Gatos Bem Estar

Gato emagrecendo: entenda possíveis causas e o que fazer

Publicado em 13 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 6min

Perceber que o gato está emagrecendo pode assustar qualquer tutor. E não é à toa. O emagrecimento em felinos é sintoma de diversas doenças graves, que merecem atenção e tratamento imediato. Enquanto muitos gatos emagrecem por se recusar a comer, outros animais podem apresentar a perda de peso mesmo seguindo a dieta normalmente — o que é ainda mais confuso.

Para te ajudar, o blog da Petz vai te contar as principais causas que podem explicar o gato emagrecendo, além de te mostrar outros sintomas de alerta. Para saber o motivo para o emagrecimento do felino, o que fazer e quando pedir ajuda profissional, continue lendo!

Imagem de gatos

Gato emagrecendo: o que pode ser e como evitar?

Se o seu gato está emagrecendo, é preciso compreender possíveis mudanças na rotina que possam justificar o sintoma. O pet está comendo normalmente? Houve alguma alteração na ração? Ele anda estressado ou ansioso? Todos esses questionamentos podem ajudar a explicar a perda de peso.

Confira, a seguir, motivos que fazem com que o gato perca o apetite e, ainda, o que pode causar o emagrecimento do animal, mesmo se ele estiver comendo normalmente.

Meu gato não quer comer e está emagrecendo

Se você é tutor de gato, já deve ter tido um momento em que pensou: “meu gato não quer comer. E agora?”. Isso pode ocasionar a perda de peso do animal, principalmente se a inapetência (ou seja, falta de apetite) persistir por muito tempo. A seguir, te contamos os motivos mais comuns para o felino perder a fome ou simplesmente se recusar a comer.

Estresse e ansiedade

Animais também podem sofrer com transtornos psicológicos. Mudanças na rotina, a chegada de um novo pet ou bebê na casa ou até falecimentos na família podem causar ansiedade, estresse e quadros de depressão. Outros sintomas dessas doenças, além da inapetência, são: agressividade, isolamento e mudanças no comportamento.

Insatisfação com a ração

Quando o gato não gosta da ração ou do local em que a comida está, pode se recusar a comer. Por isso, se for trocar a ração, faça com cautela, observando a resposta do animal ao novo sabor. Além disso, deixe o comedouro em ambiente adequado e limpo e lembre-se de sempre colocar ração fresca para o gato comer.

Bolas de pelo

Se o gato está com excesso de pelo ou problemas na mobilidade intestinal, pode ter dificuldade de expelir uma bola de pelo. Isso é uma das causas para a perda de apetite, já que traz muito incômodo e dor ao felino. O gato também pode apresentar vômito, fraqueza e apatia.

Problemas na saúde bucal

Condições como lesões em cavidade oral e gengivite causam muita dor aos felinos. Esse é mais um motivo para evitar a alimentação, já que morder aumenta o incômodo. O animal pode se mostrar mais apático e agressivo pela dor. É importante ficar atento a outros sintomas e sinais, além de consultar o médico-veterinário.

Doenças e outras condições

Doenças, principalmente no trato gastrointestinal, tiram o apetite do felino. Algumas das mais comuns são gastrite, infecções, além de problemas renais. São condições que podem ser tanto crônicas, quanto agudas. Se a inapetência persistir e o gato apresentar vômito, diarreia e apatia, é fundamental levá-lo para uma consulta com o médico-veterinário.

Parasitas

Vermes, bactérias e outros parasitas internos também são conhecidos por tirar o apetite dos gatos. O felino pode ser contaminado em passeios na rua, além de contato com outros animais infectados. A suspeita de parasitas pode aumentar se o gato também estiver com diarreia, vômito, desconforto e inchaço abdominal. Em alguns casos, é possível encontrar vermes nas fezes do animal. É mais uma condição da lista que demanda atenção de profissionais.

Imagem de gato

Meu gato está emagrecendo mesmo comendo

Quando o felino se recusa a comer, é comum e esperado que ele perca alguns gramas. Mas e no caso do gato continuar comendo e, mesmo assim, perder peso? Isso pode assustar alguns tutores, já que é um sinal de doenças graves. Confira, a seguir, algumas condições que podem causar o emagrecimento mesmo com a alimentação normal.

FIV e FeLV

A FIV é uma doença viral conhecida e temida pelos tutores. A condição afeta o sistema imunológico e por isso é conhecida como “Aids felina”. Além da perda de peso, os tutores podem notar o aumento dos gânglios linfáticos, inflamações orais (como na gengiva) e o aparecimento de outras doenças oculares. A FIV pode ser transmitida por mordidas ou arranhões entre um gato infectado e outro saudável.

A FeLV é outra doença que também pode causar o emagrecimento, sem causa aparente. Ela, por sua vez, é popularmente conhecida como leucemia felina. Assim como a FIV, é crônica e viral — mas nesse caso, os felinos precisam ficar isolados. Os seus sintomas podem incluir anemia, além de alterações gastrointestinais e infecções da pele e das vias respiratórias superiores.

Câncer

O câncer é um medo que surge nos tutores quando observam o gato emagrecendo. Assim como os humanos, os felinos também estão suscetíveis à doença. A perda de peso, ao lado da prostração, isolamento, caroços, inchaços e feridas são alguns dos sintomas. O câncer de pele e de mama são os tipos mais comuns em gatos.

Diabetes

Os sintomas da diabetes felina se assemelham àqueles que observamos em humanos. Perda de peso aparentemente sem motivo, aumento da sede e aumento do volume de urina. É um dos principais problemas endócrinos em gatos, que costuma afetar ainda mais os pets idosos ou que sofrem de obesidade.

Hipertiroidismo

Se o seu gato está comendo mais do que o normal e, mesmo assim, continua emagrecendo, o hipertireoidismo pode ser uma das suspeitas. A doença afeta a produção de hormônios na tireoide — nesse caso específico, causando uma produção em excesso. Os demais sintomas são vômito, agitação e agressividade, aumento do apetite e aumento da ingestão de água. É uma condição mais presente em gatos idosos.

Parasitas

Os parasitas também devem ser citados nesse tópico. Apesar de muitos deles tirarem o apetite do gato, existem alguns animais que vão apresentar ainda mais fome — e, mesmo assim, vão emagrecer. Mais uma vez, é preciso se atentar se o seu gato vai para às ruas ou entra em contato com outros animais. O pet pode apresentar também vômito, diarreia, inchaço e desconforto abdominal.

Caso você tenha notado que o seu gato está emagrecendo, mantenha a calma. O primeiro passo é levá-lo ao médico-veterinário para que o profissional possa avaliar o quadro. Muitas vezes, pequenas mudanças na rotina já dão conta do recado e fazem com que o felino volte ao peso saudável.

Imagem de gato

Para saber mais sobre a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação, não deixe de conferir mais artigos do blog da Petz. Por aqui, falamos sobre nutrição, rotina, comportamento e tudo o que o tutor precisa saber para ficar bem informado.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog