que é quando o cachorro fica tremendo enquanto dorme, é só mais um estágio do sono que passa depois de alguns minutos. Assim, essas tremidinhas passam naturalmente e, depois, ele volta a ficar calmo.
No entanto, caso você chame o peludo durante essa agitação e ele não responda, a causa pode ser outra. Se o cachorro está tremendo e apresenta outros sinais concomitantes, fique atento!
Convulsões
Além do tremor durante os sonhos, existem tremores com causas e significados completamente diferentes. Se você notar o cachorro tremendo e com a respiração ofegante, isso pode ser um quadro de convulsão.
Se esse realmente for o caso, você vai perceber que o cachorro vai endurecer o corpo também. No caso da convulsão, ele perde a consciência. Por mais complicado que seja, não entre em pânico! O cão precisa de você calmo nesse momento.
O ideal é levá-lo imediatamente para o veterinário, porque não há o que fazer em casa. Somente um médico poderá acudir o cãozinho e investigar a causa da convulsão, indicando o correto tratamento.
Outro motivo que leva o cãozinho a tremer e ter convulsões é a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue). Essa é uma alteração com muitas causas, e, novamente, só o veterinário poderá determiná-las.
Outra causa de tremedeira no sono
Agora que você sabe as possíveis causas do cachorro tremendo enquanto dorme, também é importante considerar o clima. O tremor do bichinho pode simplesmente significar que ele está com frio.
Além de tremer, ele também estará em uma posição encolhida, geralmente enrolado, com a cabeça bem próxima das pernas. Para resolver esse problema, é muito simples: cubra-o com um cobertor ou coloque uma roupa bem quentinha nele!
Além disso, se ele dorme fora de casa, considere deixá-lo dentro nos dias mais frios. Se isso não for possível, coloque um anteparo para diminuir a corrente de vento gelado e mantenha a cama acima do chão para que ele não tenha contato com a friagem do solo.
Gostou de saber sobre cachorro tremendo quando dorme? Sabia que, para todas as causas dessa tremedeira, a Petz tem como ajudar o peludo? Desde uma consulta com especialistas até os cobertores mais quentinhos, venha conferir!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário