Plantas

Saiba como fazer muda de dama-da-noite e perfumar a sua casa

Publicado em 09 de maio de 2024

Tempo de leitura: 5min

A dama-da-noite, ou Cestrum nocturnum, é uma plantinha cheia de romance. Encantadora, é conhecida pela sua fragrância inconfundível, liberada no começo da noite para os casais apaixonados! Saiba como fazer muda da dama-da-noite e perfume sua casa!

Vaso de barro

Se você é um jardineiro de plantão ou iniciante, não importa! A dama-da-noite cativa qualquer um que goste de plantas. Vamos falar sobre tudo que é preciso para que ela cresça saudável e exale seu cheiro agradável. Então, acompanhe!

Origem da dama-da-noite e significado de seu nome

A dama-da-noite é originária das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul e Central. Por ser tão encantadora e intrigante, é cultivada no mundo todo. Não há quem não queira ter seu perfume todas as noites em casa.

Já seu nome científico tem tudo a ver com seu perfume noturno. Cestrum deriva do grego “kestron”, que significa aroma. E nocturnum é bem fácil de decifrar, significa noturno, assim, ela é a planta de aroma noturno!

Ela é famosa pela flor que abre à noite, liberando seu perfume logo que o sol se põe. O odor fica mais forte até atingir seu pico por volta da meia-noite. As flores não morrem tão logo o sol nasce, mas vão murchando ao longo do dia.

A dama-da-noite é uma planta arbustiva, que pode ter sua altura entre 1,80 até 4 metros. No entanto, ela também pode ser cultivada como uma trepadeira e fica linda em espaços verticais, treliças e caramanchões. Seu perfume é tão forte que alcança facilmente 50 metros de distância.

Folhagem e flores da dama-da-noite

A folha da dama-da-noite é de um verde-escuro muito brilhante, de formato oval ao lanceolado e mede em torno de 8 a 10 centímetros de comprimento. A textura é lisa e a borda ligeiramente serrilhada.

Uma curiosidade sobre as folhas é que elas crescem alternadamente nos galhos. Dessa forma, encontram-se sempre uma oposta a outra. Já as flores são o charme dessa planta. Elas são pequenas, medindo cerca de 3 centímetros.

Em forma de tubo, a flor da dama-da-noite dispõe-se em cachos terminais. Sua cor mais comum é a branca, mas também podem ser verdes, amarelas ou cremes. Elas se abrem lentamente e atraem os agentes polinizadores noturnos, como os morcegos e as mariposas.

O conjunto da folhagem brilhante e das flores extremamente perfumadas da dama-da-noite cria uma combinação exótica que adiciona beleza, romance e elegância para qualquer espaço verde. Convencido a aprender como fazer muda da dama-da-noite?

Pessoa segurando um pouco de terra

Como fazer as mudas da dama-da-noite

E então, como fazer muda da dama-da-noite? Essa tarefa não é nada difícil. Como toda planta arbustiva, é possível fazer a muda da dama-da-noite por meio da propagação por estaquia. Outra forma é plantar as sementes, as quais nascem depois que as flores murcham e caem.

Veja como fazer muda da dama-da-noite por estaquia é fácil: primeiro, escolha uma planta-mãe viçosa e bastante perfumada. Corte um galho saudável não florido de cerca de 30 centímetros. Retire as folhas inferiores e deixe de 2 a 3 superiores.

Agora, prepare o vaso que vai receber a muda de dama-da-noite. Coloque algumas pedras de argila expandida no fundo, e cubra com um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Para isso, use 20% de húmus de minhoca, 50% de terra vegetal e 30% de areia de construção.

Enterre cerca de um terço da estaca no substrato. Mantenha o solo úmido, sem encharcar para que as raízes possam crescer saudáveis. Em torno de duas a quatro semanas a mudinha já enraizou! Quando ela atingir 15 centímetros de altura, é hora de plantá-la em seu local definitivo.

Como fazer o transplante e cuidar da futura dama-da-noite

Para transplantar a mudinha de dama-da-noite para seu local definitivo, é preciso ter bastante delicadeza. Retire devagar a muda do vaso, trazendo junto o torrão de terra. Não o despedace para que as raízes não fiquem expostas. E como plantar dama-da-noite?

Prepare o local definitivo com a mesma camada de argila expandida e mistura ensinada acima. Faça uma cova larga e profunda o suficiente para que o torrão de terra da mudinha não fique apertado. Coloque-a nessa cova e cubra-a com o substrato. Regue a muda sempre que a terra estiver seca.

Como cuidar da dama-da-noite

Com a muda já grande, os cuidados aumentam um pouco. Escolha o local em que ela vai ficar definitivamente. A planta gosta de sol pleno e isso favorece sua floração. Quanto mais sol, mais perfume ela exala.

A poda não é uma exigência da planta, mas, sim, uma forma de controlar sua altura e largura. Caso vá realizar a poda, faça-a no final do inverno. Retire os galhos secos e danificados sempre que possível.

vaso com terra e pá

Como fazer muda da dama-da-noite ficou fácil agora, não é? Então, corra já para uma das lojas da Petz! Nós temos tudo que você precisa para colocar a ideia em prática e ter o jardim mais perfumado de todos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog