Com certeza você conhece alguma casa em que os cães não se dão bem, correto? Existem diversas causas para que eles briguem entre si, mas sem dúvida a questão da hierarquia é o maior problema.
Nem sempre o cão mais velho ou o que está há mais tempo no lar, será líder. Da mesma forma, nem sempre a liderança acompanha o animal até o fim de sua vida. Conforme envelhece, o pet perde forças e tende a ficar mais tolerante. Com isso, os mais novos acabam ocupando mais espaço e o respeito do mais velho, podendo inverter o papel hierárquico entre eles.
Nem sempre os humanos entendem a atitude e acabam tentando reverter a situação, o que, sem querer, pode agravar o problema.
Para conseguir que o ambiente seja mais harmônico para todos, procure trabalhar essas três dicas:
- Obediência: Imponha limites, porém, sempre de uma forma neutra e nunca direcionada a apenas um cão. Por exemplo: não deixe que peguem coisas do chão e que entrem em determinados locais. É importante também que eles esperem a ordem do tutor para se alimentarem. Com esse treinamento simples, os cães obedecerão e será mais fácil agir corretamente caso haja uma briga.
- Alimentação: Evite alimentar os cães muito perto um do outro.
- Brincadeiras: Cuidado redobrado com os brinquedos ofertados a eles, pois os cães podem ficar muito possessivos. O ideal é que tenham acesso a eles apenas sob supervisão. Se eles interagirem bem com os passatempos, sem sinais de possessividade, estimule e demonstre que está aprovando. Também evite dar proteção para um cão em especial.
Com muito cuidado, carinho, paciência e proteção é perfeitamente possível que todos convivem felizes.
Kátia de Martino, adestradora da Cão Cidadão.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário