Aves

Periquito pode comer alpiste? Conheça mais sobre a alimentação desse animal

Publicado em 27 de maio de 2024

Tempo de leitura: 4min

Será que o periquito pode comer alpiste? Essa ave colorida e bastante sociável é muito popular como pet. Já que esse animal é silvestre, o tutor precisa tomar cuidado para oferecer uma alimentação adequada.

Periquito verde e amarelo.

É muito comum oferecer alpiste para as aves, mas será que ele é saudável para todas? Confira, a seguir, o que periquito pode comer e mantenha o seu pet saudável.

Classificação dos periquitos

Os periquitos pertencem à ordem dos psitacídeos. Essas aves são muito inteligentes (devido ao cérebro mais desenvolvido), amigáveis e bonitas, além de terem alta expectativa de vida. Por isso, se tornam verdadeiros companheiros dos humanos.

Outros animais da ordem dos psitacídeos são os papagaios, as araras e as calopsitas. Eles são bastante ativos e sociáveis, têm penas coloridas e são capazes de repetir sons de humanos, o que aumenta a capacidade de interação com as pessoas. Por isso, são conhecidos como “aves falantes”.

Características dos periquitos

Como dito anteriormente, os periquitos são aves muito sociáveis e interagem bastante entre si e com os seres humanos. A coloração das penas também é muito chamativa.

A expectativa de vida da espécie pode chegar a 20 anos, dependendo dos cuidados. Por isso, para cuidar dessa ave, é interessante considerar esse longo prazo de convivência e se programar para mantê-la saudável por muito tempo.

Existem algumas espécies de periquitos ao redor do mundo com tamanho e coloração variados. Veja, a seguir, alguns exemplos mais conhecidos:

  • periquito-verde: tem penas verdes e coloração amarelada no peito. É encontrado na Mata Atlântica;
  • periquito-australiano: é a espécie de periquito mais comum como pet. Tem diversas variações de coloração, entre elas amarelo, azul, verde e cinza, mas todas apresentam uma mancha azul característica na bochecha;
  • periquito-de-colar: é originário do sul da China e do norte da África. Como o nome indica, ele tem uma mancha em volta do pescoço semelhante a um colar. Ele não é tão pequeno quanto os outros, chegando a medir 40 cm;
  • periquito-alexandrino: também tem uma mancha em formato de colar em volta do pescoço. Chega à altura de 60 cm e pode viver até 30 anos.

Periquito azul na mão de uma pessoa.

Alimentação dos periquitos

Essa é uma ave granívora, ou seja, se alimenta majoritariamente de grãos/sementes. Então, o periquito pode comer alpiste sem problemas! O bico curvo e forte é especializado para apreender e quebrar o alimento duro, e os dedos são adaptados para segurá-lo.

A dieta da ave também pode incluir outros alimentos, como as frutas, porém, a comida para periquito ideal é a ração própria para a espécie. A alimentação adequada é estabelecida pelo médico-veterinário e previne o surgimento de doenças, mantendo o animal saudável.

Características do alpiste

Agora que você sabe que periquito pode comer alpiste, venha conhecer mais sobre esse alimento. A maioria das pessoas não sabe que ele é uma gramínea (Phalaris canariensis) originária do mediterrâneo e comumente chamada de canary grass (“grama dos canários”), por ser muito usada na alimentação dos pássaros.

Por isso, oferecer alpiste para periquito é muito comum. A ave usa o bico para abrir os famosos grãos dourados (que são as sementes) e se alimenta apenas desse miolo, não ingerindo as cascas. Inclusive, é necessário retirá-las da gaiola após a alimentação.

O alpiste tem alto valor nutricional. O grão é uma ótima fonte proteica e energética, além de conter antioxidantes e ácido linoleico. Portanto, é um alimento muito saudável para a ave!

Porém, como já dissemos, o alpiste não pode ser a única coisa que um periquito come. O grão não é recomendado como base da alimentação da ave. O valor nutricional não supre todas as necessidades energéticas. Pela quantidade de gordura na composição, pode ser usado apenas como complemento alimentar.

Como ofertar alpiste na alimentação do periquito?

O periquito pode comer alpiste como um petisco uma vez por semana, separado da ração. Como dissemos, o grão pode ser usado apenas como um enriquecimento alimentar.

Outros alimentos também são permitidos além da ração, para variar a dieta, mas em quantidade moderada e apenas com recomendação de um veterinário. Algumas das frutas liberadas para o periquito são:

  • banana;
  • maçã;
  • mamão;
  • melão;
  • laranja.

Periquito verde e amarelo em cima de galho.

Agora, você já sabe que o periquito pode comer alpiste! No site da Petz, confira mais informações e dicas sobre o cuidado com as aves e com outras espécies e aproveite para adquirir produtos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog