Bem-Estar

Gato com calor? Confira 5 formas de refrescar o pet

Publicado em 09 de janeiro de 2025

Tempo de leitura: 4min

As altas temperaturas incomodam muitas pessoas e não é diferente com os animais. Os felinos podem começar a sentir o calor quando o termômetro ultrapassa 25ºC. Para isso, vale ficar atento a alguns sinais de gato com calor, como: fadiga, perda de apetite e respiração acelerada. Fique ligado nas dicas da Petz para refrescar os gatos em épocas de muito calor!

Imagem de gato laranja e branco deitado

Como refrescar o gato no calor?

Agora que você já sabe que gatos sentem calor, vale se planejar para cuidar bem do felino. Está chegando o verão ou é só mais um dia atipicamente quente? Lembre-se que os eles precisam de técnicas para permanecerem com temperaturas corporais adequadas. Para saber como refrescar o gato no calor, continue lendo!

1. Mantenha o gato hidratado

Manter o pet hidratado é essencial em qualquer época do ano. A falta de água no organismo pode provocar perda de apetite, falta de energia e ainda aumentar os riscos de cálculos nas vias urinárias. Quando está quente, o gato com calor pode desidratar ainda mais rápido. Por isso, temperaturas altas devem ser um sinal de alerta para o tutor.

Ofereça sempre água fresca para o animal, principalmente porque os felinos podem ser mais exigentes na hora de beber água. Apostar em fontes automáticas e snacks úmidos também podem ser aliados na manutenção da hidratação.

A quantidade ideal de água que o pet precisa vai depender da raça, do tamanho, da idade e ainda do quão quente está o dia. Portanto, mais uma vez, preste atenção aos sinais de desidratação e, caso necessário, consulte um médico-veterinário.

2. Priorize locais sombreados e frescos

Você já deve saber que gatos gostam de descansar em locais tranquilos. Então, certifique-se que esse cantinho do pet esteja fresco e na sombra. Como fazer isso? Evite exposição direta do sol com cortinas e persianas. Vale deixar as janelas abertas, para manter o ambiente arejado. Se o dia estiver muito quente, ventilador e ar-condicionado podem ajudar, mas vamos falar sobre eles mais à frente.

Se você criou esse local seguro e o gato não quis ficar lá, respeite a vontade dele — afinal, só ele saberá onde fica mais confortável. Tente entender o que funciona melhor com o seu animal de estimação e, se você for sair, é possível ainda colocar uma toalha úmida nas janelas para reduzir o impacto do calor.

3. Evite exercícios intensos

Seu gato adora uma brincadeira? Ótimo, mas isso também precisa ser feito de forma moderada durante o calor. Grandes esforços físicos demandam mais do corpo do animal, que já está sofrendo com as altas temperaturas. Por isso, exercícios intensos podem levar à exaustão e até aumentar o risco de insolação.

Uma dica é dar preferência para a prática de atividades pela manhã ou final da tarde, quando a temperatura está mais amena. Para ajudar o gato com calor a brincar sem problemas, garanta que o ambiente esteja ventilado e não deixe que o animal se esforce muito.

Imagem de gato laranja deitaod

4. Escove o pelo regularmente

Quando se lida com um gato com calor, podem surgir algumas dúvidas de como lidar com a pelagem do felino. Ao mesmo tempo em que os pelos ajudam na regulação da temperatura corporal — e não devem ser retirados completamente —, a escovação e a tosa são alternativas estratégicas para potencializar o conforto em dias quentes.

Ao escovar o felino, você se livra de pelos mortos e diminui o volume da pelagem. Já a tosa higiênica também ajuda na praticidade e aumenta o bem-estar do pet. Porém, tanto o banho quanto a tosa só devem ser feitas por profissionais capacitados, como os que você encontra na Petz. Assim, você saberá que seu gato está em boas mãos e não correrá o risco de tosar demais, prejudicando o controle térmico do animal.

5. Use ventiladores ou ar condicionado

Às vezes a temperatura está tão alta, que até o ar da rua fica quente! Nesse caso, contar com ventilador e ar-condicionado pode ser uma excelente forma de manter o ambiente mais fresco para o gato. Mas algumas dicas são importantes: primeiro, nunca deixe a ventilação direcionada para o pet, já que o ar frio resseca e pode incomodar.

Também evite que o local fique muito gelado, focando em uma temperatura fresca, na medida certa. Outro ponto importante é sempre possibilitar que o felino saia do cômodo, caso se sinta desconfortável. Eles não gostam de se sentirem presos e é uma forma de saber caso o ar frio esteja incomodando.

Agora que você já sabe os principais passos para cuidar de gato com calor, dá uma olhada no vídeo da Petz TV, com todos os cuidados necessários com o pet durante o verão:

Com essas dicas, você garante que seu gato se sinta confortável e seguro mesmo nos dias mais quentes. Confira o blog da Petz e saiba mais sobre os principais cuidados com o seu pet no verão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog