Será que cachorro pode comer maçã com casca?
Publicado em 05 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Nutritiva e saborosa, a maçã é muito aceita pelos pets. Dificilmente, um cãozinho não tem interesse por essa fruta. Com aqueles olhinhos de pidão, ele convence os tutores a compartilharem um pedacinho. Porém, cachorro pode comer maçã com casca? Continue a leitura para descobrir!
Maçã faz bem à saúde
Assim como para os seres humanos, a maçã traz muitos benefícios à saúde dos pets, inclusive, você pode dar maçã com casca para cachorro sem problemas. A fruta é rica em vitamina A e C, com pouco calórica, então o cachorro pode comer maçã com casca mesmo se for mais gordinho, desde que não ocorram exageros.
Outros nutrientes fornecidos ao organismo graças à oferta de maçã para cachorro incluem vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo. Na casca, estão presentes pectina e fibras, que auxiliam a digestão.
Benefícios da maçã para os pets
Ao oferecer petiscos para os pets, é importante que as opções sejam saudáveis e não prejudiquem a saúde. As frutas são excelentes para agradar ao paladar dos peludos. Além de receberem um alimento nutritivo, eles ficam muito felizes.
Portanto, não se trata somente de saúde, mas também de um momento de prazer para o cão. Agora que você já sabe que cachorro pode comer maçã com casca, conheça melhor os benefícios que essa deliciosa fruta proporciona aos cães:
- melhora a visão: a alta concentração de vitamina A melhora a saúde dos olhos e previne a cegueira noturna;
- mantém a pele mais saudável: as vitaminas presentes dão mais brilho aos pelos e viscosidade à pele;
- auxilia na digestão: as fibras presentes, especialmente na maçã com casca, regulam o trânsito intestinal;
- diminui o colesterol: as fibras previnem o acúmulo de gordura em artérias e veias;
- auxilia na saúde bucal: a casca da maçã funciona como um adstringente e ajuda a prevenir a formação de tártaro;
- retarda o envelhecimento: possui ação antioxidante contra radicais livres que danificam as células;
- hidrata: tem alto teor de água e ajuda a prevenir a desidratação.
Todas as partes da maçã podem ser oferecidas?
Os cachorros podem comer maçã, mas nem todas as partes. As sementes e o caule possuem substâncias que podem ser nocivas aos peludos se forem consumidas em excesso, causando intoxicação, problemas respiratórios e convulsões. Em animais de pequeno porte, podem causar engasgo também.
Como incluir a maçã na dieta do cachorro
Já que o cachorro pode comer maçã com casca, é interessante oferecê-la in natura para aproveitar ainda mais os benefícios da fruta. Se preferir descascá-la, não tem problema.
Os cuidados para dar a maçã para o cachorro são iguais aos da maioria das frutas. Basta higienizar bem e retirar as sementes. Não dê a fruta inteira para evitar engasgo. Prefira pedaços de acordo com o tamanho do peludo.
A maçã pode ser servida crua, cortada ou raspada. Alguns tutores gostam de fazer picolés nos dias quentes. Essa é uma excelente maneira de se refrescar de forma saudável. Lembre-se que o picolé deve ser feito à base de água filtrada, em vez de leite.
Quantidade ideal de maçã para cada pet
Mesmo sabendo que o cachorro pode comer maçã com casca sem maiores riscos, o excesso nunca é bem-vindo. As frutas e quaisquer outros petiscos devem sempre ser complementares à alimentação à base de ração ou comida caseira, elaborada por um médico-veterinário, de preferência nutricionista.
A quantidade exata de maçã para os cães não é bem definida, pois tudo varia conforme o peso e o estilo de vida do animal. Ou seja, o importante é que o cachorro nunca deixe de se alimentar de forma adequada, sem que os petiscos influenciem o peso.
De uma maneira geral, as maçãs podem ser oferecidas como uma sobremesa, após a refeição principal ou um lanche da tarde. Com a ajuda de um médico-veterinário, é possível estipular a quantidade e a frequência adequadas de petiscos para cada animal.
Os filhotes de cachorro podem comer maçã
A maçã é boa e nutritiva em qualquer fase da vida, portanto, o cachorro filhote pode comer maçã. Após o desmame, ocorre a introdução de ração seca e/ou úmida. Assim que o peludo estiver bem adaptado a essa nova dieta, é possível introduzir a maçã em pequenas porções.
Nessa fase, o filhote está descobrindo o mundo e todos os sabores. É bem provável que ele ame comer maçã com casca. Como ele ainda não tem o senso de saciedade bem desenvolvido, é importante ter bastante controle quanto à quantidade oferecida nessa idade.
Durante o adestramento, podem ser usados pequenos pedaços da maçã com casca como forma de recompensa. Sempre que o peludo acertar o comando dado, ofereça a fruta. Com certeza, ele vai adorar.
A maçã é uma fruta bastante nutritiva. Felizmente, o cachorro pode comer maçã com casca de forma segura. Para conhecer mais sobre alimentação natural para seu amigo de quatro patas, não deixe de visitar o site da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário