Gatos Bem Estar

É normal gato filhote não defecar? Tire suas dúvidas!

Publicado em 30 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ter um filhotinho em casa é, sem dúvidas, uma experiência incrível. Porém, com momentos maravilhosos, também surgem responsabilidades, preocupações e dúvidas. Se está passando por essa fase e quer saber se é normal gato filhote não defecar, está no lugar certo!

Gato filhote miando.

Os problemas para defecar são mais comuns nos bichanos do que imaginamos. Eles ocorrem, principalmente, por ações e cuidados do tutor que podem alterar o trânsito intestinal do filhote e causar grande desconforto.

O processo digestivo é fundamental para que o filhote se desenvolva bem e chegue à idade adulta saudável. Portanto, um gato com intestino preso pode ser preocupante. Saiba como agir e evitar essa situação no conteúdo a seguir!

É normal gato filhote não defecar?

Embora a prisão de ventre seja muito recorrente nos gatos, esse problema não é normal. Sempre que o bichano estiver apresentando dificuldade para defecar, é preciso entender por que e ajudá-lo o quanto antes.

Animais que ficam dias sem fazer cocô podem desenvolver complicações como falta de apetite, vômito, dor abdominal e desidratação. A longo prazo, se o problema persistir, as fezes podem endurecer e virar um fecaloma (quadro mais grave da prisão de ventre que pode necessitar de intervenção cirúrgica).

Como saber se o gato filhote está com prisão de ventre?

Esse problema é facilmente identificado se o filhote de gato já for um pouco maiorzinho e utilizar a caixa de areia. Ao limpá-la diariamente, o tutor vai notar fezes ou pedaços muito pequenos e ressecados.

Já se o filhote de gato com prisão de ventre for recém-nascido ou ainda estiver em fase de amamentação, é preciso ficar um pouco mais atento. Geralmente, a ninhada é grande e, como os animais ficam sempre juntos, observar qual deles está defecando ou não pode ser mais desafiador.

Por isso, o tutor deve prestar atenção em cada filhotinho, notando se todos estão mamando e se a mãe está sendo cuidadosa. Um gato filhote mais irritado, que não consegue mamar e está com a barriga aumentada, um pouco mais dura, pode estar com dificuldade de evacuar.

O que leva o gato filhote a não conseguir defecar?

Como não é normal gato filhote não defecar, é necessário investigar o motivo dessa disfunção para evitar problemas maiores. No caso dos filhotinhos bem pequenos, que ainda mamam, a mamãe precisa lambê-los para higienizá-los. Esse ato também os estimula a urinar e defecar.

Caso a bichana não esteja fazendo isso efetivamente, o gatinho não defeca, desenvolvendo a prisão de ventre. Nesse caso, o tutor precisará intervir o quanto antes para evitar que as fezes do gato filhote ressequem ou que ele pare de se alimentar.

Além disso, quando os filhotes não recebem o leite materno — porque a mãezinha faleceu, o leite secou ou os pequeninos foram abandonados —, eles precisam receber leite artificial. Caso o alimento não seja específico para pets, pode causar prisão de ventre.

Gatinhos que comem ração e não conseguem evacuar também podem estar recebendo uma dieta não balanceada, com pouca fibra, ou ingerindo menos água do que o recomendado. Por fim, não se pode excluir a possibilidade de ingestão de corpo estranho, já que filhotinhos são bem curiosos. Como não é normal gato filhote não defecar, é muito importante investigar a causa do problema.

Gato filhote em cima de tecido macio branco.

Meu filhote de gato está com prisão de ventre, o que eu faço?

Se você percebeu que o pet está com dificuldades para fazer cocô, é necessário estimular o trânsito intestinal para aliviar o problema. Afinal, como fazer filhote de gato defecar?

A resposta para essa pergunta depende do que está causando a prisão de ventre. Se o pet for recém-nascido, talvez a falta de estímulo da mãe seja a causa do problema. Nesse caso, você deve umedecer um pano macio com água morna e massagear a barriguinha do filhote, simulando as lambidas da mamãe.

Se o gatinho já se alimenta de comida sólida, as causas da prisão de ventre podem ser outras. Uma delas é a qualidade da ração. Sempre ofereça alimentação especial de filhote que seja premium ou super premium. Se precisar trocar, faça isso gradualmente — nunca de maneira brusca.

Estimule a ingestão de líquido com vários potes espalhados pela casa. Também esteja atento ao tamanho da vasilha: os bichanos não gostam de encostar os bigodinhos nas laterais. Uma boa opção são bebedouros de água corrente — eles adoram!

Devo me preocupar se o gato filhote não defeca?

Você já sabe que não é normal gato filhote não defecar. Portanto, se o pet estiver com essa dificuldade, fique atento! Se ele apresentar outros sintomas além da prisão de ventre e não evacuar em até dois dias, a situação é um pouco mais alarmante.

Busque ajuda do médico-veterinário logo no início de quaisquer sintomas! O profissional saberá determinar por que o gato não defeca e se necessário prescrever medicações para que essa situação se normalize!

Gato filhote no colo da tutora.

Como não é normal gato filhote não defecar, esse problema pode prejudicar a saúde do bichano. Portanto, sempre ofereça ração de qualidade e muita água para o pet! No site da Petz, você encontra tudo de que precisa para cuidar do seu animal favorito!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog