Qual cachorro tem a mordida mais forte? Conheça 4 gigantes poderosos
Publicado em 11 de julho de 2023Tempo de leitura: 4min
Os cães podem morder por diversos motivos: medo, brincadeira ou treino. Alguns animais têm a mordida mais potente que outros. Quer saber qual cachorro tem a mordida mais forte?
Já há muito tempo os pesquisadores tentam descobrir esse ranking. Muitos estudos já foram publicados com um consenso entre eles. No entanto, as pesquisas não refletem totalmente a realidade, uma vez que são feitas em situações controladas.
Os testes são realizados com os cachorros recebendo um comando, por isso não é possível afirmar que eles estão dando “tudo de si”. Em uma situação real, em que a descarga de adrenalina é grande, a mordida pode ser muito mais potente.
O que se sabe ao certo sobre a força da mordida de um cachorro
A força da mordida de um cachorro é consequência de um conjunto anatômico adaptado: os dentes, os músculos da mastigação, os ossos da mandíbula e da maxila e a articulação temporomandibular.
O masseter é um dos músculos da mastigação e um dos mais importantes na lista de cachorros fortes. Quanto mais desenvolvido, mais forte é a mordida. Além disso, o focinho não pode ser tão longo, nem tão curto.
A posição do focinho também influencia a manutenção do tempo em que o cachorro morde. Quanto mais alto, mais facilmente ele respira, mantém os músculos contraídos por mais tempo e entra na lista de qual cachorro tem a mordida mais forte.
Como são feitos os testes para medir a força da mordida do cachorro?
Os testes podem ser realizados de diversas formas, mas os mais utilizados são o de estimulação com corrente elétrica e o da mordida com roupa de proteção (usada para o treinamento de cães de guarda e ataque).
No teste com corrente elétrica, o cachorro é anestesiado. Os músculos da mandíbula são estimulados com pequenos choques para a boca fechar e os dentes pressionarem um aparelho que mede a força da mordida.
Já o teste da mordida com a roupa de proteção é feito com a simulação de um ataque real do animal. Ele é estimulado a morder o braço de uma pessoa, enquanto o aparelho fica embaixo da proteção para medir a força da mordida de cachorro.
Esse aparelho gera a informação em PSI, pound force per square inch. Essa medida não é muito comum no Brasil. Basicamente, significa a força de uma libra por polegada quadrada. Então, qual cachorro tem a mordida mais forte?
Kangal, o Pastor Turco
O Kangal é originário da Ásia Central. Ele é usado como cão de pastoreio e pode lutar com ursos e lobos, por isso é de se esperar que tenha a mordida mais forte dos cães.
Achou que o ganhador seria o Rottweiler? Enganou-se! O Kangal é gigante: pode atingir 81 cm de altura e pesar entre 50 e 60 kg. Ele é agressivo com outros cães, mas bastante carinhoso com os tutores, considerado patrimônio cultural na Turquia.
Ocupando o primeiro lugar da lista de qual cachorro tem a mordida mais forte, ele possui o recorde de 743 PSI! Seria como apoiar um saco de cimento de 50 kg na ponta do dedo!
Ainda não está impressionado? Então, saiba que é melhor ser mordido por um leão que por um Kangal, o cachorro mais forte do mundo! A mordida do leão só tem 650 PSI, algo em torno de 45 kg por cm2.
Bandog
Essa raça canina inglesa não é muito conhecida no Brasil. Também é chamada de Mastim Bandog. O DNA é uma possível mistura entre o Pit Bull, o Mastim Napolitano e o Bulldog Inglês.
Trata-se de um cachorro raro, cuja raça não é reconhecida justamente por causa dessa mistura. A força da mordida é de 730 PSI. Em quilogramas, a diferença para o Kangal é de somente 1 kg.
Cane Corso
Essa raça é conhecida no Brasil, mas se você nunca ouviu falar nela, saiba que também é um gigante gentil, muito amoroso, leal com a família, inteligente e fácil de treinar.
Ele é muito musculoso, tem uma cabeça grande e um focinho um pouco achatado. O instinto de caça é forte, por isso pode não se dar muito bem com outros pets. A força da mordida é de 700 PSI.
Dogue de Bordeaux
O Dogue de Bordeaux também é chamado de Mastim Francês, uma das raças do tipo Mastim mais antigas do mundo. O primeiro registro foi feito no século XIV. Acredita-se que ele é descendente direto de um molosso gigante já extinto.
É uma raça que adora nadar, mas a prática de exercícios em dias quentes não é recomendada devido ao focinho achatado. A força de mordida é de 556 PSI ou 39 kg/cm2.
Aprender qual cachorro tem a mordida mais forte foi impressionante. Você tem um peludo com mordida forte? Então, visite a loja da Petz e encontre os brinquedos mais resistentes para ele!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário