Aquário

Será que existe peixe de aquário que não precisa de bombinha?

Publicado em 11 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 5min

O bem-estar de qualquer animal deve ser proporcionado pelo tutor, independentemente da espécie. Alguns aquaristas de plantão podem se perguntar se existe algum peixe de aquário que não precisa de bombinha. Afinal, será que o equipamento é mesmo sempre necessário?

Peixe betta em tons de azul dentro do aquário.

Ter um tanque completo exige bastante investimento de tempo e de dinheiro. Para quem quer ter um em casa, é interessante saber se tem peixe de aquário que não precisa de bombinha. Continue a leitura para descobrir!

Oxigênio: elemento vital para todos os animais

Antes de saber se existe peixe de aquário que não precisa de bombinha, o tutor precisa entender que alguma fonte de oxigênio será necessária para a existência do animal. Nenhum animal sobrevive sem esse gás.

O que significa a existência de um peixe de aquário que não precisa de bombinha? Significa que o animal é resistente à baixa oxigenação da água, afinal, o dispositivo serve para oxigenar o meio.

Afinal, esse tipo de peixe realmente existe?

A resposta é: sim! De fato, existem alguns peixes que não precisam de bombinha de ar para oxigenar a água. Esses animais são encontrados em águas salobras ou de pântanos, que apresentam baixa porcentagem de oxigênio.

O peixe Betta, muito popular entre os tutores,é um desses animais. Seu aquário, em geral, não tem a tal bombinha de ar. Quer conhecer outros exemplos? Confira abaixo!

Imagem de aquário com plantas

Espécies de peixes que respiram de forma não convencional

A maioria dos peixes “respira” o oxigênio que está dissolvido na água. O líquido passa pelas brânquias dos animais. Elas têm inúmeros vasos sanguíneos que “capturam” o gás, levando-o para todas as células do corpo.

Existem algumas espécies de peixes que conseguem respirar de outra forma: os animais “pegam” o ar atmosférico quando vão para a superfície da água, sugando-o com a boca.

O ar vai para uma espécie de pulmão primitivo que fica na garganta dos animais. Essa estrutura também é altamente vascularizada; inclusive, os vasos têm a mesma função dos presentes nas brânquias. Os peixes que respiram dessa forma são chamados de pulmonados.

Também existem os exemplares que respiram não apenas pelas brânquias, mas também pelo estômago. É o caso do Cascudo. A seguir, saiba mais sobre esses peixes que não precisam de bombinha de oxigênio no aquário.

Peixe Betta

Como não começar por ele? O Peixe Betta é um dos mais queridos do aquarismo do Brasil e do mundo. Ele tem nadadeiras grandes e multicoloridas. Mas não é só pela beleza que ele é amado.

O temperamento agressivo, por incrível que pareça, é também um dos motivos que fazem as pessoas criarem o Betta. A agressividade do animal vem do seu territorialismo. Por isso, ele é visto sempre sozinho nos aquários.

O peixe Betta não precisa de oxigênio dissolvido na água na mesma quantidade que a maioria dos outros animais. Porém, isso não significa que ele não precisa de cuidados, ok?

O aquário desse peixe deve conter um bom substrato, além de plantas naturais ou artificiais para ele se esconder. Também é necessário colocar uma boa fonte de luz durante o dia. Lembre-se de apagá-la durante a noite.

Peixe Cascudo

O nome pode parecer estranho, mas faz sentido! Esse peixe tem a carcaça bem dura, dando a sensação de ser “cascudo”. É uma espécie muito interessante para ter no aquário.

Esse é um dos peixes que não precisam de oxigênio. Além disso, ele vive limpando os vidros do recipiente e, por esse motivo, é conhecido como Limpa-vidros. Ele também limpa acessórios, pedras e tudo o que tiver algas.

Peixe Beijador

Adivinha por que esse peixe recebeu esse nome? Isso mesmo, porque ele beija os outros da mesma espécie. Apesar de esse comportamento parecer meigo, acredita-se que está ligado à dominância entre os animais.

Esse peixe pode ser agressivo com outros da mesma espécie, principalmente na época da reprodução. Para evitar brigas, é importante ter um grupo com quatro ou mais indivíduos e um aquário espaçoso. Forneça locais para eles se abrigarem quando preciso.

Peixe Colisa

Esse peixe é uma simpatia com os outros habitantes do aquário. Por isso, é muito procurado para os tanques comunitários. Além disso, ele é muito bonito e colorido.

Para garantir o bem-estar do peixe Colisa, é importante oferecer a ele um aquário com vegetação. Ele gosta de se esconder nela quando se sente inseguro. É o que o animal faz quando está no habitat natural.

Se você está a fim de montar o seu primeiro aquário e não sabe por onde começar, vale conferir o vídeo da Petz TV com todas as informações sobre o tema:

Esses tipos de peixe de aquário que não precisam de bombinha são realmente curiosos, não é mesmo? Se você ficou com vontade de ter um (ou alguns), visite a Petz e surpreenda-se com o setor de aquarismo da loja!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog