Microchip em cachorro é obrigatório? Entenda lei no Brasil
Publicado em 19 de abril de 2025Tempo de leitura: 4min

O microchip em cachorro é um tema que vem chamando atenção. O microchip nada mais é do que um pequeno dispositivo, inserido sob a pele do animal, que contém um código único. Com ele, é possível reconhecer e identificar o pet de forma mais ágil, podendo auxiliar em diversos casos, como de um cão desaparecido.
Mas você sabia que em algumas cidades do Brasil o processo de microchipagem em cães é obrigatório? Para saber quais são esses locais e entender como é feita a aplicação do chip, continue lendo!
Para que serve microchip em cachorro?
Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o microchip em cachorro. A primeira noção equivocada que muitas pessoas têm do dispositivo é que ele consegue rastrear a localização do animal. Não é o caso. O microchip funciona apenas para identificar o animal, trazendo informações do pet e dos seus responsáveis.
Para isso, é preciso que o cão seja levado até uma clínica veterinária que tenha um leitor próprio para a leitura do microchip. Ou seja, não é qualquer pessoa que poderá ter acesso às suas informações. O código de cada microchip é único, servindo como um documento de identificação para o cão.
Afinal, microchip em cachorro é obrigatório no Brasil?
Algumas cidades do Brasil já tornaram o uso do microchip em pets uma obrigação. Rio de Janeiro (RJ) e Jundiaí (SP), por exemplo, exigem que todos os animais de estimação sejam microchipados.
Já a cidade de Paulínia (SP) também tornará o processo obrigatório, a partir de 2026. Em São Paulo (SP), o microchip já é pré-requisito em todos os animais vendidos ou doados há alguns anos.
Ainda são poucas cidades, porém, há um grande movimento do poder público e de instituições da causa animal para incentivar a microchipagem em pets. Em muitas regiões, prefeituras organizam mutirões para aplicação de microchip gratuitamente.
Além de garantir a identificação de pets e facilitar o resgate de cães e gatos perdidos, o dispositivo também permite identificar suspeitos por abandono animal, para que sejam responsabilizados e punidos.
Obrigatoriedade do microchip em outros países
Mesmo se você morar em uma cidade em que o microchip não é obrigatório, é preciso ficar atento. Se você for levar o pet para alguma viagem internacional, a microchipagem do animal pode ser uma exigência para autorizar a entrada do cão no país.
Nações da União Europeia — como França, Itália e Espanha — e os Estados Unidos demandam que todos os pets que entrem no país estejam devidamente microchipados. As leis norte-americanas são ainda mais específicas, exigindo que seja um chip que possa ser lido por um leitor universal.
Como é feita a aplicação do microchip para animais?
O passo a passo para aplicação é simples e não requer nenhum procedimento cirúrgico. Em ambiente hospitalar, o médico-veterinário irá aplicar o microchip com uma agulha um pouco mais grossa do que o padrão. Normalmente, é feito na região do dorso e inserido na camada subcutânea do cachorro.
O microchip é do tamanho de um grão de arroz e não incomoda. Não há contraindicações para a microchipagem em cães, sendo uma prática indicada para animais de diversos portes e históricos clínicos.
Consulte uma clínica veterinária de confiança, como o Centro Veterinário Seres, e pergunte sobre o procedimento. É possível marcar um horário para a aplicação. Na consulta, o médico-veterinário estará à disposição para tirar qualquer dúvida.
Quanto custa microchip para cachorro?
É difícil precisar o preço da microchipagem em cachorro, uma vez que o valor pode variar conforme a região e o estabelecimento. Para isso, o tutor deve entrar em contato com a clínica e perguntar o preço exato da aplicação.
De toda forma, é um investimento importante na posse responsável e, como vimos, obrigatório em algumas cidades do Brasil. Por isso, vale a pena se informar e considerar as vantagens da microchipagem para a segurança do seu pet.
Quer saber ainda mais sobre microchipagem em cães? A Petz TV foi até a clínica Seres, na cidade do Rio de Janeiro, para acompanhar o procedimento em detalhes e tirar dúvidas com a médica-veterinária responsável. Confira:
A microchipagem em pets é um dos serviços disponíveis no Centro Veterinário Seres. Temos clínicas e hospitais por todo o Brasil. Procure a mais próxima de você e agende já a sua consulta!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário