Banho e Tosa

Tipos de tosa para Border Collie

Publicado em 03 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 5min

O Border Collie é uma raça de cachorro muito conhecida por sua esperteza e agilidade, sendo considerado um dos cães mais inteligentes do mundo. Com uma pelagem exuberante e macia, alguns tipos de tosa para Border Collie podem contribuir para o seu bem-estar.

Cachorro border collie com a cabeça virando para o lado em sinal de curiosidade.

A tosa em cachorro não é apenas para fins estéticos, afinal, os pelos têm a função de proteger a pele do animal e manter a temperatura do corpo. Porém, algumas vezes, é importante mantê-los aparados. Confira tudo sobre os tipos de tosa para Border Collie no texto abaixo!

Como é a pelagem do Border Collie?

Sabia que há variações na pelagem do Border Collie? Nesse sentido, existem dois tipos de Border Collie: de pelo curto e de pelo longo. Certamente, o tamanho do pelo influencia nos cuidados básicos e também na necessidade de tosar o pet ou não.

Independentemente do comprimento do pelo, essa raça possui um subpelo macio e denso, que protege o Border Collie de uma temperatura extremamente fria ou quente. Geralmente, o Border Collie de pelo longo tem os fios mais grossos, já o de pelo curto, mais finos e macios.

Pode tosar Border Collie?

Tosa para cachorro costuma ser um tema controverso. Há quem defenda que a retirada dos pelos interfere e prejudica defesas naturais do corpo do pet, mas há quem acredite que melhora o bem-estar do animal, principalmente em épocas de calor.

Quando se trata do Border Collie, a polêmica é ainda maior. Por ser uma raça cujo pelo não costuma embaraçar, nem sempre há necessidade de tosá-la. Vale ressaltar que, por ser um cão de trabalho, mais especificamente de pastoreio, o Border Collie tem a pelagem densa.

Sendo assim, a pele dessa raça quase não entra em contato com agentes agressores e é bastante sensível. Quando o pelo é retirado, pode causar alergias e irritações.

Vantagens e desvantagens em tosar Border Collie

Na dúvida se deve ou não deixar o Border Collie tosado, leve em conta algumas considerações como o estilo de vida do pet, a presença de doenças de pele e o bem-estar geral — notar, por exemplo, se ele se sente bem com os pelos aparados ou se incomoda. Sempre converse com o médico-veterinário e siga suas orientações.

Quando analisamos as vantagens, aparar os pelos facilita a manutenção e a higiene na rotina de cuidados com o pet, diminuindo a queda de pelos pela casa. Em casos de tratamento dermatológico, a tosa também pode facilitar os banhos e a aplicação de medicamentos na pele.

Se o cachorro frequenta áreas livres ou é um cão de pastoreio que tem acesso a lama e grama, manter a pelagem mais baixa pode evitar que o excesso de sujeira, galhos ou carrapicho possam ficar grudados nos pelos. Porém, é importante ressaltar que, mesmo nesse caso, o indicado é aparar os pelos, nunca tosando-o completamente com máquina.

Por outro lado, vale lembrar que a tosa em cachorro diminui a proteção natural da própria pele, alterando o controle da temperatura corporal. Alguns tipos de tosa para Border Collie podem causar irritações se a lâmina usada for muito baixa, por exemplo.

tipos de border collie

Quais os tipos de tosa para Border Collie?

Como essa raça não tem muita necessidade de tosa, não existem muitos tipos de tosa para Border Collie. Assim, quando o tutor sente a necessidade de aparar os pelos, recorre à tosa higiênica.

Esse é o tipo de tosa que elimina os pelos das regiões da barriga, coxins e perianal. Isso quer dizer que os pelos das regiões que costumam acumular mais sujeira são eliminados para facilitar a higienização dos pets.

Outra maneira de tosar Border Collie é aparando os pelos do corpo por igual, mas mantendo o comprimento da cauda. Esse tipo de tosa pode ser feito com lâmina ou na tesoura, que agride menos a pele. Basta escolher o comprimento desejado dos pelos. Essa tosa é bastante utilizada em cães de pelo longo para diminuir a franja.

Como cuidar da pelagem do Border Collie?

O Border Collie é uma raça que está constantemente em troca de pelo, principalmente quando há mudanças de estação. Por isso, é normal notar uma grande quantidade de pelos caídos pela casa. Muitos tutores optam pela tosa para diminuir a queda, mas uma dica que vale a pena é a escovação.

Escovar os pelos diariamente ou sempre que possível é importante. Dessa forma, os pelos mortos são retirados de uma só vez, assim como as sujeiras presas à pelagem. Além disso, a prática estimula as glândulas da pele, que produzem substâncias naturais que melhoram a qualidade dos pelos, deixando-os macios e sedosos.

Já os banhos devem ser com shampoos e condicionadores próprios para pets. A frequência varia de acordo com a rotina do animal e a recomendação do médico-veterinário. Geralmente, o Border Collie não requer banhos frequentes, somente quando necessário.

border collie personalidade

Gostou de conhecer mais sobre a pelagem e os tipos de tosa para Border Collie? Então, também vai adorar outros conteúdos no blog da Petz sobre a sua raça predileta. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog