Alimentação

Cachorro pode comer manteiga? Saiba aqui!

Publicado em 12 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Ingrediente indispensável na cozinha de qualquer brasileiro, a manteiga é um alimento extremamente versátil! Seja no pãozinho ou no bolo, este laticínio é um sucesso absoluto! Mas será que está liberado para pets? Afinal, cachorro pode comer manteiga

cachorro usando óculos rosa

Devemos lembrar que até os ingredientes mais comuns em nosso dia a dia podem ser tóxicos para os peludos. Para evitar problemas, é essencial conhecer os alimentos proibidos para cães! Quer saber se cachorro pode comer manteiga? Continue lendo! Aprenda tudo sobre alimentação dos pets aqui. 

Pode dar manteiga para cachorro?

Imagine a cena: você está tomando seu café da manhã bem relaxado e, quando olha para baixo, dá de cara com seu peludo tentando ganhar um pedaço do seu pão com manteiga. Parece familiar? Pois, esta é a rotina de muitos tutores! Mas será que cachorro pode comer manteiga? 

A Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz, explica que alimentos como este estão proibidos. A manteiga faz mal para cachorro, pois é feita a partir da parte mais gordurosa do leite. Então, não possui um valor nutricional para os pets. 

Além disso, devemos lembrar que muitos peludos são intolerantes à lactose, por isso, devem ficar longe de derivados de leite. Assim, se você está se perguntando se cachorro pode comer manteiga, fica o alerta: procure um petisco mais seguro para seu amigo. 

Perigos da manteiga

A nutrição dos pets é um assunto sério que, muitas vezes, não ganha a atenção merecida. Alguns alimentos, como a manteiga, representam diversos perigos para os peludos. A Dra. Juliana destacou alguns dos riscos relacionados à ingestão de alimentos gordurosos. 

  • Obesidade: os alimentos gordurosos contribuem para o ganho de peso e, consequentemente, levam à obesidade, o que pode comprometer a qualidade de vida do pet;
  • Doenças sistêmicas: a obesidade pode levar a uma série de doenças graves, que complicam a vida do seu amigo. “É o caso de problemas articulares, diabetes, predisposição a enfermidades cardíacas e dificuldades respiratórias”, afirma a Dra.; 
  • Pancreatite: esta é uma inflamação no pâncreas, muito comum em pets acostumados a alimentos gordurosos. 

filhote olhando para cima

Os problemas acima estão relacionados a todos os alimentos gordurosos, inclusive a manteiga. Por ser um laticínio, este produto é ainda mais perigoso, já que grande parte dos cães é intolerante à lactose. Com tantos motivos, fica claro porque não pode dar manteiga para cachorro, não é mesmo? 

Meu cachorro comeu manteiga. E agora? 

Mesmo sabendo que cachorro não pode comer manteiga, acidentes acontecem. Se seu peludo roubou um pedaço do seu lanche em um momento de distração, não se desespere. 

Apesar de ser um dos alimentos que não pode dar para cachorro, as complicações imediatas relacionadas à ingestão de manteiga costumam ser simples. Muitas vezes, o pet pode vomitar ou apresentar diarreia. 

Nesses casos, fique atento ao comportamento do seu amigo. Se perceber sintomas como sonolência, apatia ou tremores, procure um veterinário rapidamente! O especialista saberá indicar um tratamento adequado. 

Petiscos seguros

Oferecer um agrado para seu cãozinho é uma prática muito recomendada por especialistas. Além de serem ótimas formas de fortalecer laços e um dos alimentos que pode dar para cachorro, os petiscos funcionam como reforço positivo, incentivando o bom comportamento. 

Para isso, há uma série de petiscos seguros para cães, elaborados por especialistas. Com tantas opções saudáveis, não há porque você arriscar com alimentos que fazem mal para cachorro, como a manteiga.

manteiga
Na Petz, você encontra uma grande variedade de produtos, então, certamente, há um petisco perfeito para seu melhor amigo. Procure a unidade mais próxima e fazer uma visita para conferir! Confira outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog