Aves são animais muito curiosos, principalmente os psitacídeos. Por isso, cuidar bem deles inclui saber o que podem ou não comer. Você sabe se o papagaio pode comer goiaba, por exemplo? Não? Então, continue nos acompanhando!
O melhor cenário para a ave seria ter seu habitat natural dentro de nossas casas, mas isso é quase impossível. O esforço do tutor em fazer com que o pet se sinta “em casa” passa pela alimentação, além de outros fatores. Por isso, o assunto de hoje é: papagaio pode comer goiaba?
Goiabas e papagaios
Quando falamos sobre frutas para cães e gatos, sabemos que elas são ofertadas como petiscos, e não como a base de sua alimentação. No entanto, quando pensamos em o que papagaio come, esses vegetais podem ser a base de sua dieta.
Sendo assim, escolher com cuidado os alimentos para papagaio é importante para que ele tenha saúde. Com isso, o tutor pode pensar que, como são ingredientes da natureza, as frutas são fonte de nutrientes para os bicudos.
A goiaba, um fruto genuinamente brasileiro, faz parte da dieta das pessoas, seja pela abundância, seja pelo sabor característico ou até mesmo pela facilidade de cultivo. Mas será que podemos estender isso aos psitacídeos?
Sim, o papagaio pode comer goiaba! O tutor que já ofereceu a fruta para a ave deve ter notado que ela gosta bastante e, quando saciada, pode até mesmo brincar com suas sementes.
Como oferecer goiaba aos papagaios?
Já que o papagaio pode comer goiaba, como oferecê-la? Será que ele pode comer a casca? E a quantidade ideal a ser dada? Vamos resolver essas questões a seguir.
O papagaio pode comer a fruta com casca. Para tanto, lave bem a goiaba para retirar qualquer sujidade. Retire, com o auxílio de uma faca, as partes com cor marrom ou amolecidas.
Além disso, procure oferecer a goiaba orgânica. Assim, o penudo não fica exposto aos agrotóxicos usados em cultivos comuns. Se isso não for possível, o tutor pode considerar retirar a casca da goiaba.
Em relação à quantidade, se a fruta for oferecida sozinha, meia goiaba média é suficiente para o papagaio. Se for dada em uma salada de frutas, um quarto está de bom tamanho.
Variedades da goiaba e seus nutrientes
Existem muitas variedades de goiaba, mas as mais comuns e fáceis de encontrar são a goiaba vermelha ou rosada, com a casca amarela, e a branca, com a casca verde.
A branca possui mais vitamina C do que a vermelha. Esta, por sua vez, possui mais licopeno do que a branca. O licopeno é um excelente antioxidante, por isso, é importante no combate aos radicais livres, presentes também nas aves.
Ambas são frutas com poucas calorias. A goiaba rosada possui 54 calorias em 100 g. Já a branca é mais leve, possuindo 52 calorias em 100 g. Elas também são ricas em vitamina A, fibras, sódio, cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo.
Benefícios da goiaba
A vitamina C presente na goiaba é excelente para aumentar a imunidade de quem a consome, o que protege seu corpo contra a invasão de micro-organismos, como bactérias e vírus.
O licopeno, as fibras e o potássio auxiliam na boa manutenção do sistema circulatório. O consumo regular da goiaba mantém os níveis de colesterol ruim baixos e a pressão sanguínea dentro da normalidade.
A vitamina A é um dos melhores amigos das aves, pois protege sua mucosa respiratória. Afinal, todo tutor desses animais sabe que o sistema respiratório deles é um ponto fraco a ser observado.
Se o papagaio estiver acima do peso, a goiaba é um bom aliado no seu regime. Isso porque o alto teor de fibra proporciona boa saciedade e contém menos calorias do que a laranja, a maçã e a uva.
Pode dar doces de goiaba para o papagaio?
Como dissemos, a goiaba é muito consumida em nosso país — não só in natura, mas também em forma de geleias, caldas, doces e biscoitos, conhecidos como “goiabinha”.
Apesar de serem extremamente saborosos, esses tipos de alimentos não podem ser oferecidos ao papagaio, pois são ricos em açúcares. Esse consumo pode causar lipidose hepática na ave.
A lipidose hepática é uma condição que leva o fígado a ter um grande acúmulo de gordura, impossibilitando seu bom funcionamento. Infelizmente, é uma doença bastante comum nas aves de cativeiro, principalmente os psitacídeos, e de fácil prevenção com uma dieta equilibrada e adequada à espécie.
Como dar uma dieta equilibrada para o papagaio?
O que papagaio pode comer? A recomendação mais importante para ter uma alimentação equilibrada é que a base da dieta do papagaio não pode ser o mix de sementes e grãos, principalmente com excesso de girassol. Essa é uma grande causa da lipidose hepática.
A base da alimentação do papagaio deve ser a ração extrusada, um alimento completo e balanceado, com ingredientes selecionados e com tudo que a ave precisa para ficar saudável e bem-alimentada.
Além disso, existem frutas que papagaio pode comer, e verduras e legumes também podem ser oferecidos como extras na dieta da ave. Além de serem saborosos, eles promovem o enriquecimento ambiental, ponto muito importante a ser observado no cuidado de psitacídeos.
Enfim, o papagaio pode comer goiaba e ela possui muitos benefícios! Ficou com dúvidas a respeito da ração extrusada? Então, visite uma das lojas da Petz e conheça um pouco mais sobre ela com nossos profissionais especializados em alimentação de aves!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário