Alimentação

Cachorro pode comer tomate cru? Descubra aqui

Publicado em 18 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Se você se pergunta se cachorro pode comer tomate cru, a resposta é que o alimento não é muito indicado. A fruta não chega a ser tóxica para os cães, mas apresenta uma série de malefícios aos órgãos em caso de consumo excessivo e diário.

Tomates lavados em cima de uma tábua de corte.

Por ser um alimento tão nutritivo e cheio de vitaminas, muitas pessoas acreditam que pode dar tomate para cachorro. No entanto, antes de oferecer qualquer tipo de alimento aos pets, é necessário se informar sobre o que pode ou não fazer parte da dieta dos animais. Existem comidas perigosas e que podem até ser tóxicas. 

Confira a seguir os riscos de quem acha que cachorro pode comer tomate cru e como esse alimento pode ser prejudicial ao pet. Ao final, te apresentamos também uma lista de alimentos que não devem ser servidos pelos tutores.

O que fazer se o cachorro comeu tomate?

Embora os quadros de intoxicação sejam raros, não é impossível acontecer. Inclusive, o cuidado precisa ser dobrado com os tomates verdes. Quanto mais perto dessa tonalidade, mais chances de ter solanina, uma substância tóxica para os cães. 

Se o cachorro comeu em excesso ou longe do tutor, é preciso ficar atento a alguns sinais, como desconfortos gastrointestinais, alterações no ritmo cardíaco, fraqueza, tremores e convulsões. Então, se você encontrou um cachorro comendo tomate, acompanhe o comportamento pelas horas seguintes.

Caso o cachorro apresente algum dos sinais apresentados acima, é preciso procurar um profissional. Informe a quantidade de tomate ingerida e os sinais apresentados. O veterinário poderá pedir exames e oferecer medicamentos para curar a intoxicação. 

Se você é tutor, mesmo sabendo dos riscos, deve seguir algumas recomendações. O cachorro pode comer tomate cru se ele for bem maduro, e só a polpa, evitando casca e sementes. Sirva pouca quantidade e raramente. Reforçamos ainda que existem outros alimentos que não oferecem riscos ao cão.

Quais outros alimentos são proibidos para cães?

Como você descobriu aqui, tomate para cachorro não é a comida ideal e nem é recomendado. Junto a esse alimento, porém, existe uma série de outros itens que não são ideais para cães. Confira a seguir o que não servir para cachorros:

  • abacate;
  • alho;
  • açúcar;
  • castanhas;
  • carambola;
  • cebola;
  • chocolate;
  • limão;
  • nozes;
  • sal
  • uva;
  • uva-passa.

Tutora cortando tomates na tábua de madeira e oferecendo um pedaço ao cachorro vira-lata preto com caramelo.

Quem tem plantas em casa também precisa de atenção. Rosa do cerrado, comigo-ninguém-pode, costela-de-Adão, samambaia e copo de leite são muito perigosas para quem tem pet. Para não correr risco, deixe todas elas em locais que o cachorro não alcance e sem riscos de as folhas caírem.

Como é a dieta ideal para cães?

Aqui você descobriu que cães podem comer tomate, mas com muita restrição e de forma bem específica. São tantos os cuidados e riscos que torna-se quase inviável oferecer. Nesse caso, a alimentação do cão pode ser feita com outros alimentos e, claro, com ração.

A alimentação natural é muito adotada pelos tutores. Quando é feita de forma exclusiva, é necessário pedir informações de um veterinário antes de começar. Isso porque existem uma série de nutrientes que os cachorros precisam para se manter saudáveis.

Ao adotar esse tipo de alimentação, o tutor precisa fazer um planejamento que combine carboidratos, proteínas e outros alimentos no comedouro, com os percentuais ideais. A quantidade de comida diária depende do peso, sendo dividida da seguinte forma:

  • porte pequeno (até 10 kg): 4 a 6% do peso corporal;
  • porte médio (até 25 kg): 4 a 5% do peso corporal;
  • porte grande (até 35 kg):  4 a 5% do peso corporal;
  • porta extragrande (até 42kg): 3 a 4% do peso corporal.

No entanto, também é possível oferecer frutas e verduras como parte da alimentação. Nesse caso, o tutor pode misturar parte da ração com essas comidas ou dar esses alimentos como petiscos em brincadeiras. No calor, as frutas também são essenciais, assim como outros líquidos para a hidratação dos pets.

Outra forma de alimentar os cães é exclusivamente com ração. Ela oferece todos os nutrientes necessários, balanceando a dieta. O único cuidado é na hora de armazenar para garantir que o alimento fique crocante e conserve o aroma que atrai os cachorros. 

Bebê de roupa rosa estampada com corações segurando um pedaço de tomate próximo da boca do cachorro beagle.

Como você sabe que cachorro pode comer tomate cru não é uma boa ideia, o melhor é garantir alimentos de qualidade e que o cachorro vai adorar. Na Petz, você encontra petiscos e ração das melhores marcas para não errar. Ofereça o melhor para seu cãozinho conferindo nosso catálogo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog