Cachorro com dor de dente: como identificar?
Publicado em 06 de dezembro de 2024Tempo de leitura: 5min

A higiene bucal é muito importante para a saúde dos pets. Assim como ocorre com os seres humanos, os animais podem sofrer de doenças e incidentes relacionados aos dentes e gengivas. Por isso, é importante saber como agir em casos de cachorro com dor de dente.
O cachorro com dor pode demonstrar alguns sinais e sintomas que fazem o tutor desconfiar de que algo não vai bem. Mas quando os dentes são afetados, pode ser difícil perceber, já que a boca é uma das regiões do corpo do pet mais difíceis de observar.
Se você também tem dificuldade em identificar e saber como cuidar de cachorro com dor de dente, continue a leitura do texto para compreender melhor o assunto e oferecer os cuidados que seu pet merece!
Causas de dor de dente em cachorro
A dor de dente em cachorro é mais frequente do que se imagina. Aliás, muitos animais podem estar sofrendo por afecções que atingem a cavidade oral, mas não são diagnosticados.
Entre os problemas dentários em cães, o mais frequente é a formação da placa bacteriana, o tártaro, que acomete até 85% dos animais. Na sequência, outra condição capaz de causar dor de dente em cachorro são os episódios de fraturas dentárias, também relativamente comuns na rotina veterinária.
Essas alterações podem piorar o quadro clínico quando desencadeiam inflamações na gengiva (gengivite e periodontite) ou, ainda, quando há formação de abscessos, que deixam o cachorro com dor de dente ainda mais intensa. Embora não muito comum, cerca de 5% dos pets também podem ser afetados por cáries, segundo a Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária especialista em odontologia.
Sintomas de cachorro com dor de dente
Uma vez que o pet não pode se expressar verbalmente ao mínimo sinal de dor, é muito importante que o tutor esteja atento a qualquer mudança de comportamento. Porém, vale destacar que cada animal reage de forma particular ao desconforto.
Alguns pets podem ficar mais agressivos, outros, mais apáticos. Portanto, conhecer os hábitos e a personalidade do seu pet é o primeiro passo para identificar que algo está incomodando.
Veja como saber se o cachorro está com dor, observando estes sinais e sintomas:
- dificuldade para mastigar alimentos duros;
- mastigação mais lenta que o habitual;
- salivação excessiva;
- deixar de comer ou diminuição do apetite;
- sensibilidade na região da boca;
- halitose (mau odor na boca);
- sangramento de gengiva;
- comer apenas de uma lado da boca;
- deixar o alimento cair da boca;
- esfregar a boca ou rosto no chão, parede ou móveis;
- esfregar a patinha no rosto e próximo da boca;
- colocar a pata dentro da boca;
- balançar a cabeça frequentemente.
Os sintomas de cachorro com dor de dente podem ser percebidos com alterações que ocorrem exclusivamente na cavidade oral. Porém, por ser um processo muito doloroso, o pet pode alterar sua rotina como um todo, ficando mais quieto ou até mais irritado.
O mau hálito e a dor de dente
A halitose (mau hálito) é um sinal importante de que a saúde bucal do cachorro precisa de atenção. Embora muitos tutores acreditem que o famoso “bafinho de cachorro” é normal, pode ser o primeiro sintoma de doenças que atingem a cavidade oral dos pets.
O tártaro acaba gerando mau hálito e, se não for tratado a tempo, atinge a raiz do dente e as gengivas, piorando o quadro clínico. Nesse caso, a gengiva tende a ter sangramentos e o dente pode até cair.
Tratamento para dor de dente em cachorro
Se notar que o pet está com dor, não hesite e leve-o para uma consulta com o médico-veterinário. Esse profissional será capaz de identificar a causa e saber o que fazer com cachorro com dor de dente, estabelecendo o melhor tratamento.
Se o animal permitir, o médico-veterinário examinará a boca e fará uma prévia avaliação da possível causa da dor de dente. Normalmente, os tratamentos consistem em limpeza de tártaro, além de cuidado com possíveis fraturas e cáries, mediante anestesia geral.
Até que sejam feitos esses procedimentos, se julgar necessário, o profissional pode prescrever analgésicos,anti-inflamatórios e antibióticos. Isso dará mais conforto ao cão até que o problema seja totalmente resolvido.
Como prevenir dor de dente em cachorro
A prevenção é sempre o melhor remédio! Por isso, escovar os dentes dos pets deve ser um hábito constante. Com a escovação, são eliminados restos de alimentos, prevenindo a ação de bactérias que formam o tártaro e as cáries.
Quando o tutor tem o hábito de escovar os dentes do cachorro, também é uma maneira de estar em constante observação de alterações que possam ocorrer na boca do pet. Assim, ele pode procurar ajuda do médico-veterinário mais rápido, evitando que a doença evolua para formas mais graves.
Se você tem dificuldade com a escovação, não se preocupe. A Petz TV tem um vídeo só sobre como escovar dente de cachorro, com dicas para facilitar a prática. Confira:
Ninguém gosta de ver o cachorro com dor de dente, certo? Então, para manter a saúde bucal do animal em dia, confira, no blog da Petz, mais dicas e informações sobre o assunto. Acesse já!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário