Border Collie em apartamento: é possível ter um?
Publicado em 17 de fevereiro de 2024Tempo de leitura: 5min
O Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo, além de ser lindo e carinhoso. Com tantas características boas, muitos apaixonados por cães querem ter um pet dessa raça, mas como ele tem um tamanho considerável, a possibilidade de ter Border Collie em apartamento deve ser levada em consideração.
Antes de adotar um animal de estimação, porém, é preciso pensar em muitos aspectos. Um exemplo é o espaço que o peludo necessita para que ele e toda a família se sintam bem e possam viver em um ambiente harmonioso. Pensando nisso, continue a leitura do texto, veja os cuidados que o cachorro necessita e se é possível criar um Border Collie em apartamento!
Pode ter um Border Collie em apartamento?
Se você cogita ter um Border Collie em apartamento, leve em consideração o porte do animal, que pesa, em média, 20 kg. Ele mede aproximadamente 50 cm, ou seja, requer um espaço significativo para se acomodar.
Como a raça Border Collie é extremamente inteligente e adaptável às mais diversas situações, nada impede você de criar esses peludos em apartamento. Porém, é necessário dar a atenção e os estímulos necessários para que seu desenvolvimento físico e emocional não sejam afetados.
Em outras palavras, é totalmente possível criar cachorro de grande porte em apartamento, mas é necessário estabelecer uma rotina flexível e com poucas chances de falhas. Sendo assim, o tutor precisa ser muito dedicado e comprometido, caso contrário, não estará atendendo às necessidades básicas de bem-estar do pet.
Considerações sobre criar Border Collie em apartamento
Como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, separamos os prós e contras de como é ter um Border Collie em apartamento. A seguir, veja algumas considerações que vão fazer você pensar em ter um Border Collie agora mesmo:
- passar mais tempo com seu novo amigo;
- se exercitar mais;
- cria uma conexão mais íntima com o peludo;
- é um ambiente mais seguro do que o quintal;
- começa a conhecer novos locais de passeio
- melhora a vida social;
- passa mais tempo em local ao ar livre.
Como você pode notar, os contras em ter um Border Collie em apartamento estão muito relacionados ao fato de que é necessário sair com ele para passear, o que afeta diretamente a vida do tutor. Outros motivos que afetam a vida do tutor e do pet são:
- requer mais tempo do tutor;
- o peludo passa a ser dependente do tutor para fazer suas necessidades;
- as fezes e a urina serão feitas no interior ou varanda do apartamento;
- o cachorro pode se estressar;
- dias de chuva dificultam o passeio.
- um border colie entediado e sem estímulo pode comprometer o bem estar causando problemas comportamentais sério como compulsão.
Como criar Border Collie em apartamento?
Se agora está decidido que seu novo companheiro de apartamento será um peludo, siga algumas dicas de como criar Border Collie em apartamento para que o pet seja saudável e feliz. Essas informações farão com que tudo corra bem.
Exercícios físicos
Tudo bem passar horas do dia abraçado com seu Border Collie no apartamento, mas essa raça precisa realizar atividade física diariamente por, pelo menos, uma hora. Pode ser uma caminhada, corrida ou esporte como agility.
Desafios mentais
Os cães dessa raça são ativos, ágeis e inteligentes, então, mesmo que façam atividade física, podem ficar entediados durante o resto do dia. Sua mente deve ser estimulada com brincadeiras, ensinamento de truques e comandos, e brinquedos que desafiem sua capacidade intelectual.
Adestramento
Para o bom convívio com um Border Collie em apartamento, é importante que ele tenha bons hábitos. O adestramento pode ser feito por um profissional ou até mesmo pelo tutor.
O adestramento também é um método como acostumar cachorro em apartamento.Esses cães aprendem com muita facilidade, então, você pode ensinar ao peludo a melhor forma de convívio dentro de casa.
Porém, da mesma forma que são inteligentes, sua inteligência vai além das coisas boas, ou seja, ele pode aprender coisas erradas por erro do próprio tutor, que sem querer pode acabar reforçando um comportamento errado.
A queda de pelos do Border Collie
O Border Collie solta muito pelo e, em pouco tempo, você verá todo o apartamento cheio deles. Ter uma frequência de escovação, banhos e higiene dos pelos reduz a quantidade de pelo perdido por todos os lados.
Border Collie pode ficar sozinho no apartamento?
Não é aconselhável que o Border Collie passe muito tempo sozinho no apartamento, pois ele é um cão que se apega facilmente ao tutor e pode se sentir ansioso e entediado. Entretanto, é praticamente impossível que o pet não passe algumas horas sem companhia, e as atitudes abaixo podem servir de distração:
- deixar o rádio ou a televisão ligada;
- deixar brinquedos;
- oferecer enriquecimento ambiental quando sozinho;
- osso grande para passar boa parte do tempo roendo;
- solicitar que uma pessoa de confiança leve o pet para passear.
Ter um Border Collie em apartamento não é um bicho de sete cabeças, e essa relação pode ser muito prazerosa. Se quiser conhecer ainda mais sobre a raça, acesse agora mesmo o blog da Petz e saiba do que seu novo amigo precisa!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário