Banho e Tosa

Tosar cachorro no calor ou não: eis a questão!

Publicado em 13 de outubro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Tosar cachorro no calor pode parecer uma boa ideia para ajudar o pet a não sentir tanto a temperatura alta do ambiente. No entanto, será que isso é mesmo verdade ou acaba prejudicando o animal? Continue a leitura para descobrir!

Cachorro deitado de lado no chão.

O pelo é uma barreira protetora contra muitos agentes, inclusive a luz solar. Pensando nisso, pode ser que a tosa acabe comprometendo sua saúde. Por outro lado, o hábito pode proporcionar certo alívio. Que dúvida cruel! Tosar cachorro no calor ou não: eis a questão!

Como os cães se refrescam no calor?

Para saber se tosar cachorro no calor é ou não uma boa ideia, o tutor precisa entender como os cachorros suam. Os seres humanos possuem glândulas sudoríparas pelo corpo todo e, assim, se refrescam.

Já com os cães ocorre o oposto. Os cachorros só possuem essas glândulas nos coxins (embaixo dos pés, nas almofadinhas). O suor nem passa perto de ser responsável pelo refresco nos dias quentes. Então, como os caninos se refrescam?

A resposta é simples: pela ofegação. Ao ofegar, o ar quente de dentro do corpo sai para o ambiente, e o ar frio entra no corpo. Veja que esse processo não é muito eficiente, pois se a temperatura do ar externo estiver quente, o animal não se refresca.

Por isso, é comum ver os cães deitados com a barriga colada no chão ou embaixo de armários e camas em dias quentes. Eles procuram lugares mais frescos para diminuir a temperatura do corpo. Repare que o pelo não entra nesse processo. Será que tosar cachorro no calor ajuda, afinal?

O ar como isolante térmico e a pelagem dos cães

O ar é considerado um bom isolante térmico. Isso significa que ele possui baixa capacidade de conduzir o calor, por isso, muitos isolantes térmicos possuem bolhas de ar em sua composição.

Pensando na pelagem dos cães, ela é também um bom isolante térmico, pois suas camadas permitem o aprisionamento do ar, protegendo o animal do calor. Juntando as informações, dá para entender que tosar o cachorro não vai trazer nenhuma vantagem para ele.

Sabendo, então, que o pelo do cachorro protege do calor e forma uma barreira protetora contra a radiação solar, a tosa pode ser riscada das opções para refrescar o animal nos dias quentes. No entanto, isso não quer dizer que ela é proibida, certo?

Cachorro com olhos cobertos por pelos e a língua passando pelo focinho.

Como ajudar o cachorro a se refrescar nos dias quentes

Tendo uma forma tão ineficiente de arrefecimento, os cães precisam da ajuda dos tutores para resolver o problema do calor. Caso contrário, podem sofrer de insolação — quadro que requer cuidados emergenciais.

Para não chegar a esse ponto, como refrescar cachorro em dias quentes? Felizmente, existem muitos métodos eficientes. Pode-se citar como a medida mais importante o acesso à água fresca. Por isso, é importante distribuir mais potes com esse líquido pela casa.

Além disso, é possível colocar pedras de gelo para manter a água gelada. As piscinas para bebês humanos também podem ser deixadas à disposição do pet para que ele entre, se quiser.

O ar-condicionado é uma boa opção, mas lembre-se de lubrificar os olhos do animal com colírios para esse fim. Já ouviu falar dos tapetes gelados? Você os encontra em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como a Petz.

Dicas valiosas para dias quentes

Além de tudo o que já foi falado, como aliviar o calor do cachorro? Vale a pena repetir uma dica importante: respeite os horários mais frescos do dia para passear com o cão. Faça isso antes das 8h e depois das 18h.

Outra dica valiosa (e saborosa) é dar alimentos gelados para o animal. Que tal dar para ele um delicioso sorvete? Já é possível encontrar produtos prontos à venda ou produzi-los em casa se você tiver disposição e gostar de cozinhar.

Por favor, nunca, jamais deixe seu cachorro sozinho dentro do carro, nem que seja só por um minutinho! O animal não é capaz de abrir as janelas ou sair do automóvel sozinho. Se algum contratempo acontecer com você, isso pode custar a vida do seu pet.

Fique atento aos sinais de desconforto do cão, principalmente com aqueles que são braquicefálicos ou idosos. Se ele apresentar cansaço extremo, muita ofegação, vômitos, desmaios, convulsões e relutância em se mexer, corra com ele para um pronto-atendimento veterinário.

Voltando à tosa

Como foi dito anteriormente, não é proibido tosar o cachorro no verão. Mas como cortar pelo de cachorro sem prejudicá-lo? Aqui cabem algumas considerações. A raça do seu pet permite as tosas? Alguns cães, como o Husky Siberiano, Spitz Alemão e Chow-Chow não devem ser tosados.

Esses cães possuem uma pelagem única, chamada de pelagem primitiva. A tosa pode prejudicar a pelagem primária, que dá sustentação à secundária, resultando em problemas de pele difíceis de tratar.

Porém, os cachorros que possuem pelagem de crescimento contínuo, como o Poodle e o Cocker Spaniel, podem ter seus pelos cortados sem prejuízos para a saúde de suas peles e pelagens.

Cachorro de pelos enrolados deitado em cima da cama.

Agora você já sabe se vale a pena tosar cachorro no calor. Se você estiver com dúvida a respeito da pelagem do seu cão, conte com a ajuda dos profissionais de banho e tosa das lojas da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog