Bem-Estar

Gato pode comer coco? Entenda mais sobre a alimentação dos felinos

Publicado em 15 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

É muito comum que, ao ver nossos bichanos se alimentando da mesma ração todos os dias, comecemos a nos perguntar se é possível variar a dieta deles. A partir daí, passam a surgir uma série de dúvidas. Se você tem costume de se refrescar com essa fruta, por exemplo, com certeza já se perguntou se gato pode comer coco.

gato branco com olhos verdes no sofá

É muito importante saber, primeiramente, que se o seu gato gosta da ração que você oferece, muito dificilmente ele irá enjoar dela. Se essa é a sua preocupação, pode deixá-la de lado — os peludos vão continuar ansiosos pela hora da refeição.

Se, mesmo com essa informação, você ainda quer variar a dieta do seu pet, existe uma série de opções disponíveis! Para conhecer mais a alimentação dos gatos, continue a leitura e entenda se o coco é realmente uma boa alternativa para o seu amigão.

Coco para gato é uma boa ideia?

Se você quer que o seu bichano experimente um pouco de coco ou deseja oferecer um petisco diferenciado para ele, boa notícia: gato pode comer coco! Mesmo que a espécie seja carnívora, existem alguns alimentos naturais, inclusive frutas, que podem ser oferecidos a ela.

Dessa maneira, pode dar coco para gato, no entanto, é fundamental notar que esse não é um alimento-base para o pet. Isso significa que a fruta deve ser oferecida esporadicamente, como petisco, e não deve servir como substituta para a ração.

Isso porque o coco, mesmo que não pareça, é um alimento rico em gordura e açúcares. Logo, se oferecido em quantidades excessivas, ele pode causar obesidade em alguns pets, o que pode evoluir para quadros de saúde mais graves.

Além disso, mesmo que a fruta tenha vários nutrientes e uma série de benefícios para o corpo humano, nem sempre isso reflete para os bichanos. Como pets com a base alimentar estritamente carnívora, grande parte dos alimentos naturais (como frutas, verduras e legumes) não tem muito valor nutricional para os peludos.

Água de coco também é permitida?

A fruta em si está liberada, mas pode dar água de coco para gato? A resposta é sim! Inclusive, essa é uma alternativa ainda mais saudável para que os felinos possam conhecer o sabor da fruta.

Por conter menos gorduras e açúcares que os pedaços de fruta, a água de coco para gato é uma das melhores opções de alimentação alternativa. Mesmo assim, continua sendo um petisco que deve ser oferecido com moderação.

Cuidados ao oferecer coco para gato

Gato pode comer coco, mas como oferecer a fruta para ele da maneira correta? O primeiro passo é sempre consultar um médico-veterinário. Qualquer mudança que você queira fazer à dieta do seu pet deve ser comunicada previamente com o profissional.

Assim, vocês poderão montar uma rotina alimentar que faça sentido para o seu felino, onde ele continuará recebendo todos os nutrientes necessários. Isso também ajuda a evitar que questões como obesidade ou problemas cardiovasculares atrapalhem a saúde do peludo.

Lembre-se de pontuar todos os hábitos do seu amigão: se ele costuma comer demais, se ele vomita após as refeições, o quanto costuma se exercitar, se ele tem acesso à rua, etc. Todos os detalhes são importantes para criar uma rotina saudável.

Tome cuidado, por fim, com a fruta em si: sempre prefira os alimentos orgânicos, livres de quaisquer substâncias possivelmente nocivas. Nunca ofereça a casca do coco, apenas a polpa da fruta, em porções de acordo com a recomendação do profissional. O mesmo vale para a água de coco.

gato tigrado com olhos amarelos

Outras frutas permitidas

Além do coco, existem outras frutas na lista do que os gatos podem comer. Elas também devem ser servidas como petiscos de acordo com a recomendação do médico-veterinário, mas são ótimas opções para variar a dieta do bichano:

  • melancia;
  • melão;
  • maçã;
  • pera;
  • banana.

Lembre-se de que cada fruta pode exigir um cuidado especial. A maçã, por exemplo, deve ser bem lavada e não pode estar com as sementes, uma vez que elas podem ser tóxicas para os felinos.

Em caso de qualquer dúvida, consulte o médico-veterinário. Mesmo que frutas sejam uma boa alternativa para diversificar a alimentação do seu pet, rações têm a quantidade ideal de nutrientes e vêm em sabores deliciosos para o seu bichano. 

Por isso, a não ser que seu amiguinho tenha alguma condição de saúde, ele não precisa de qualquer suplementação ou complementação alimentar. Dessa maneira, só ofereça alimentos extras com a permissão de um especialista.

Petiscos recomendados

Uma excelente opção para variar a dieta do seu gato é oferecer petiscos disponíveis em lojas especializadas, como a Petz! Eles utilizam ingredientes permitidos para os bichanos e contam com deliciosos sabores para alegrar o dia do seu bigodudo. Além disso, têm um excelente valor nutricional para os bichanos.

gato olhando atentamente para frente

Assim, faça uma visita à nossa loja virtual e aproveite! Se você gostou de descobrir que gato pode comer coco, o blog da Petz é o lugar certo para você. Aqui, sempre postamos diversas dicas para você oferecer os melhores cuidados para os seus amigos de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog