Roedores

Será que porquinho-da-índia pode comer comida de hamster? Descubra!

Publicado em 02 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

A alimentação é um fator de extrema importância para a qualidade de vida e a longevidade de todos os animais. Quando os pets fazem parte de um mesmo grupo e são parecidos, é comum acreditar que podem comer o mesmo alimento, como as rações. Será que porquinho-da-índia pode comer comida de hamster, por exemplo?

porquinho-da-índia peruano deitado.

Mesmo que o porquinho-da-índia e o hamster sejam roedores, são espécies diferentes. Assim, seus organismos trabalham de maneira distinta e necessitam de nutrientes específicos.

Uma grande diferença inicial é que o hamster é onívoro e o porquinho-da-índia é herbívoro, portanto, eles não podem compartilhar a mesma comida. Continue a leitura e descubra mais diferenças entre essas espécies!

Animal herbívoro X animal onívoro

Animais onívoros, como o hamster ou os seres humanos, são aqueles que conseguem fazer a digestão de praticamente todos os alimentos, seja de origem animal ou vegetal. Quando comem carne, legumes, verduras ou frutas, são capazes de absorver e aproveitar os nutrientes contidos no alimento.

Já o porquinho-da-índia, sendo um animal herbívoro, não consegue digerir e absorver proteínas de origem animal (carne, vísceras, leite, ovos…). Inclusive, se fizer isso, pode ter problemas de saúde. Portanto, a alimentação do porquinho-da-índia precisa ser à base de vegetais, somente.

Outras diferenças entre hamster e porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia pode comer comida de hamster e ter prejuízos a sua saúde, pois a principal diferença está no processo digestivo, como mencionado anteriormente. Porém, outras diferenças físicas, biológicas e comportamentais também são evidentes.

Mesmo que pequeno, o porquinho-da-índia é relativamente maior do que o hamster, e podemos considerar que é um pouco mais sociável. Não que o hamster não sinta afinidade pelo tutor, mas o porquinho-da-índia demonstra um pouco mais de apego.

Outra diferença muito considerável é o tempo de vida. Enquanto o hamster vive, em média, três anos, o porquinho-da-índia pode chegar aos oito anos de idade. Essas pequenas diferenças mudam a escolha da alimentação de ambos os animais, pois devem ser adaptadas às suas necessidades.

Porquinho-da-índia pode comer ração de hamster?

Como vimos, devido às diferenças entre as espécies, a comida para porquinho-da-índia não pode ser a mesma que a do hamster, principalmente a ração. A ração do hamster pode conter proteína animal, que não faz bem para o porquinho-da-índia, por exemplo.

Além disso, as necessidades energéticas são diferentes entre um animal e outro, devido ao metabolismo, atividade física e tamanho. Cada porção de ração contém calorias diferenciadas e nutrientes variados, que podem causar desequilíbrio alimentar se administrados de forma errada.

Sendo assim, jamais dê a ração de hamster para o porquinho-da-índia ou misture a ração deles. Por outro lado, existem situações em que o animal pode comer comida de hamster, quando se trata de frutas e vegetais. Ambas as espécies adoram e compartilham esses alimentos.

porquinho da india pode comer abacaxi meio

Alimentos que porquinho-da-índia pode comer

Além de ração própria para porquinho-da-índia, esse pet pode se beneficiar de vários alimentos naturais que complementam sua dieta e oferecem mais vitaminas e qualidade de vida. Confira o que o porquinho-da-índia come.

Esse roedor precisa mastigar sempre para desgastar os dentes, e o feno de capim pode ser oferecido livremente com esse propósito. Além disso, garante bem-estar ao animal e contribui para o bom funcionamento do intestino, por ser rico em fibras.

As frutas podem ser dadas até três vezes por semana, desde que bem higienizadas, sem sementes e cortadas em pequenos pedaços. Amora, banana, caqui, goiaba, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango e pera costumam agradar o dentucinho.

Legumes e verduras também podem ser introduzidos na dieta: as verduras, diariamente, e os legumes, cerca de três vezes na semana. Algumas opções são: abóbora, almeirão, abobrinha, beterraba, chicória, brócolis, couve, chuchu, cenoura, escarola, espinafres, rúcula e repolho.

Necessidade de vitamina C

Outro detalhe importante é que o porquinho precisa ingerir vitamina C, pois seu organismo não produz ácido ascórbico. As frutas cítricas, ricas em vitamina C, podem complementar a dieta. Sob a orientação do médico-veterinário, alguns animais precisam de suplementos.

Alimentos que porquinho-da-índia não pode comer

Já mencionamos o que porquinho-da-índia não pode comer, como as carnes. Além disso, o feijão e a batata-verde podem ser tóxicos para seu organismo. A alface pode comprometer a digestão e causar diarreia, então, deve ser evitada.

Todos os tipos de frituras, açúcares e alimentos industrializados também devem passar longe do pet. Esses tipos de alimentos contêm muito sal e conservantes, não sendo nutritivos. Além de alterações digestivas, eles podem causar problemas de saúde a longo prazo.

O que o hamster come de diferente?

Os mesmos vegetais que o porquinho-da-índia come, o hamster também pode comer. Além disso, os hamsters se alimentam de frango e ovo cozido, alimentos proibidos para o outro pet.

Porquinho-da-índia pode comer comida de hamster e ter prejuízos, mas eles também podem compartilhar as variedades de vegetais e frutas. Que tal conhecer ainda mais sobre os animais no blog da Petz? Acesse agora mesmo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog