Cachorro tem sentimento? Veja o que a ciência diz sobre o assunto
Publicado em 04 de junho de 2022Tempo de leitura: 5min
Quem gosta de animais sabe que nossa conexão com eles pode ser muito profunda, especialmente com os cães. Isso faz muita gente se perguntar se cachorro tem sentimento. Será que tem mesmo?
Será que o cachorro sente emoções da mesma forma que os humanos? Se você é tutor de um peludo, com certeza acredita que os sentimentos deles existem, sem dúvida alguma. Afinal, são muitos os momentos emocionantes que vocês já viveram e ainda vão viver.
Mas será que somos nós que imaginamos os sentimentos dos animais ou são eles que sentem mesmo? O que será que a ciência fala sobre esse assunto? É o que vamos compartilhar com vocês a seguir!
Sentimentos dos animais
Em primeiro lugar, podemos dizer que esse assunto engloba todos os animais, pois a relação que o ser humano tem com eles é muito extensa e diversa. Sejam eles cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia, aves ou peixes, não é difícil encontrar uma pessoa que construiu algum tipo de laço com um desses animais.
Por conta da importância que diversos animais têm nas vidas de muitos seres humanos, a ciência começou a estudar esse mistério. Por meio de estudos e pesquisas, foi possível chegar a algumas conclusões.
Uma das coisas que a tecnologia já conseguiu identificar é sobre os mamíferos. Foi comprovado que esse grupo de animais possui uma estrutura cerebral muito parecida com a dos seres humanos. Por isso, eles são capazes de sentir algumas emoções da mesma forma que nós.
Para conseguir essa comprovação, foi necessário analisar uma parte específica do cérebro: o sistema límbico. É nele onde processamos nossas emoções, que são geradas a partir de diversas reações neuroquímicas e hormonais.
Sentimentos iguais, respostas diferentes
No entanto, apesar de termos sentimentos parecidos com o dos animais, nossa resposta a eles pode ser muito diferente. Basta observar: com certeza você não reage da mesma forma que seu amigo de quatro patas quando encontra alguém querido, não é mesmo?
Além disso, hoje em dia também é possível reconhecer a capacidade que os animais possuem de criar conexões com os seres humanos. Até porque, por mais que nem todos aceitem, é comum que um pet tenha seu membro da família predileto.
Por outro lado, não são necessários estudos científicos para saber que diversos animais se comportam de maneira arredia ou agressiva em relação a pessoas que praticam maus tratos e violência.
Sentimentos dos cães: o que a ciência diz?
De acordo com a ciência, não há comprovação de que cachorro tem sentimento. Aliás, muito se discute se tais reações emocionadas do cão podem ser classificadas como instintos no lugar de sentimentos.
Dessa forma, seria indicado que as respostas que o animal dá com seu corpo e os sons emitidos como um comportamento da sua natureza. Em outras palavras, não seriam reações que se relacionam com os sentimentos dos cachorros, e sim com seu instinto de sobrevivência.
Para entender melhor, é preciso esclarecer o significado de emoção e sentimento. Se você achava que as duas palavras designam a mesma coisa, estava enganado! Na verdade, elas se referem a coisas bem distintas entre si.
Emoção X sentimento
Segundo a psicologia tradicional, a emoção se refere às reações de puro instinto. Aquelas que fazemos sem pensar, de maneira irracional, cuja atitude é mais forte do que nossa mente e domina a situação.
Nesse sentido, esse seria o caso do peludo. Afinal, se estamos falando de instintos e reações irracionais, não podemos negar que o cachorro emocionado é uma realidade, certo?
Ou seja, não podemos dizer que os cães têm sentimentos por conta dessa diferenciação. Sentimentos são uma coisa e emoções são outra. Enquanto o último equivale a respostas neuroquímicas e hormonais do organismo, o primeiro é uma reflexão sobre as emoções, que é única para cada ser humano.
Em outras palavras, para dizer que cachorro tem sentimento eles teriam que ser capazes de pensar sobre suas emoções, e não apenas senti-las. Se você ainda está confuso, vamos explicar mais.
Por exemplo, além de pular de alegria quando o tutor chega em casa depois do trabalho, o peludo teria que conseguir analisar por que ele se sente feliz e como ele pode se expressar. É por isso que o que acreditamos ser os sentimentos de um cachorro, na verdade são suas emoções.
Cachorros emocionados
Apesar da psicologia tradicional e dos avanços da tecnologia, não podemos afirmar que cachorro tem sentimento, mas com certeza são seres emocionados por natureza, já que seguem seus instintos de maneira totalmente irracional.
Por outro lado, mesmo sabendo que o cérebro do peludo não é capaz de avaliar suas emoções, segundo Samantha Melo, adestradora comportamental da Cão Cidadão, “podemos interpretar que, quando eles balançam a cauda, pulam e nos pedem carinho, estão reagindo com o corpo todo a uma grande alegria.”
Portanto, quando alguém lhe disser que cachorro tem sentimento, saiba que os estudos científicos realizados até hoje ainda não conseguiram provar este fato. No entanto, as conexões e os laços construídos entre os pets e seus tutores é independente disso.
Quer ver seu amigo de quatro patas pulando de felicidade? Que tal chegar em casa com um brinquedo novo ou seu petisco favorito? Acesse agora o pet shop on-line da Petz e deixe o dia do seu companheiro ainda mais divertido!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário