Entenda se o cachorro pode comer hortelã
Publicado em 18 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
Os cães estão sempre curiosos com o que estamos comendo, mas é importante saber o que eles podem ou não consumir. Afinal, tudo o que queremos é ver os pets saudáveis e felizes. Nessa busca pelos melhores alimentos para a dieta deles, algumas dúvidas podem surgir, como: o cachorro pode comer hortelã?
Esse mistério vai ser resolvido neste conteúdo. Por aqui, vamos te contar se é recomendado dar hortelã para cães e como inserir esse elemento na dieta dos bichinhos.
O cachorro pode comer hortelã?
Sim, você pode dar hortelã para cachorro. Ao contrário de outras plantas, ela não é venenosa para os bichinhos, por isso, pode ser consumida. Porém, como todo elemento estranho à dieta deles, deve ser dado com parcimônia, já que o consumo em excesso pode causar problemas na saúde dos cães.
Existe uma variedade de hortelã que é tóxica para os cães e deve ser sempre evitada. O poejo pode causar danos no fígado, vômito, diarreia e outros sintomas. Outro ponto importante sobre essa erva é que ela possui um cheiro bem forte, por isso, pode causar alergias em animais com olfato sensível.
Mesmo sabendo que o cachorro pode comer hortelã, é importante observar o comportamento do animal depois do consumo. Caso note alguma mudança brusca, leve imediatamente o bichinho ao veterinário, pois ele pode estar sofrendo com alguma alergia à erva.
O médico-veterinário também pode ajudar a definir a frequência em que essa erva deve ser servida aos cachorros. Além disso, pode indicar as melhores maneiras de prepará-la para os bichinhos. Por isso, não deixe de consultá-lo caso queira começar a dar hortelã para o animal.
Hortelã: quais são os benefícios para os cachorros?
Agora que você já sabe que cachorro pode comer hortelã, é hora de conhecer os principais benefícios dessa erva para os animais. O primeiro deles é o combate ao mau hálito. Por possuir um cheiro agradável, ela ajuda a diminuir os maus cheiros na boca dos bichinhos.
A hortelã é bem refrescante, ajudando a melhorar a respiração dos cachorros. Além disso, serve como uma facilitadora para o processo de digestão, podendo ser usada em casos de dores estomacais. Deu para perceber que essa erva é bem benéfica para os cães, certo?
Como servir a hortelã para os cachorros?
O chá de hortelã para cães é uma das melhores maneiras de servir essa erva para o bichinho. Quando for dar a bebida ao cachorro, certifique-se de que ela esteja numa temperatura agradável para o paladar dele, sem estar muito quente para não queimar sua língua.
Outro ponto importante do chá é prepará-lo sem nenhum adicional, como açúcar ou adoçante. Utilize apenas a erva e água. Para servir, basta colocar a bebida num potinho familiar ao bichinho e esperar que ele tome tudo. É importante não exagerar na quantidade e na frequência com que você oferece o chá ao animal.
O cachorro pode comer folha de hortelã, mas fique atento à quantidade que ele consome. Diariamente, é recomendado que ele coma apenas duas folhas. Por isso, fique atento caso tenha hortas e vasos com essa erva para que o cão não se alimente além do número certo.
E o doce de hortelã?
O cachorro pode comer hortelã, mas o doce feito dessa erva é expressamente proibido para os bichinhos. Além de contribuir para a obesidade canina, ele pode conter xilitol, que é uma substância extremamente tóxica para os bichinhos. Então, resista ao olhar pidão do amigo quando ele quiser uma sobremesa dessa.
Como plantar hortelã em casa para servir para o cachorro?
Agora que você já sabe que o chá de hortelã é bom pra cachorro e que as folhinhas podem ser mastigadas por eles, vamos ensinar como plantar essa erva em casa. Como ela costuma crescer bastante, é preciso um vaso de 30 a 40 cm de diâmetro.
Esse vaso precisa ter furos embaixo, já que a hortelã exige um bom sistema de drenagem para crescer forte e saudável. Nele, comece com uma camada de argila expandida e carvão vegetal, depois terra e substrato, e, por fim, plante a erva nesse solo.
A hortelã gosta de um ambiente bem iluminado e com bastante calor. Por isso, é importante deixá-la em janelas e varandas. A rega deve ser feita com frequência, mas sem encharcar a terra. Após 40 dias, já é possível ter folhas para servir para o cachorro ou preparar um chá.
Lembre-se sempre de não deixar o vaso com hortelã ao alcance dos bichinhos, principalmente se forem cães de grande porte, que conseguem alcançar lugares mais altos. Como você já sabe, o consumo em excesso pode fazer mal à saúde dos cachorros.
Depois de entender que o cachorro pode comer hortelã, que tal visitar o pet-shop online da Petz? Por aqui, temos tudo que os cães precisam, desde camas até acessórios e coleiras. Se preferir, você pode visitar uma das nossas unidades físicas e escolher os produtos pessoalmente.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário