Plantas

Confira como fazer muda de girassol

Publicado em 14 de outubro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Uma das plantas mais amadas e admiradas por todos é o girassol. Presente para datas especiais, decoração de festas e diversos ambientes, essa flor chama a atenção. A boa notícia é que saber como fazer muda de girassol é uma opção para ter um monte delas em casa!

Vaso com girassóis perto da janela em dia de chuva.

Acordar e logo se deparar com um girassol é sinônimo de bem-estar, afinal, essa planta simboliza a alegria e a vida. Muito conhecida por seguir a luz do sol, ela não poderia ter um significado diferente! Se você também é apaixonado por essa belíssima planta, aprenda como fazer muda de girassol!

A origem e importância do girassol

O girassol é uma planta das Américas, mas, atualmente, é cultivada em todo o mundo. Além das características físicas para decoração, o girassol possui importância econômica, pois, por meio dele, é possível produzir o óleo de girassol utilizado na gastronomia, além de estar sendo estudado como biocombustível.

Ainda se tratando da culinária, as sementes de girassol são muito utilizadas para produção da alimentação animal (ração ou sementes cruas para pássaros) e também na dieta humana, sendo um importante componente de alimentos à base de grãos.

A flor de girassol, além de ser utilizada no paisagismo, em ambientes internos e externos, atrai insetos polinizadores, que espalham seu pólen por onde voam, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema.

Tipos de girassol

Antes de saber como fazer muda de girassol, é preciso conhecer seus tipos e escolher o seu predileto para ter um exemplar em casa. Os diferentes tipos de girassois são esteticamente muito parecidos, diferenciando-se principalmente pelo tamanho da planta.

O girassol anão, como o próprio nome indica, é pequeno, atingindo entre 45 e 60 cm de altura. Portanto, é indicado para ambientes internos e vasos menores, embora possa ser cultivado no jardim externo.

O girassol alto é o mais comum, podendo atingir até um metro e 80 centímetros. Geralmente, é o mais utilizado em plantação de girassol para diversas finalidades. Devido ao tamanho, é mais recomendado plantá-lo na área externa da casa. Agora que você conhece os tipos, chegou a hora de saber como fazer muda de girassol!

Girassol em fundo preto.

Como fazer muda de girassol

Plantar girassol não é uma tarefa difícil, mas manter o cultivo vigoroso e as plantas saudáveis requer um pouco de atenção. Como o girassol adora luz solar, é necessário escolher um local com bastante sol para que o crescimento da muda ocorra conforme o esperado.

Atente-se também a manter a muda de girassol mais afastada de muros, postes ou outras estruturas que façam sombra na planta. Caso o cultivo seja em ambiente interno, o vaso deve receber boa iluminação (no mínimo, oito horas por dia). Então, separe as sementes de girassol para começar a cultivar!

Primeiro passo: preparar o solo

Seja para plantar girassol no jardim ou em vaso, a escolha da terra é fundamental para que a semente germine. Sendo assim, sempre dê preferência para substratos de boa procedência e, se possível, adubados.

Para o plantio em vasos, mesmo que seja para o girassol anão, escolha um de pelo menos 20 cm de altura e coloque pedras ou cascalho no fundo para criar um ambiente bem drenado. Enfim, adicione a terra.

Já para plantar girassol no jardim, escolha um local adequado. Com uma pá, revolva a areia, a fim de criar uma atmosfera aerada. Se desejar, adicione outra terra adubada para certificar-se que a muda de girassol estará bem-nutrida.

Segundo passo: semeie as sementes

Saber alguns detalhes de como plantar semente de girassol faz toda a diferença! O segredo está no tamanho do buraco a ser feito, que deve ser de, aproximadamente, 5 cm, tanto no vaso quanto no solo.

A profundidade da cova é importante, pois determina a quantidade de luz que a semente irá receber e o teor de umidade necessário para germinar. Cubra o buraco com a terra e regue em seguida.

Caso esteja pensando em ter mais de uma muda de girassol, faça esse procedimento para todos os exemplares que desejar. Contudo, mantenha a distância mínima de 15 cm entre uma semente e outra.

Cuidados necessários com a muda de girassol

Para que a semente de girassol germine com sucesso, é preciso manter o solo úmido, fazendo regas a cada dois dias ou conforme necessário. Se notar a terra muito encharcada, evite regar. Se em menos de dois dias ela já estiver seca, pode regar com mais frequência.

Após notar o brotamento, a jovem plantinha de girassol continuará precisando de iluminação direta do sol (ao menos cinco horas diárias) e regas frequentes, conforme a necessidade. Geralmente a planta adulta já não precisa ser regada com tanta frequência.

O girassol adulto precisa de uma estaca para firmar o caule e sustentar o peso da flor. Ao atingir um metro de altura, é o momento de dar esse suporte. Sabendo como cuidar de girassol, sua flor dura, em média, de 30 a 45 dias.

Pessoa segurando um punhado de terra nas mãos.

Gostou de saber como fazer muda de girassol? Então, não deixe de conferir outras dicas de jardinagem no blog da Petz! Lá você encontra tudo que precisa saber para seguir cultivando suas verdinhas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog