Gatos

Confira se gato pode comer leite em pó aqui!

Publicado em 14 de julho de 2023

Tempo de leitura: 4min

Leite e gato parecem a dupla perfeita no imaginário popular. Tanto é que os desenhos animados sempre mostram um gatinho bebendo leite. Porém, será que o gato pode comer leite em pó?

gatinhos em grama olhando para o lado

Continue acompanhando este artigo para descobrir se o gato pode tomar leite de vaca em pó!

Qual é a constituição do leite de vaca?

Para saber se o gato pode comer leite em pó, o tutor precisa conhecer a composição do leite de vaca. Ele é uma mistura de 87% de água e substâncias sólidas: proteínas (de 3,2% a 3,5%), como a caseína, a lactoglobulina e a lactoalbumina, carboidratos (de 4% a 5%), como a lactose, as gorduras (de 3,5% a 4,5%) e minerais (de 0,7% a 0,8%), entre os quais, o cálcio se destaca pela grande quantidade.

A título de curiosidade, em uma xícara de leite de vaca, existem 300 miligramas de cálcio. Essa quantidade representa ⅓ da porção diária recomendada para homens e mulheres adultos.

Por que conhecer a composição do leite de vaca é tão importante?

A importância vem da comparação do leite de vaca com o leite da mamãe gata: 43% de proteína, 25% de gordura, 26% de carboidratos e 4% de minerais. É possível perceber que o leite de vaca (em pó ou reconstituído) não tem nada a ver com o leite felino.

Então, a resposta para a pergunta “gato pode comer leite em pó?” fica clara: não! O intuito de fornecer um alimento é suprir as necessidades nutricionais. Como ficou evidente, o leite de vaca não faz isso para o felino.

Embora o leite de vaca não seja tóxico para o gato, deve ser considerado um dos alimentos que gato não pode comer, uma vez que não traz nenhum benefício nutricional.

Risco de alergia e intolerância à lactose

Além da composição diferente, os riscos do bichano ter crises alérgicas ou intolerância à lactose quando ingere leite de vaca são grandes. Entenda a diferença entre a alergia e a intolerância.

Alergia ao leite de vaca

A alergia ao alimento ocorre quando o corpo reconhece e ataca de forma exagerada alguma proteína, causando muita inflamação e sintomas agudos logo após a ingestão.

Intolerância ao leite de vaca

A intolerância ao alimento ocorre quando a enzima que digere determinada substância não é produzida ou é produzida de forma escassa. Sendo assim, o alimento não é completamente metabolizado e causa sintomas gastrointestinais um pouco após a ingestão.

Exceção à regra

Você já sabe se o gato pode comer leite em pó derivado do leite da vaca. No entanto, existe uma opção em pó, de uso veterinário, que substitui o leite da mamãe gata quando ela não produz o suficiente para todos os bebês, falece ou some.

A exceção a essa regra é que o filhote de gato pode tomar leite em pó quando se trata desse substituto, que possui as mesmas características do leite materno felino.

gatinho deitado olhando para frente

Então, caso o tutor encontre uma ninhada sem a mamãe, pode dar esse leite em pó sem se preocupar com a falta ou o excesso de nutrientes. Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos para animais.

O produto deve ser oferecido seguindo as instruções de diluição expressas no rótulo (tornando-o líquido), e nunca oferecido na forma de pó – pois há risco de aspiração e consequente pneumonia

Lista de alimentos proibidos para gatos

Quando o tutor pensa em uma lista de o que gato não pode comer, deve ter em mente alguns alimentos proibidos, bem conhecidos dos veterinários e que vão além do leite e dos derivados. Esses ingredientes devem passar longe do pratinho de comida do bichano. Confira!

Doces

Os doces humanos são feitos com ingredientes que incluem açúcar e gordura. Quando em excesso, eles podem causar danos ao tecido do fígado e do pâncreas, causando insuficiência desses órgãos e diabetes.

Uva

A uva possui uma substância ainda não identificada que causa a insuficiência renal aguda. Apenas quatro unidades são capazes de causar danos para um gato de peso médio. Sendo assim, é um tipo de comida que gato não pode comer.

Embutidos

São considerados embutidos: presunto, apresuntado, salame, peito de peru, salsicha e mortadela, produtos cárneos processados e adicionados de condimentos e sal. Esses condimentos, como a cebola, por exemplo, são tóxicos para os gatos.

Peixe cru

Alguns peixes crus possuem uma enzima chamada tiaminase, que degrada a vitamina B1 (tiamina). Dessa forma, ocorre a hipovitaminose B1, e o pet apresenta sintomas nervosos graves, como convulsões, em torno de 3 meses após o início da ingestão do peixe cru.

gato bebendo leite em caneca branca

Saber se o gato pode comer leite em pó faz parte dos cuidados que o tutor deve ter com o pet para mantê-lo saudável. Na dúvida, ofereça alimentos comerciais seguros e saborosos, que você só encontra nas lojas da Petz. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog