Por que cachorro gosta de comer capim e grama?
Publicado em 06 de março de 2024Tempo de leitura: 5min
Quem não gosta de comer uma salada de vez em quando? Sendo assim, não se assuste se seu peludo quiser fazer o mesmo! Ainda assim, apesar de bastante comum, você quer saber por que cachorro gosta de comer capim? Confira neste artigo!
Para começar a entender por que cachorros comem grama, saiba que isso pode acontecer por diversos motivos, alguns inocentes que não fazem mal algum e outros mais sérios que merecem atenção especial do tutor.
O animal aprecia o gosto do mato
Essa explicação de “por que cachorro gosta de comer capim” é bem simples: o animal aprecia o gosto do mato. Quando se trata de saborear a “saladinha”, ele fareja e escolhe o mato que prefere.
Nesse caso, o cachorro não come qualquer capim, mas sim os matos mais novos e tenros. Ele também não ingere uma grande quantidade, para não passar mal nem vomitar a iguaria.
Falta de algum nutriente
Caso a alimentação do peludo não forneça os nutrientes necessários, o pet vai buscá-los em outras fontes. Ele pode comer mato, terra, parede e outras coisas estranhas, explicando porque cachorro gosta de comer capim.
Para evitar isso, sempre ofereça um alimento de qualidade, de preferência Super Premium e adequado para a fase de vida do cachorro. O mesmo vale para os petiscos.
Incômodo gástrico
Esse comportamento canino é um velho conhecido dos tutores! Os cães comem plantas quando têm dor de barriga, na tentativa de vomitar. Nesse caso, eles são pouco seletivos e ingerem grande quantidade.
Será que é verminose?
As verminoses podem causar dor de barriga e desnutrição, então um cachorro comendo capim pode ter, sim, alguma verminose. Vale a pena fazer um exame de fezes para tirar a dúvida.
Estresse
Os cães ansiosos ou estressados podem comer plantas como forma de distração, arrancando-as e cuspindo-as, às vezes engolindo-as. Eles também podem destruir plantas inteiras ou derrubar a terra dos vasos.
Isso pode ser perigoso para o cãozinho, que pode comer pedras e outros enfeites do jardim, o que pode causar uma obstrução intestinal. Nesse caso, é preciso gastar a energia desse pet.
Faça passeios longos e regulares, leve o pet para cachorródromos ou uma creche canina. Sempre que for deixá-lo sozinho, coloque brinquedos inteligentes pelo ambiente e monitore-o com uma câmera de segurança se for possível.
Como a planta ajuda o cão?
O capim ou mato é rico em fibras. Quando o cão ingere uma quantidade maior desse nutriente, o trânsito intestinal aumenta e as fezes se formam mais rapidamente. Com isso, ocorre uma “limpeza” dos intestinos.
Outra forma de expelir o que está incomodando o peludo é vomitar. As plantas mais velhas possuem maior quantidade de celulose, o que irrita a mucosa do estômago, provocando o vômito.
É possível saber se o cachorro está comendo capim porque está passando mal?
Sim, é possível. Quando o cachorro está passando mal, comer capim não é o único sinal. É possível que ele apresente outros sintomas, como falta de apetite, diarreia, tosse e febre.
O capim pode fazer mal para o cachorro?
Sim. Comer muito capim pode irritar demais a mucosa gástrica, causando uma inflamação, a chamada gastrite. Além disso, se não tiver muita atenção, o cachorro pode ingerir um graveto sem querer e ter uma obstrução.
Ainda existe a possibilidade de o mato estar contaminado com algum parasita intestinal ou bactéria, provocando uma doença no pet. Por isso, evite deixar o peludo comer plantas em parques e praças, prefira os matos cultivados em casa.
Quais plantas o cachorro pode comer?
Saber quais plantas ter em casa é imprescindível para a boa saúde do peludo, porque cachorro gosta de comer capim e podemos satisfazer essa necessidade. A lista é grande, então não é difícil escolher algumas e cultivá-las para o peludo comer sem passar mal:
- alpiste, aveia, trigo ou milho germinado;
- erva-cidreira (capim-limão);
- hortelã;
- camomila;
- melissa;
- manjericão;
- salsa;
- erva-do-gato (catnip);
- valeriana;
- capim-pluma;
- abelhinha;
- grama-bermuda;
- milheto.
Plante mudas ou sementes dessas plantas em floreiras, vasos ou diretamente na terra. Tenha sempre novas plantinhas, pois elas são mais tenras e saborosas para os cães. Apesar de elas não fazerem mal, todo excesso pode causar desconforto abdominal.
Plantas tóxicas para os cães
Esta lista também é extensa, mas vale a pena conhecer as plantas tóxicas para os cães, para não tê-las em casa. Também não se esqueça de deixar até as folhas fora do alcance dele, pois elas podem cair e ser ingeridas pelo peludo.
- comigo-ninguém-pode;
- espada-de-são-jorge;
- copo-de-leite;
- costela-de-adão;
- jiboia;
- lírio;
- samambaia;
- violeta;
- tulipa;
- dama-da-noite;
- filodendro;
- bico-de-papagaio;
- palmeira-cica;
- espirradeira;
- coroa-de-cristo;
- hera.
Sintomas de intoxicação por plantas
Os cães intoxicados por plantas podem apresentar diarreia, vômito, salivação intensa, tremores, convulsões, urina com sangue, fraqueza, mucosas ressecadas, língua e boca inchadas, e incoordenação motora.
Entendeu por que cachorro gosta de comer capim? Aliás, sabia que as lojas da Petz possuem um setor de jardinagem incrível? Venha nos visitar e aproveite para fazer seu jardim pet-friendly!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário