Cachorros

Fofo e comportado: como adestrar um border collie

Publicado em 14 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Você quer saber como adestrar um border collie? Essa raça é extremamente inteligente, conhecida pelo bom comportamento. Mesmo sendo obediente, o cão precisa aprender os bons modos! Se um novo membro acabou de entrar na família ou está muito sapeca, o adestramento pode ser uma ótima opção.

Border collie no meio da grama alta.

Até os cães mais calmos, concentrados e espertos precisam de orientação para saber se comportar ou aprender alguns truques. Além disso, mesmo que essa raça esteja em primeiro lugar no ranking da inteligência canina, ela também precisa de adestramento. Venha ver como adestrar um border collie e conhecer mais sobre a raça!

Um pouco mais sobre o border collie

Antes de aprender a adestrar um border collie, é importante conhecer as características e, principalmente, a personalidade da raça. Assim, o tutor consegue compreender melhor as reações do pet, como angústias, frustrações e até mesmo a satisfação ao agradar e deixar a família feliz!

O border collie precisa gastar energia! Cheio de saúde, ele gosta de ter algumas tarefas a cumprir. Por isso, é um excelente cão de pastoreio, levando e trazendo grupos de animais de um lado a outro. Esse é só um dos trabalhos que a raça pode desenvolver.

Como o border collie é bastante ativo, uma rotina com exercícios pode ajudar a controlar a ansiedade do pet. Isso evita que ele corra desnecessariamente atrás de pássaros, pule nas pessoas e em outros animais ou puxe a roupa do varal, por exemplo.

Aliás, por ter tanta disposição, essa raça é uma ótima companhia para crianças. Ela é bastante apegada ao tutor, mas pode ser um pouco tímida com desconhecidos. De qualquer modo, é muito amigável! Portanto, sabendo como adestrar um cachorro border collie, é possível reforçar as características mais agradáveis do animal.

Características físicas do border collie

O border collie adulto pesa por volta de 20 kg e mede aproximadamente 55 cm de altura. O porte e a postura dão uma aparência atlética e, ao mesmo tempo, elegante ao animal. Os machos costumam ser um pouco maiores do que as fêmeas.

Como o cão é de porte médio a grande, é importante saber como adestrar um border collie para evitar acidentes. Mesmo que ele ainda seja filhote, e as mordidinhas e os pulinhos não incomodem, é interessante tirar esse hábito do pet para ele não machucar alguém quando estiver maior.

Quanto à pelagem, existe o cachorro border collie de pelo curto ou longo. A cor mais comum é branco com manchas marrons ou pretas, mas existem variações em caramelo, cinza e castanho. Também é possível encontrar a raça inteira preta.

A média de quanto tempo vive o border collie é de 10 a 13 anos. Porém, atualmente, com o avanço da ciência e os cuidados oferecidos pelo tutor, como boa alimentação, exercícios e assistência veterinária, alguns cães vivem mais ainda.

Border Collie olhando para o lado.

Como adestrar um border collie

O melhor momento para iniciar o adestramento de um cão é quando ele ainda é filhote: a partir de 3 semanas de vida. Pode parecer cedo, mas, quanto antes ele começar o treinamento, mais rápido entenderá quais são os locais para comer e fazer as necessidades fisiológicas. Além disso, é ótimo que ele aprenda desde pequeno a brincar apenas com os brinquedos, evitando morder a mão das pessoas.

As técnicas de como adestrar um border collie dão melhores resultados quando iniciadas em filhotes de até 6 meses. Porém, isso não quer dizer que um animal adulto não possa aprender, ainda mais sendo o cachorro mais inteligente do mundo. Confira as dicas a seguir para que o pet tenha um bom comportamento em qualquer fase da vida.

Adestramento de border collie filhote

Até os 6 meses, o adestramento do pet deve ser direcionado à socialização. Apresente a ele diferentes barulhos, outros cães, outras espécies de animais, além de pessoas desconhecidas. Quanto mais contato ele tiver com tudo que é novidade, menos estranheza sentirá quando estiver adulto.

Como o cachorro só pode ter acesso à rua após completar o protocolo vacinal, a socialização pode ficar um pouco prejudicada. Por isso, certifique-se de encontrar apenas pets vacinados, vermifugados e conhecidos da família até terminar a vacinação. Evite contato do filhote com animais em situação de rua.

Nessa fase, também é importante ensinar o local onde o pet deve urinar e defecar. Espalhe tapetes higiênicos ou jornais em vários pontos da casa e, aos poucos, diminua a quantidade desses pontos até deixar somente o espaço desejado como foco.

Também é possível ensinar alguns truques, como: “senta”, “vem”, “quieto”, “chão”, “junto”, “deita”, “não” etc. Escolha palavras simples e curtas para facilitar o entendimento do pet.

Adestramento de border collie adulto

O adestramento de um pet adulto é parecido com o processo do filhote. A diferença é que pode exigir um pouco mais de paciência, pois o cachorro já pode ter criado hábitos inadequados, então, precisa reaprender a se portar. Aproveite a teimosia do border collie para ensinar os comandos: para agradar o tutor, ele faz questão de aprender!

Dicas para um bom adestramento

A principal maneira como adestrar um border collie é seguindo as técnicas do reforço positivo. Ele consiste em oferecer um petisco ou agrado sempre que o pet acertar o comando. Não dê castigos físicos, nem grite: isso pode causar traumas, ansiedade e medo.

Quando o pet não acerta o comando ou faz algo desagradável, basta dizer “não” com entonação forte, sem gritar. Além disso, o tempo de treinamento não deve ultrapassar 15 minutos, pois os cães perdem o foco e se cansam.

Cachorro border collie com a cabeça virando para o lado em sinal de curiosidade.

Viu como adestrar um border collie não tem segredo? Aproveite e acesse outros artigos do blog da Petz para conferir mais dicas de adestramento. No catálogo, você encontra produtos para o seu animal de estimação favorito.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog