Será que cachorro pode comer casca de laranja?
Publicado em 13 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Um cão precisa se alimentar bem, com base em proteínas, bons nutrientes e vitaminas. Também deve se hidratar de forma assertiva, diariamente. Isso o mantém saudável, sem maiores problemas. Porém, será que cachorro pode comer casca de laranja?
A laranja é um alimento rico em potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, fibras e vitamina C. No entanto, o cachorro consegue produzir essa vitamina de forma natural, portanto, a suplementação dela não é necessária, como acontece com os humanos.
Como a produção de vitamina C funciona no cão?
A produção de vitamina C no organismo do cão funciona da seguinte forma: o organismo é capaz de sintetizar o ácido ascórbico por meio do fígado pela glicose. Isso significa que ele não precisa fazer a reposição pela alimentação ou pelos suplementos alimentares.
Apesar disso, cachorro come laranja, sim, pois os outros nutrientes presentes nela são superimportantes para ele, como o ferro ou o potássio, por exemplo. Porém, somente uma alimentação bem desenvolvida e equilibrada para o pet, prescrita por profissionais, pode nutri-lo por completo e da forma correta.
Casca de laranja faz mal para o cachorro?
Será que cachorro pode comer casca de laranja? A resposta é não. Isso porque ela é considerada uma parte indigesta da fruta, podendo causar desequilíbrios gastrointestinais, como a obstrução do sistema digestivo, por exemplo. Você pode oferecer a fruta sem sementes e sem a casca para o pet.
Inclusive, tente não oferecer os bagaços para não causar nenhum problema intestinal no cachorro. Também é importante retirar as folhas e o caule.
Benefícios da laranja para os cachorros
Além de aprender se cachorro pode comer casca de laranja, é importante conhecer os benefícios dessa fruta para o pet. Ela fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças, e ainda atua como um potente antioxidante, ajudando na liberação de toxinas do organismo do cão.
No entanto, laranja faz mal para cachorro que tem diabetes, pois é rica em açúcares. Inclusive, cães acima do peso também não devem consumi-la. Pets que têm problemas gastrointestinais e sensibilidades internas devem se alimentar de outras frutas, por causa do alto teor de acidez contido nela.
Oferecendo laranja de forma segura para o cão
Além de retirar a casca de laranja, junto das sementes, do caule e das folhas, para evitar cólicas, mal-estar e vômitos, você deve cortar a polpa em pequenos pedaços, retirando toda a pele branca. Inclusive, deve oferecê-la fresca e madura para o pet.
Mais que saber se cachorro pode comer casca de laranja, é importante evitar dar o suco da fruta para o pet, pois ele possui alto nível de açúcares e calorias, podendo comprometer a saúde do cãozinho. Vale lembrar que animais com gastrite não devem comer laranjas.
Cuidados com a quantidade de laranja oferecida
A quantidade de laranja oferecida para o cachorro é algo importante a ser levado em consideração. Isso porque o exagero pode causar sérios problemas para o pet, como o aumento dos níveis de insulina, correspondente ao desequilíbrio do açúcar no sangue, e fortes dores estomacais.
É importante procurar um médico-veterinário nutricionista para entender quantas calorias por dia o pet pode consumir. Com isso, a laranja é incluída na dieta nas quantidades exatas, como um petisco para os pets que gostam da fruta.
Cachorro pode comer industrializados derivados da laranja?
O cachorro não deve comer industrializados de nenhuma fruta, como sorvetes, iogurtes, sucos de caixinha, entre outros. Isso porque eles podem conter substâncias e ingredientes prejudiciais à saúde do pet. Além disso, a maioria possui alto índice de açúcar e conservantes.
É importante ficar atento aos cachorros alérgicos. Caso você ofereça a laranja ao pet e perceba sintomas diferentes, suspenda a fruta imediatamente e leve-o ao médico-veterinário para pedir orientações.
Alimentos e frutas proibidas para cachorro
Afinal, quais são os alimentos que cachorro não pode comer? Comidas ultraprocessadas e industrializadas, como salgadinhos, sucos com corante, chocolate, presunto e salsicha. Café, bolachas, comidas altamente gordurosas, cebola e alho também não podem ser oferecidos ao pet.
Quais são as frutas que o cachorro não pode comer? Abacate, uva, carambola, cereja e macadâmia são alguns exemplos que o cão não deve ingerir. Algumas delas apresentam substâncias que causam diarreia, vômito, intoxicação e até questões mais graves, como falência renal e dificuldade em respirar.
Outras frutas que o cachorro pode comer
Além da laranja, as frutas que o cachorro pode comer são: banana (sem casca), amora, goiaba (pode ser oferecida com casca e sementes), laranja, abacaxi, framboesa, melão, pêssego, maçã, mamão (sem sementes), melancia, manga, morango e pera. As cascas duras e indigestas devem ser retiradas.
Viu como é importante saber se cachorro pode comer casca de laranja? Não esqueça que aqui, no blog da Petz, temos várias outras dicas de bons hábitos alimentares e dietas saudáveis para o cão. Não deixe de conferir nossos artigos para aprender como cuidar melhor do amiguinho de quatro patas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário