Alimentação

Cachorro pode comer rabanete ou faz mal?

Publicado em 03 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Com um sabor picante, o rabanete não é unanimidade entre os apreciadores de vegetais. Contudo, quem gosta da raiz tuberosa não abre mão de servi-la como um dos ingredientes ou protagonista da salada de vez em quando. Porém, mesmo entre os amantes do vegetal, é comum surgir a dúvida se cachorro pode comer rabanete

cachorro com a cabeça na mesa e cara de pidão.

Afinal, é sempre divertido ouvir o barulho do pet comendo algo tão crocante. A seguir, descubra se cachorro pode comer rabanete e qual é a melhor maneira de oferecê-lo.

Rabanete para cachorro: pode ou não pode?

Segundo a explicação da Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, não faz mal dar rabanete para cachorro. O alimento não é tóxico, além de ser pouquíssimo calórico, de modo que dificilmente levará ao ganho de peso. Isso vale para todas as variedades de rabanete, seja de casca avermelhada ou branca. 

Segundo a especialista, a questão maior é que, justamente pelo sabor forte, muitos cães preferem passar longe do rabanete. Por isso, se quiser dar o alimento para cachorro, é melhor fazer um teste com um pedacinho pequeno para evitar o desperdício.

O rabanete agrega algum benefício à saúde do cachorro?

O rabanete pode ser uma boa opção de petisco natural entre verduras e legumes para cachorro, desde que o pet tenha real interesse pelo alimento. Do contrário, não faz sentido insistir e tentar usá-lo como reforço positivo. Nesses casos, dê preferência a outros petiscos. 

O rabanete é rico principalmente em vitamina C, uma substância com forte ação antioxidante que, ao contrário do que acontece conosco, já é sintetizada pelo organismo dos cachorros a partir da quebra da glicose pelo fígado.

Além disso, ele possui um teor muito baixo de proteínas e calorias. Por isso, não costuma ser incorporado com frequência nas dietas caninas. 

cachorro se divertindo na grama.

Por outro lado, essa raiz tuberosa é um alimento muito rico em água na alimentação natural para cachorro. Assim, se o seu amigo de quatro patas gosta do sabor do rabanete, ele pode contribuir para aumentar a ingestão hídrica do pet no dia a dia. 

Além disso, a textura crocante do rabanete costuma ser divertida para o cachorro e não é prejudicial aos dentes. Portanto, agora, você já sabe que cachorro pode comer rabanete.

Conheça alguns possíveis riscos da ingestão de rabanetes para cachorro

Além do fato de que muitos cães não aceitam bem o sabor picante do rabanete, há outros motivos para oferecer o alimento em quantidade moderada, já que alguns cachorros podem ser mais sensíveis ao alimento, sofrendo com irritações no trato gastrointestinal, por exemplo. 

Além disso, o alto teor de fibras pode desencadear gases e, consequentemente, desconforto abdominal. Por isso, por mais que seu cachorro aparente adorar rabanetes, nada de exagerar, combinado?

Como preparar rabanete para cachorro?

Como pode dar rabanete para cachorro? Uma vez que o rabanete não é tóxico e não agrega nutrientes à dieta do cachorro, segundo a especialista, não faz diferença servi-lo cru ou cozido. 

Em relação ao preparo, fique atento ao uso de outros ingredientes tóxicos para os cães, como a cebola e a cebolinha, ou que agreguem calorias desnecessárias à dieta canina, favorecendo o ganho de peso, como o azeite. 

Por esses motivos, também evite dar um pedaço de rabanete do seu próprio prato de salada ao cachorro. Até porque, lembre-se de que, ao dar sua comida para o cachorro na mesa, você o estimula a implorar por alimentos na hora das refeições, o que se torna bastante desagradável com o tempo, especialmente em dias de visita. 

Conheça outras opções permitidas de legumes para pets

Seu amigo de quatro patas não se interessou pelo sabor forte do rabanete? Não tem problema! Há outras opções até mais indicadas como petisco. 

Entre os legumes, alguns dos mais recomendados são a abobrinha e o chuchu. Pouco calóricos, os dois são bastante ricos em água, reforçando a ingestão hídrica e auxiliando na hidratação. Podem ser servidos crus ou cozidos em água ou vapor. 

Lembrando que você sempre deve lavar bem os alimentos antes de servi-los, como se estivesse preparando-os para você, para evitar contaminações. No caso do chuchu, também é interessante remover a casca.

rabanetes.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer rabanete, não deixe de conferir nossos outros conteúdos incríveis e ficar por dentro das dicas para manter o bem-estar do peludinho aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog