Cachorro pode comer pinhão com casca? Será que o alimento está permitido?
Publicado em 27 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 4min
Derivado da pinha, o pinhão é uma espécie de semente de árvores pinaceaes e araucárias. Ele faz muito bem aos humanos, mas você pode ficar em dúvida se o cachorro pode comer pinhão com casca ou sem. Isso porque a forma de oferecer pode ser diferente para os pets.
Se você é fã dessa semente, vai gostar de saber se o seu cachorro pode comer pinhão com ou sem casca. Pode ser que esse alimento esteja presente com frequência em sua casa e você fique com medo de oferecê-lo ao cão. Agora, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Cachorro pode comer pinhão?
Antes de iniciar no tema, precisamos confirmar com você: o seu cachorro pode comer semente de araucária. Esse petisco tem diversos benefícios para a saúde do seu peludo.
Ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Tudo isso contribui positivamente para o bem-estar e a saúde do seu amigo de quatro patas. Agora, você precisa saber se o cachorro pode comer pinhão com casca ou não.
Pode dar pinhão com casca para o cachorro?
Não, o cachorro não pode comer pinhão com casca. É preciso retirar toda a “pele” do alimento para que seu pet possa saboreá-lo. Caso você não tire, a semente pode fazer mal ao cãozinho.
O pinhão sem casca tem as mesmas fontes de fibras e minerais, por isso, pode tirar tudo sem medo para dar a semente ao cão. Existem mais alguns detalhes que você precisa saber na hora de servir o petisco ao seu pet. Vamos explicar no próximo tópico.
Como servir o pinhão para cachorro?
A melhor forma de servir o pinhão para cachorro é cozido ou assado. Nada de dar a semente crua para o seu animal. Então, faça um dos dois modos de preparo, retire a casca e não adicione sal.
O pinhão deve ser servido em pedaços pequenos que sejam fáceis para o seu cachorro digerir. Para deixá-lo no ponto certo, o ideal é cozinhar a semente entre 30 a 40 minutos na panela de pressão, ou então, deixando esse tempo no forno.
Cuidado com a quantidade
Para saber quantas porções de pinhão o cachorro pode comer, é muito importante consultar o veterinário. Isso porque cada pet tem suas características, e alguns podem não ser liberados para comer o alimento.
Além disso, o pinhão é muito calórico, podendo acarretar consequências ruins para a vida do cachorro no futuro. Por isso, as porções não costumam ser muitas por semana ou até mesmo por dia. O veterinário deve liberar a quantidade ideal de acordo com a rotina do seu peludo.
Sirva como petisco
Por mais que seu cão adore comer o pinhão, é preciso tomar cuidado com as porções, como dissemos. Esse alimento deve entrar na dieta somente como um petisco de vez em quando. Leve em conta a opinião do especialista e as calorias da sementinha.
Não substitua uma refeição completa, como a ração, por uma porção de petiscos. Isso não vai fazer bem para a saúde do pet nem para a dieta que ele segue. Por isso, o ideal é sempre pedir orientação e autorização do especialista que acompanha o cachorro.
Benefícios do pinhão para cachorro
O cachorro não pode comer pinhão com casca, mas o alimento descascado pode ter muitos benefícios a ele. Naturalmente, a semente de árvore é antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento das células.
Suas fibras ajudam a garantir o bom funcionamento intestinal e a fortalecer também o sistema digestivo. O metabolismo é beneficiado com todos os minerais presentes no pinhão. Porém, é válido ressaltar que mesmo com tantas coisas boas, as calorias do alimento podem ser excessivas quando ele é consumido com frequência.
Contraindicações
Você já descobriu se o cachorro pode comer pinhão com casca ou não. Agora, vamos contar a você o que alguns cães específicos não podem consumir de nenhuma forma porque pode fazer mal a eles.
Os cães diabéticos, obesos ou que tenham doenças renais crônicas não podem consumir pinhão. Isso porque seus componentes podem fazer mal e intensificar essas enfermidades nos pets. Por isso, o melhor é procurar petiscos seguros e indicados para eles, que não causem nenhum tipo de risco.
Caso o seu cachorro possa comer pinhão, lembre-se de seguir as orientações de preparo para oferecer a ele. Se o cão não gostar do sabor, não insista. Deixe ele à vontade para escolher o petisco na hora em que for liberado.
É fato que o cachorro não pode comer pinhão com casca, mas você pode oferecer o alimento de outras formas. Também pode procurar outros tipos de petiscos que são saudáveis para os cães. A Petz tem todas as opções para os bichinhos, você pode encontrar tudo em nosso catálogo e aproveitar!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário