Bem-Estar

Gato pode tomar própolis? Veja se é permitido para eles

Publicado em 09 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não é difícil encontrar matérias e depoimentos que demonstram os inúmeros benefícios do própolis para o ser humano. Como ele é considerado um potente anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico, muitas pessoas inserem o ingrediente na rotina diária! Porém, será que ele também está liberado para os pets? Gato pode tomar própolis

gato filhote com a pata na boca.

Antes de oferecer um novo produto para seu peludo, é necessário ter atenção. Afinal, muitos elementos comuns na dieta humana são tóxicos para os bichanos! Quer saber se você pode oferecer própolis para gatos? Continue lendo. Aprenda o que está permitido para os felinos! 

Afinal, pode dar própolis para gatos? 

Produzido pelas abelhas, o própolis é uma mistura de pólen, resinas e saliva, utilizado como estrutura para revestir e proteger as colmeias. Para os seres humanos, essa substância é um ingrediente poderoso, muito apreciado graças aos benefícios para a saúde. 

No entanto, será que ele também é indicado para os bichanos? Gato pode tomar própolis? De maneira geral, podemos dizer que sim, gato pode tomar própolis, já que esse elemento não é tóxico para os felinos. 

Porém, sempre que você oferecer um produto que não é pensado para os pets ao seu melhor amigo, é necessário muito cuidado. Pontos como dosagem e frequência são muito complexos. Caso haja algum erro de cálculo, seu gato pode sofrer consequências graves. 

Assim, podemos dizer que é possível incluir própolis na alimentação do gato, mas é necessária muita atenção! 

Dar própolis para gato: cuidados importantes

Como mostramos, gato pode tomar própolis, contanto que sejam tomados alguns cuidados. Em primeiro lugar, lembre-se que, ao oferecer um alimento novo para seu pet, o veterinário sempre deve ser consultado. 

O especialista conhece seu peludo como ninguém e sabe se é necessário tomar alguma precaução. Nas farmácias, geralmente, há extrato de própolis em dois formatos: aquoso ou alcoólico. O alcoólico está terminantemente proibido para os pets! Mantenha-o longe da lista de “o que gato pode beber”. 

Também se lembre que os bichanos são bem pequenos comparados a nosso tamanho, por isso, a dose deve ser ajustada. De maneira geral, é seguro oferecer de uma a duas gotas para seu gatinho, dependendo da idade e do tamanho dele. 

Por fim, vale destacar que o própolis é produzido pelas abelhas e possui muitas semelhanças com o mel. Ou seja, se seu pet é alérgico a mel, provavelmente, ele será alérgico a própolis também. Nesse caso, o melhor é não arriscar! Ofereça outro produto para proteger a saúde do gato

Como dar própolis para gato

Se após seguir os cuidados acima e concluir que seu gato pode tomar própolis, prepare-se para uma batalha! Quem tem um bichano em casa sabe que, muitas vezes, o bigodudo não aceita novos alimentos com facilidade. 

No caso do própolis, que possui gosto e cheiro bem fortes, a tarefa é ainda mais difícil. Não é recomendado misturá-lo na comida para o gato. O indicado é dilui-lo em água e aplicá-lo na boca do gatinho, utilizando uma seringa. 

Recomendamos que todo esse processo seja feito com duas pessoas e muita atenção, principalmente, à boca e às patas. Há grandes chances de você ganhar alguns arranhões após essa atividade! 

Benefícios do própolis

O própolis ganha cada vez mais espaço na medicina, principalmente entre os adeptos de tratamentos naturais. Por causa dos benefícios, muitas vezes, ele é utilizado na formulação de produtos tópicos, como pomadas e sprays, que evitam infecções em feridas e machucados. 

Os benefícios do própolis continuam positivos após a ingestão, já que ajudam a proteger o organismo de dentro para fora! É fácil entender porque tantos tutores se perguntam se gato pode tomar própolis, não é mesmo? Lembre-se apenas de tomar os cuidados passados acima para proteger a saúde do seu pet. 

gato preto e branco lambendo a pata.

Como aumentar a imunidade dos pets

Graças aos benefícios, o própolis é utilizado como um ingrediente para prevenir doenças e manter a boa saúde. Porém, há outras maneiras indicadas pelos veterinários para manter o seu peludo sempre saudável! 

Conversamos com o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, que informou as dicas abaixo para quem deseja proteger o bichano. Confira!

Impeça o acesso à rua

Esta medida é extremamente importante. Além de prevenir acidentes, ao impedir o acesso à rua, você evita que o pet se contamine com doenças, como FIV, FeLV, entre outras. Com um ambiente estimulante, não há motivos para seu pet querer sair de casa! 

Estimule as brincadeiras

Para os bichanos, as brincadeiras são mais que uma simples diversão, vistas como formas dos felinos exercerem o instinto de caça, algo muito importante para o bem-estar deles! As brincadeiras ainda estimulam os exercícios, o que aumenta a imunidade dos peludos! 

Invista em enriquecimento ambiental 

Elementos como nichos, pontes e túneis ajudam o bichano a se divertir por conta própria. Dessa forma, o peludo se exercita, mesmo quando você estiver fora de casa, trabalhando. 

Ofereça uma alimentação de qualidade

Produtos próprios para pets são os mais indicados para uma nutrição completa. As rações premium e super premium são ainda mais indicadas, pois são mais nutritivas. 

Faça visitas regulares ao veterinário

Por fim, uma dica essencial para todo pai ou mãe de pet: o veterinário monitora o crescimento e o desenvolvimento do peludo, notando qualquer sintoma logo no início. Dessa forma, você garante um tratamento mais eficaz e seguro! 

gato branco e bege deitado enquanto lambe a pata.

Agora que você já aprendeu que seu gato pode tomar própolis, pode cuidar do seu peludo com ainda mais segurança! Tem outra dúvida sobre o bichano? Deixe nos comentários! O blog da Petz ficará feliz em responder. 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog