Se você gosta de plantas ou deseja iniciar na jardinagem, venha aprender como fazer muda de pleomele. Ela é ótima para decorar algum ambiente da sua casa ou jardim, trazendo mais vida e alegria ao local.
A pleomele é conhecida como “a planta quase impossível de matar”. Ela é uma ótima opção para os principiantes no cultivo de uma área verde ou para pessoas pouco habilidosas na jardinagem.
Origem da pleomele
A pleomele (Dracaena reflexa), conhecida como canção-da-índia, é uma planta arbustiva, ou seja, tem o caule ramificado desde a base. Ela é natural de Madagascar. O clima tropical de lá é semelhante ao do Brasil, portanto, ela se adapta muito bem ao nosso país.
O ideal é que, quando as temperaturas estão mais frias ou o tempo está seco, ela seja cultivada em ambientes internos. Assim, é possível controlar a luminosidade e manter a planta mais protegida.
Características da pleomele
A planta pleomele é bastante utilizada para paisagismo, em jardins ou para compor uma “cerca viva”. Ela também é muito comum na decoração de ambientes internos, em vasos, devido à resistência e à beleza.
Ela tem folhas longas, pontiagudas e estreitas, com cores variando do verde-escuro ao verde-claro e as bordas amarelas ou na cor creme. É uma planta de meia-sombra, mas tolera períodos diários de iluminação direta e suporta temperaturas entre 18°C e 30°C.
Em alguns casos, a pleomele apresenta leve toxicidade para seres humanos e animais. Por isso, ela deve ser deixada em locais que pets ou crianças pequenas não acessem. Isso evita possíveis problemas, como reações alérgicas e intoxicações.
Confira a lista das pleomeles mais comumente encontradas:
- pleomele variegata (reflexa): é o tipo mais comum. Tem coloração esverdeada com bordas amarelas e folhas brilhantes;
- pleomele anita: tem coloração única, com as folhas esverdeadas e alongadas;
- pleomele verde: é semelhante à variação anita, mas tem as folhas curtas e com coloração verde-clara. É ótima para cultivo em jardins;
- pleomele malaia: é semelhante à variegata, mas tem caule ereto e folhas espessas. Apresenta crescimento lento;
- pleomele thalioides: tem folhas verdes dispostas em formato de leque e aspecto “entouceirado”. Pode alcançar a altura de 1,5 m.
Após escolher qual variação de pleomele combina com o ambiente a ser decorado, venha aprender como fazer muda de pleomele. Se você quer iniciar na jardinagem, invista no cultivo dessa planta linda e fácil de cuidar!
Como fazer muda de pleomele?
Afinal, como fazer muda de pleomele? Existem duas formas, ambas muito simples. A primeira é a partir de estacas. Basta cortar um galho bonito de uma planta saudável e retirar as folhas da base. Logo após, plante-o no local escolhido.
E tem como fazer muda de pleomele na água? Sim! Corte um galho saudável, coloque-o no meio aquoso e espere que ele enraíze para plantá-lo. Esse método facilita a distribuição das mudinhas para amigos e parentes.
Como cuidar de pleomele?
Agora que você sabe como fazer a muda, quer saber como cuidar de pleomele? Essa é uma planta de meia-sombra. Ela prefere luminosidade indireta, mas tolera períodos de sol. Opte por colocar as de folhas escuras em locais sombreados, e as de folhagens claras em áreas com vento e luz direta. Esses ambientes propiciam melhor desenvolvimento para cada planta.
O solo precisa ser rico em matéria orgânica, então, vale apostar nos fertilizantes. Eles fornecem nutrientes para que a planta se mantenha bonita e cresça saudável. Você pode escolher adubos orgânicos ou inorgânicos.
Agora que você sabe como plantar pleomele e fazê-la crescer saudável, não se esqueça das podas esporádicas. Elas podem ser realizadas em épocas de baixo crescimento, para não danificar a planta.
Além disso, é ideal manter uma frequência de regas moderada. Molhe a planta apenas quando o solo estiver seco ao toque, evitando que ele fique encharcado e apodreça as raízes. Para manter uma boa drenagem, faça furos no fundo do vaso.
Como escolher o vaso ideal?
A escolha do vaso não é apenas estética! O recipiente precisa comportar o tamanho da planta adequadamente. Pode ser necessário trocá-lo, inclusive, conforme a pleomele cresce.
Não se esqueça de fazer os furinhos no fundo para melhorar o escoamento! Os vasos usados em ambientes internos podem ser menores. São ideais para prateleiras, mesas de centro ou até mesmo pendurados.
Aprender como fazer muda de pleomele é uma boa pedida aos iniciantes nos cultivos e aos amantes de plantas. Para descobrir mais dicas e materiais de jardinagem, acesse o site da Petz encontre os produtos de que você precisa!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário