Conheça os diferentes tipos de Buldogue e suas características!
Publicado em 08 de fevereiro de 2024Tempo de leitura: 5min
Os cães da raça Buldogue ganharam fama e conquistaram seus tutores devido às suas características físicas e personalidade. Apesar de serem parecidos, os tipos de Buldogue possuem algumas diferenças.
Os Buldogues são animais dóceis, sociáveis e excelentes companhias para crianças quando muito bem socializados, além de não serem muito grandes, o que facilita os cuidados no dia a dia. Mas você já se confundiu ao chamar um Buldogue Francês de Buldogue Inglês ou vice-versa?
Os tutores não gostam nem um pouco dessa confusão, e não é para menos! Mesmo que sejam de mesma origem, hoje em dia, são considerados raças distintas. Para que não haja mais confusão, aprenda a diferença entre os tipos de Buldogue!
Quais os tipos de Buldogue?
As raças de Bulldog foram criadas a partir de cruzamentos entre animais de outras raças, escolhendo características físicas e comportamentais. Os animais que nasciam sem alguma característica desejada eram descartados da reprodução. Assim, foram criadas novas seleções até chegar nos padrões atuais.
Em meio a esses cruzamentos, foram surgindo características mais marcantes e que agradavam mais ou menos os criadores. Então, surgiram diferentes tipos de Buldogue, como:
- Buldogue Francês;
- Buldogue Inglês;
- Buldogue Americano;
- Buldogue Campeiro;
- Buldogue Australiano;
- Olde English Bulldog;
- Ca de Bou;
- Alapha Blue Blood.
Algumas raças são consideradas raras, ainda mais no Brasil. Porém, aqui podemos encontrar no dia a dia, passeando pelas ruas, cachorro da raça Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Bulldog Americano. Por isso, daremos ênfase nas principais.
Buldogue Francês
Após a Revolução Industrial, alguns ingleses se mudaram para a França com suas famílias e animais de estimação, e lá se estabeleceram. Esses cães originários da Inglaterra foram cruzados com cães das raças Mastiff, Terrier e Dogue, que resultaram no Buldogue Francês.
As características do Buldogue Francês são suas orelhas arredondadas e apontadas para cima, corpo atlético (entre 9 e 12 kg), com 30 a 35 cm de comprimento. Sua pelagem é tigrada clara, média ou escura, ou cores fechadas, em creme ou avermelhado.
O Buldogue Francês é extremamente alegre, carinhoso, se apega facilmente ao tutor e é excelente com crianças. É um animal ativo para acompanhar as brincadeiras, mas também um companheiro para descansar.
Buldogue Inglês
Entre os tipos de Buldogue, talvez o Inglês seja o mais calmo e fácil de lidar. É um animal com nível de energia baixo perto de outras raças que era usado nos tempos passados em touradas, mas que, felizmente, se tornou um cão de companhia.
Uma das características do Buldogue Inglês mais marcantes é sua cara de bravo, cheia de dobras — diferentemente do Buldogue Francês.
O Buldogue Inglês mede cerca de 40 cm de comprimento e pesa, aproximadamente, 25 kg. Sua coloração predominante é o caramelo, com manchas brancas pelo corpo e rosto, e, claro, bochechas grandes.
Buldogue Americano
O Buldogue Americano também é descendente do Buldogue Inglês. Como o próprio nome indica, ele surgiu nos Estados Unidos, onde era utilizado como cão de caça e pastoreio.
Essa é a raça de maior porte entre os tipos de Buldogue e pode chegar a 70 cm de comprimento e 55 kg. Seus pelos são brancos, pretos ou avermelhados com manchas tigradas. Seu rosto é um pouco enrugado, lembrando o Buldogue Inglês.
Com todo esse porte e tamanho, é comum que o Buldogue Americano seja confundido com o Pitbull. Apesar da aparência que intimida, é um cão ativo e que se apega à família rapidamente.
Buldogue Campeiro
O Brasil não poderia ficar de fora e também criou o seu próprio Buldogue, o Buldogue Campeiro. Nosso Buldogue é resultado de cruzamentos entre o Buldogue Inglês e o Bull Terrier, mas ainda não foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional.
A característica física do Buldogue Campeiro é seu porte musculoso, podendo chegar a 45 kg e 53 cm de comprimento. Ele era usado principalmente como cão de pastoreio, sendo muito inteligente e obediente.
Assim como os outros tipos de Buldogue, o Campeiro tem cara de mau, mas é só aparência. Ele é um animal muito dócil e sociável, portanto, uma ótima opção para lidar com crianças.
Cuidados necessários com os Buldogues
Todos os cachorros precisam de cuidados básicos com sua saúde física e mental, como vacinas, vermífugos, controle de pulgas e carrapatos. No entanto, os Buldogues precisam de uma atenção a mais em alguns aspectos.
O principal deles é quanto à respiração. Os Buldogues são animais braquicefálicos (com o focinho achatado e mandíbula proeminente), e isso pode dificultar a respiração, principalmente em dias quentes. Os olhos saltados também correm mais risco de sofrerem lesões.
As dobras da face podem acumular sujeira e umidade, o que predispõe a infecções fúngicas e bacterianas. É importante mantê-las limpas e secas. A expectativa de vida do Buldogue é de, aproximadamente, 12 anos. Alguns problemas tendem a se agravar com o avanço da idade.
Algumas particularidades físicas diferem os tipos de Buldogue, mas todos são amáveis e fáceis de encantar. Para conhecer ainda mais sobre as raças, acesse agora mesmo o blog da Petz e saiba tudo sobre seu animal favorito.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário