Cachorro pode comer grão-de-bico? Saiba aqui
Publicado em 27 de maio de 2021Tempo de leitura: 4min
Ingrediente muito comum em saladas, pastas e outros pratos, o grão-de-bico é um alimento versátil, que sempre rende deliciosas preparações, mas será que está liberado para os pets? Cachorro pode comer grão-de-bico?
Para entender mais sobre a alimentação dos cães, convidamos uma médica-veterinária que respondeu a todas as perguntas! Continue lendo para saber se você pode dar grão-de-bico ao cachorro.
Pode dar grão-de-bico para cachorro?
Afinal, grão-de-bico faz mal para cachorro? A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que a resposta para essa pergunta é um tanto delicada. De maneira geral, o grão-de-bico não possui elementos tóxicos para os cães.
Entretanto, ele não é um alimento recomendado por especialistas. Alguns elementos do grão-de-bico podem causar gases e outros desconfortos intestinais. Por isso, o melhor é evitar. Se quiser oferecer um agrado ao seu peludo, há diversas opções seguras de alimentação natural para cachorro.
Meu cachorro comeu grão-de-bico, e agora?
Se seu pet é do tipo comilão e acabou roubando um pouco de grão-de-bico da cozinha, não se desespere. Como vimos, apesar de não ser recomendado dar grão-de-bico para cachorro, o alimento não possui componentes tóxicos para os cães.
Por isso, a recomendação é ficar de olho em seu peludo, monitorando o comportamento. Se notar alterações como vômitos, diarreia ou respiração acelerada, procure um veterinário imediatamente. O especialista poderá agir, resolvendo a intoxicação.
A importância da ração
Preparar o cardápio do seu peludo pode parecer uma tarefa difícil, afinal, os cachorros precisam de uma série de nutrientes, então, calcular a porção exata de cada alimento é um tanto trabalhoso! Por isso, também é importante saber se cachorro pode comer grão-de-bico ou não.
Especialistas afirmam que a ração é sempre o alimento mais indicado para os pets. Elaborada levando em consideração as necessidades dos peludos, a ração contém nutrientes na medida certa!
Além disso, é um produto de fácil armazenamento e com grande durabilidade, o que facilita ainda mais a vida dos tutores. Assim, mantenha seu estoque de ração sempre em dia!
Como variar a dieta do seu pet
Agora que você sabe a resposta da questão “cachorro pode comer grão-de-bico?”, ainda é possível variar o cardápio do seu peludo, oferecendo uma dieta com alimentos saudáveis para cães.
A Dra. Ana Paula explica que os cachorros são onívoros. Isso significa que a nutrição deles vem principalmente de carnes e vegetais. Assim, apesar de, frequentemente, associarmos os cães a um bom bife, nossos amigos também aproveitam os nutrientes de diversos legumes e frutas.
De acordo com a veterinária, algumas opções seguras são:
- abobrinha;
- batata cozida;
- banana;
- brócolis;
- cenoura;
- maçã.
Porém, para oferecer os alimentos acima, devemos seguir algumas recomendações. São elas:
- remova cascas e sementes;
- higienize os alimentos com cuidado;
- não adicione sal, açúcar ou qualquer tempero.
Além disso, a Dra. Ana Paula lembra que devemos ficar de olho na quantidade. Esses alimentos devem ser oferecidos em porções pequenas, em média, uma vez por semana.
Agora que você sabe se cachorro pode comer grão-de-bico ou não, que tal conferir nossos outros conteúdos aqui, no Blog Petz? Aqui, você encontra informações que te farão um tutor ainda melhor!
Para comprar petiscos saudáveis para seu peludo, busque a Petz mais próxima. Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de produtos elaborados por especialistas, que irão fazer a festa do seu peludo. Venha nos visitar!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário