Bem-Estar

Alerta: cachorro com corrimento amarelo!

Publicado em 14 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

O cachorro com corrimento amarelo pode ser motivo de preocupação para muitos tutores, principalmente os de primeira viagem, uma vez que pode indicar que algo não vai bem com a saúde do peludo.

Cachorro caramelo olhando para frente.

Assim como acontece conosco, o organismo dos cães também produz e libera uma série de secreções com diferentes funções benéficas e necessárias ao corpo. Então, como saber se o cachorro com corrimento amarelo pode representar algum problema? Venha descobrir!

O que pode ser o corrimento amarelo no cachorro?

Nem todo corrimento em cachorro indica problemas de saúde. Dependendo da quantidade, da coloração e da frequência com que ocorre a secreção, ela é esperada nos cães.

Um cachorro com corrimento amarelo não é motivo de preocupação quando se trata do esmegma, uma secreção cuja função é promover a lubrificação natural do pênis do pet.

O esmegma é uma secreção amarelada ou esverdeada presente no pênis do cão e é gerada de forma natural no organismo. Pode aumentar de quantidade ou sofrer mudanças na coloração e no odor devido à presença de infecções no prepúcio.

Desde que você não tenha notado alterações no aspecto da secreção, em geral, não é preciso se preocupar muito com ela. Alguns cães a limpam com frequência, e o tutor nem nota a presença.

Cachorro deitado com o rosto apoiado na pata.

Como saber se a secreção indica algum problema de saúde?

Considerando a dificuldade natural para uma pessoa leiga identificar mudanças leves no odor, na textura e na coloração da secreção, a especialista diz que uma das melhores maneiras de identificar possíveis problemas é ficar atento a outros sinais que o cachorro pode apresentar.

Quando o pet passa a apresentar comportamento que indique incômodo no pênis, como lamber mais a região, ou tiver vermelhidão na pele, desconforto ao urinar, secreção excessiva e odor forte ou urina com presença de secreção, é hora de procurar ajuda.

Balanopostite: uma afecção comum nos cães

Entre os problemas que podem aumentar a produção de secreção ou provocar mudanças no aspecto, um dos mais comuns é a balanopostite, relacionada à inflamação ou infecção do prepúcio (a pele que recobre o pênis) em cães.

Conforme explica a veterinária, existem microrganismos que normalmente habitam o prepúcio dos cães em harmonia. Quando esse equilíbrio se desfaz, ocorre a proliferação desordenada desses organismos. Esse aumento leva a infecções e inflamações ligadas à balanopostite.

Diagnóstico e tratamento da balanopostite

Em caso de suspeita de inflamação no prepúcio do pet, consulte um médico-veterinário. Durante a consulta, ele poderá avaliar clinicamente o paciente, identificando a causa de base e indicando como tratar o cachorro com corrimento amarelo.

O tratamento de cachorro com corrimento depende da gravidade do caso, mas, em geral, consiste na higienização com soluções antissépticas.

A castração também é recomendada não apenas para reduzir as secreções, mas também para diminuir o risco de doenças ligadas aos hormônios sexuais e impedir reproduções indesejadas.

Apesar de a balanopostite ser a causa mais comum do corrimento amarelo em cachorro, outras doenças podem apresentar esse sintoma na espécie. Elas podem ter gravidade leve a moderada. Conheça o TVT.

TVT

O Tumor Venéreo Transmissível é uma doença sexualmente transmissível nos cães. É um tumor que acomete principalmente as genitais do animal, mas que também pode aparecer nas regiões que entram em contato com as lesões do bichinho acometido, como o focinho.

Pode parecer estranho, mas o TVT ocorre pelo contato direto das células cancerígenas com um tecido saudável, onde elas se implantam e começam a se proliferar e causar as lesões típicas.

Sintomas do TVT

Os sintomas do Tumor Venéreo Transmissível estão relacionados às feridas. Elas podem apresentar um corrimento sanguinolento, que pode ficar amarelado por causa de infecções secundárias, principalmente bacterianas.

Sintomas como surgimento de nódulos ou massas duras na genitália, coceira, vermelhidão e sangramento são bastante comuns. O animal, incomodado com tudo isso, passa a lamber a região com frequência, o que acaba piorando todo o quadro.

Diagnóstico, tratamento e prevenção do TVT

O diagnóstico do TVT é realizado pela visualização das células cancerígenas em microscópio. A coleta delas ocorre por escarificação do tecido ou por aspiração.

Como tratar corrimento em cachorro nesse caso? Uma vez diagnosticado o TVT, o tratamento é realizado com quimioterapia. Em geral, ela é bem mais tranquila que outras, pois não é comum o animal ter efeitos colaterais como vômito e prostração.

Muito raramente, existe a possibilidade da retirada do tumor por cirurgia. Ela é necessária quando o Tumor Venéreo Transmissível já está muito avançado ou quando o pet não suporta a quimioterapia.

A melhor forma de prevenir o TVT é impedir o contato sexual do animal com cães errantes ou desconhecidos. Para evitar as fugas indesejadas que resultam nesses encontros, a castração é a melhor recomendação.

Cachorro olhando para o lado com expressão de dor.

Gostou de descobrir o que pode estar acontecendo com um cachorro com corrimento amarelo? Para ajudar seu amigo, agende uma consulta com os veterinários da loja da Petz e tire suas dúvidas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog