Porquinho-da-índia pode comer jabuticaba? Saiba aqui!
Publicado em 13 de julho de 2024Tempo de leitura: 5min
Esse roedor já ganhou o coração de muitos tutores. Dócil e de uma aparência encantadora, o animal é um ótimo pet. Dono de um paladar nada exigente, o porquinho-da-índia pode comer jabuticaba?
A jabuticaba é uma fruta presente na maioria das regiões brasileiras. Quem tem uma jabuticabeira por perto para se deliciar também pensa em agradar o dentucinho com a fruta. Porém, vale lembrar que nem todo alimento bom para os seres humanos também é bom para os pets.
Por isso, antes de oferecer qualquer alimento ao roedor, é necessário saber o que porquinho-da-índia pode comer ou não, já que essa não é uma espécie com a qual a maioria das pessoas está acostumada. O organismo do pet é um pouco diferente do dos seres humanos. Então, venha aprender tudo sobre a dieta desse animal! Confira já!
A dieta do porquinho-da-índia
O porquinho-da-índia é herbívoro, ou seja, sua alimentação é somente à base de vegetais. O organismo do animal não absorve e nem digere produtos de origem animal.
A dieta do porquinho-da-índia deve ser composta majoritariamente por feno (cerca de 70%), produtos vegetais como frutas, legumes e verduras (cerca de 20%) e ração (cerca de 10%). Quanto à água, ela pode ser oferecida à vontade.
A ração deve ser específica para porquinho-da-índia. Tenha cautela, pois, como ela é muito palatável, a tendência é que o roedor queira comer além do necessário. Já o feno (ou capim) deve ficar disponível o tempo todo. Por fim, os vegetais servem como um complemento, tanto para equilíbrio nutricional quanto para enriquecimento ambiental.
Afinal, porquinho-da-índia pode comer jabuticaba?
Porquinho-da-índia pode comer jabuticaba, sim! Essa fruta é rica em vitaminas e, além de ter um sabor agradável e doce para o roedor, traz vários outros benefícios.
Pode dar jabuticaba para porquinho-da-índia duas vezes por semana, por exemplo, em pouca quantidade (o equivalente a uma ou duas frutinhas). Nos outros dias da semana, é necessário optar por outras frutas, verduras ou legumes para diversificar o cardápio e deixá-lo bem completo.
Nunca é demais lembrar: o que o porquinho-da-índia come é, principalmente, feno ou capim. Os vegetais nunca devem substituir o alimento mais importante para o dentucinho.
Benefícios da jabuticaba para o porquinho-da-índia
O porquinho-da-índia pode comer jabuticaba porque essa é uma das frutas mais benéficas para a espécie. Ela é rica em vitamina C. Como o organismo do pet não consegue produzir sozinho esse importante nutriente, ele precisa obter por meio dos alimentos.
A deficiência de vitamina C pode causar amolecimento ou até mesmo perda dos dentes, queda na imunidade e lesões de pele. Por isso, é muito importante manter esse componente na dieta do porquinho-da-índia.
Além da vitamina C, a jabuticaba contém ferro, fósforo e niacina, necessários para o bom funcionamento do organismo. A fruta também tem efeito antioxidante, que ajuda a eliminar radicais livres e renovar as células do corpo.
Quando não dar jabuticaba para o porquinho-da-índia?
Como você já sabe, o porquinho-da-índia pode comer jabuticaba. Contudo, é possível que o organismo de um animal específico não aceite muito bem a fruta. Por isso, ao introduzir um novo alimento na dieta do pet, comece com um pequeno pedaço e observe o comportamento do roedor nos dias seguintes.
A jabuticaba tem muita fibra, podendo causar diarreia em organismos mais sensíveis, por exemplo. Portanto, caso ocorra alteração nas fezes, vômito, falta de apetite ou qualquer outra alteração, não ofereça mais a fruta. Se necessário, procure ajuda do médico-veterinário.
Caso o pet também não mostre interesse em comer a jabuticaba, não insista. Apesar do sabor doce, alguns animais podem não gostar. Além disso, existem várias outras frutas que porquinho-da-índia pode comer, que também são ricas em vitamina C e outros nutrientes fundamentais.
Frutas que porquinho-da-índia pode comer
As frutas são essenciais para agradar o roedor. Como elas contêm frutose (açúcar do alimento), devem ser oferecidas apenas poucas vezes na semana, certo? Em excesso, principalmente em animais mais sedentários, elas podem favorecer o ganho de peso.
Para maior segurança, é essencial retirar as sementes das e lavar bem o alimento para retirar qualquer microrganismo. Se possível, é melhor oferecer orgânicos ao pet. O porquinho-da-índia pode comer jabuticaba e outras frutas, como:
- maçã;
- pera;
- pêssego;
- cereja;
- laranja;
- banana;
- melancia;
- morango;
- mamão;
- caqui;
- melão;
- amora;
- manga.
Alimentos proibidos para porquinho-da-índia
Apesar de a maioria dos alimentos naturais ser permitida ao porquinho-da-índia, alguns são potencialmente maléficos e devem ser evitados. Sempre consulte um médico-veterinário ou informações de fontes confiáveis antes de oferecer algo ao pet. Confira o que não pode ser dado ou deve ser evitado:
- uva;
- aveia;
- semente de girassol;
- alface;
- rúcula;
- batata;
- cebola;
- hortelã.
Agora que você sabe que porquinho-da-índia pode comer jabuticaba e muitos outros alimentos, está mais fácil incrementar a dieta do roedor! Confira outros conteúdos do blog da Petz para ficar por dentro de tudo sobre o seu pet favorito!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário