Cachorro pode comer casca de batata ou faz mal?
Publicado em 05 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Os tutores sempre querem oferecer o que há de melhor para seus pets, principalmente quando se trata de alimentos. Saber o que oferecer ou não é muito importante para evitar problemas. Por isso, o tema de hoje é: cachorro pode comer casca de batata?
Alguns alimentos, mesmo sendo naturais, podem conter substâncias que a planta usa para se proteger de predadores, chamadas de antinutrientes. Sendo assim, nem todo vegetal serve para nossos cães comerem.
Os antinutrientes
Os antinutrientes são substâncias naturalmente presentes em vegetais para a proteção. Eles recebem esse nome pela ação que provocam no organismo: interferem na absorção dos nutrientes. Então, qual é a relação dos antinutrientes e saber se cachorro pode comer casca de batata?
Solanina: o antinutriente das solanáceas
As solanáceas são plantas herbáceas ou arbustivas, dotadas de tubérculos na maioria. O nome “solanácea” vem da grande quantidade de solanina que essas plantas apresentam.
A solanina é um glicoalcaloide que, dependendo da quantidade ingerida, pode causar alterações gastrointestinais, como vômito e diarréia, e depressão do sistema nervoso central. Portanto, ela é considerada perigosa para nós, humanos, e para nossos pets.
Ela está presente na berinjela, nos tomates, nas pimentas, na páprica, na beterraba, no quiabo, e adivinha onde também? Na batata-inglesa! Não é à toa que o nome científico dela é Solanum tuberosum.
De todos os vegetais citados acima, a batata-inglesa é a que mais contém a solanácea, com uma casca que concentra aproximadamente 90% desta substância. Então, essa é a resposta à pergunta se cachorro pode comer casca de batata: não mesmo!
Como diminuir a chance de ingerir a solanina?
Não é possível zerar a produção de solanina na planta, mas sim seguir algumas dicas sobre como armazenar e consumir a batata-inglesa. Mesmo com essas dicas, jamais dê a casca de batata ou a batata crua para seu cachorro.
- O armazenamento correto da batata diminui a produção de solanina. Sendo assim, deixe-a em um local com pouca incidência de luz natural ou artificial;
- Se a batata estiver brotando, isso significa que ela está produzindo muita solanácea para evitar a predação das folhas. Não forneça essa batata ao cachorro (nem a consuma);
- A batata com a casca verde também está cheia de antinutrientes. Mesmo descascando-a, eles continuam no alimento. Também não é recomendado consumi-la;
- Somente o cozimento em água fervente inativa a solanina. O cozimento no micro-ondas ou a vapor não a destrói! Dessa maneira, cachorro pode comer batata cozida e descascada!
Solanina e doenças osteomusculares
Alguns nutricionistas humanos e veterinários relacionam a ingestão das solanáceas em longo prazo com a piora de problemas osteomusculares, principalmente nos indivíduos com predisposição genética a doenças como artrite, artrose, displasia coxofemoral e problemas na coluna.
Alternativas ao consumo da batata inglesa
O cachorro pode comer batata, mas, com tantas restrições e poucos nutrientes importantes para o animal, a ideia de colocá-la na lista de ingredientes da dieta do pet já não faz tanto sentido.
Sendo assim, que tal substituir esse legume por outro mais interessante “nutricionalmente” falando? A batata-doce, a mandioquinha (também chamada de batata-baroa), o cará e o inhame são mais nutritivos e possuem menor índice glicêmico, além de serem muito mais saborosos.
O sabor da batata-doce é muito apreciado pelos cachorros. Porém, se você está se perguntando se cachorro pode comer casca de batata-doce, há controvérsias: tem quem diga que pode, pois é rica em fibras, e quem diga que a casca causa gases. Então, é melhor tirá-la.
Além de a casca de batata para cachorro e a própria batata nas condições que dissemos acima serem tóxicas para o cão, muitos outros alimentos naturais podem fazer mal. Alguns, como as nozes e a cebola, são bem conhecidos dos tutores. Outros, nem tanto. Veja nossa lista:
- abacate;
- uva;
- uva-passa;
- maracujá;
- açaí;
- carambola;
- limão;
- cebolinha;
- espiga de milho;
- cogumelos;
- caroços e sementes de frutas.
Uma curiosidade sobre os brócolis
Os brócolis e todos os vegetais da família das crucíferas contêm outro tipo de antinutriente, o glicosinolato, que pode diminuir a produção dos hormônios da tireóide e, a longo prazo, causar hipotireoidismo. Desta maneira, eles não devem ser oferecidos diariamente.
Ácido oxálico e pedras nos rins e bexiga
Alimentos como o espinafre, a acelga e as folhas da beterraba contêm ácido oxálico, que está envolvido na formação de cálculos de oxalato de cálcio (conhecidos como pedras) nos rins e na bexiga.
Se o pet tem tendência a formar essas pedras, evite esses vegetais na dieta deles. Para oferecê-los aos cães ou consumi-los com segurança, cozinhe-os bem e jamais reaproveite a água do cozimento, é nela que o antinutriente fica.
Com tudo isso que dissemos sobre os alimentos, se o cachorro pode comer casca de batata, é possível concluir que é preciso pelo menos um pouco de conhecimento sobre nutrição para oferecer qualquer ingrediente para nossos pets.
Sendo assim, nossa recomendação é que o tutor sempre procure um veterinário nutricionista para receber orientação e encontrar a melhor dieta para cada animalzinho, com tudo que ele gosta!
Com toda essa informação sobre se cachorro pode comer casca de batata, se você quiser alimentar o peludo com alimentação natural de qualidade, visite a loja da Petz e conheça nossos produtos naturais.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário