Morcego é perigoso? Saiba mais sobre esse animal superinteressante!
Publicado em 12 de junho de 2024Tempo de leitura: 5min
Muitas pessoas acham o quiróptero assustador! Pode ser porque ele é associado a personagens de filmes de terror. Porém, será que o morcego é perigoso mesmo, ou isso se restringe somente à ficção?
A verdade é que foi criado um grande enredo ao redor desse animal. Como ele tem uma aparência não convencional e hábitos noturnos, pode causar medo. Além disso, algumas espécies sugam sangue — são personagens perfeitas para assombrar as pessoas! Venha descobrir se morcego é perigoso para humanos!
Afinal, morcego é perigoso?
Em geral, esse animal não é perigoso, mas algumas doenças transmitidas pelo morcego são. Porém, isso não é motivo de preocupação: é necessária uma junção de fatores para contrair a doença. A principal forma é por meio de mordidas e arranhões.
É muito raro um ser humano ser mordido ou arranhado pelos morcegos naturalmente (ou seja, sem que a pessoa invada o habitat ou tente capturá-los). Então, os benefícios dos quirópteros à natureza são muito maiores do que o risco de transmitirem doenças.
Então, o morcego é do bem?
A imagem de que morcego é perigoso pode cair por terra agora mesmo! Esse animal desempenha um papel fundamental no equilíbrio da natureza. Inclusive, ele não é considerado uma praga. Além disso, é protegido por lei para não ser extinto.
Matar morcego é considerado crime ambiental — salvo em algumas situações específicas em que ele ataca uma criação de animais, por exemplo. Ainda assim, todo esse processo deve ser devidamente orientado por veterinários e órgãos responsáveis.
Polinização
Os morcegos são excelentes polinizadores. Assim como as abelhas e outros insetos, eles ajudam a natureza espalhando pólen por diversas áreas. Dessa maneira, colaboram com o meio ambiente, reflorestando grandes reservas naturais.
Dispersão de sementes
Morcegos que se alimentam de frutos espalham sementes entre as idas e vindas de uma árvore para outra, colaborando com a renovação dos alimentos. Além disso, quando eles defecam, as sementinhas caem ao solo, podendo germinar.
Com a polinização e a dispersão de sementes, os morcegos são capazes de regenerar desastres ambientais, como queimadas e desmatamento. Eles são importantes agentes de combate contra a ação humana da degradação da natureza.
Controle de pragas
A maioria das espécies de morcegos atua no controle das populações de pragas e insetos que causam danos para a agricultura e são perigosos para os humanos. Os quirópteros controlam a população de mosquitos que transmitem doenças, por exemplo.
Alimento para outras espécies
Para que a natureza funcione bem, é necessário haver um equilíbrio. O morcego está na lista da cadeia alimentar de aves de rapina, cobras e outros animais caçadores, por exemplo. Portanto, proteger o quiróptero é também garantir alimento para outros animais, contribuindo para um ecossistema harmônico.
Quando o morcego é perigoso?
O quiróptero geralmente fica no próprio habitat e não é agressivo, mas há quem diga que morcego é perigoso devido às doenças que pode transmitir. Portanto, vale a pena entender sobre essas enfermidades
O morcego transmite doença como a raiva por meio de arranhões ou mordidas. Vale lembrar que ele só irá atacar o ser humano se for manipulado ou se não tiver alimento à disposição. A espécie hematófaga, por exemplo, prefere buscar o sangue de outros animais.
O ser humano também pode contrair alguma doença quando adentra o habitat dos morcegos, como uma caverna repleta de fezes. Ao inalar partículas dos dejetos contaminados, pode desenvolver histoplasmose e criptococose.
Assim, vale destacar que o morcego é perigoso somente quando sofre alguma intervenção humana. Naturalmente, o quiróptero fica resguardado durante o dia e sai para comer somente à noite. Inclusive, a maioria das espécies do Brasil alimenta-se de frutas.
Existe morcego-vampiro no Brasil?
A mordida de morcego talvez seja o grande pavor de muitas pessoas em relação a esse mamífero voador! Existe, de fato, uma espécie que morde para sugar o sangue dos animais. Ela se chama morcego-vampiro.
Ao contrário do que os filmes mostram, o morcego-vampiro é sutil. Ele tem uma substância anticoagulante e anestésica na saliva que evita que a vítima sinta a mordida. Além disso, como é pequeno, não ingere tanto sangue — apenas o ferimento sangra um pouco.
Se desconfia que você ou algum pet pode ter sido mordido por um morcego, procure ajuda médica ou veterinária imediatamente. É importante averiguar a situação e acionar o centro de zoonoses, se for o caso.
O que fazer ao encontrar um morcego?
Um morcego machucado ou doente pode aparecer em casas. Isso é ainda mais comum em áreas rurais. Evite manipular o animal. Em vez disso, acione o centro de zoonoses. Os profissionais recolhem o animal e fazem alguns testes para a detecção de raiva.
Se não conseguir contatar o centro de zoonoses, tenha muito cuidado ao tentar afastar o morcego. Não pegue o animal com a mão. Em vez disso, use luvas grossas para evitar mordidas ou arranhões. Se ele não voltar sozinho à natureza, recolha-o em um recipiente até que as autoridades apareçam para buscá-lo.
O mito de que morcego é perigoso restringe-se, basicamente, à ficção. Na verdade, esse animal é um trabalhador da natureza e, por isso, merece ser respeitado! Para outras curiosidades, confira outros artigos do blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário