Quando é o dia do pet sitter e qual é a importância desse profissional?
Publicado em 25 de junho de 2023Tempo de leitura: 5min
No dia do pet sitter, nada mais justo do que fazer uma homenagem a essa bela profissão que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. A cada dia que passa, os tutores buscam mais os serviços desses profissionais.
Novos cuidados com os animais vêm surgindo, e foi-se o tempo em que os pets eram criados no quintal, vivendo com o mínimo que precisavam. Atualmente, além dos cuidados veterinários, banho e tosa, muito afeto e carinho, sabemos que os eles precisam de mais atenção. Um dos responsáveis por esses cuidados é o pet sitter!
O Dia do Pet Sitter é comemorado em 5 de outubro. Para celebrar, separamos esta leitura para que você descubra tudo o que esse profissional faz e, quem sabe, procure um para ajudar na jornada e afazeres com seus filhos de quatro patas. Confira!
O que significa “pet sitter”?
O significado de pet sitter é “babá de pet”, em inglês. Essa é a comparação que fazemos com os cuidados de bebês humanos. Afinal, os profissionais praticamente exercem as mesmas funções, porém, adaptadas aos pets.
Como surgiu a profissão?
A pioneira nesse ramo foi Patti Moran, a primeira pet sitter da história, que teve a sensibilidade de notar que os pets também merecem atenção, apoio emocional e cuidados básicos quando seus tutores não estão em casa.
Ao publicar um livro sobre a teoria de como ser um cuidador de animais, Moran trouxe à tona o termo “pet sitter”. Com o passar dos anos, essa prática ficou conhecida mundialmente. Hoje em dia, existem associações e cursos profissionalizantes para formar profissionais especializados nesse tipo de serviço.
O que faz um pet sitter?
O dia a dia do pet sitter consiste em ir até a casa do cliente/tutor e fornecer cuidados básicos, mas essenciais para a segurança e o conforto do pet. O pet sitter vai alimentar, trocar a água, limpar possíveis sujeiras, dar carinho, atenção e, se for da vontade do tutor, levá-lo para passear.
A definição desse tipo de assistência é cuidar do pet enquanto seu tutor está ausente. O pet sitter fará tudo que o pai e a mãe dos animais fariam se estivessem com eles em um período do dia combinado entre ambas as partes.
O pet sitter também dá medicações?
Depende! O serviço pet sitter é mais focado em dar atenção e carinho para que o animal não se sinta sozinho e tenha supervisão. Porém, nada impede que ele colabore com as medicações prescritas pelo médico-veterinário.
Se o tutor solicitar, o pet sitter pode dar ao pet medicações orais e tópicas (de colocar na pele), seguindo as orientações do médico-veterinário. Porém, medicações injetáveis só podem ser feitas por profissionais com cursos técnicos.
Quando contratar um pet sitter?
Agora você já sabe o que é pet sitter, mas pode estar se perguntando quando é o momento de contratar um. Diversas situações podem ser facilitadas com a ajuda do pet sitter quando o tutor não pode estar presente. Há quem opte por datas específicas, outros tutores preferem o serviço diariamente. Veja alguns exemplos:
Viagens
Não é toda vez que o tutor pode levar o pet em uma viagem, e nem sempre tem alguém de confiança que possa cuidar do animalzinho. Essa é uma situação em que o pet sitter precisa ser chamado.
Mesmo que o tutor deixe comida e água suficientes para vários dias, muitos pets acabam não comendo, por estarem muito tristes sozinhos. A água pode ficar suja ou o pote pode virar, por exemplo. Para solucionar isso, o pet sitter poderá cuidar das necessidades básicas e distrair o pet com carinho e passeios!
Dia a dia
Muitos tutores trabalham o dia todo, tem outros compromissos, chegam cansados e não conseguem dar atenção total ao filho de quatro patas. Se for esse o caso, o pet sitter pode ir até a casa e oferecer companhia para o pet.
Situações específicas
Se ocorrer algum imprevisto, mesmo que o tutor esteja em casa, por que não chamar um pet sitter para auxiliar nos cuidados com o animal? Por exemplo, a chegada de um bebê humano, um problema de saúde ou quando o tutor tem um evento para ir? O pet sitter pode ser chamado sempre que a família sentir necessidade!
Pet sitter ou hotelzinho: qual é a melhor opção?
Outra opção para cuidar dos pets na ausência do tutor é deixá-los em creches e hotéis, o que também é muito bom. No entanto, para alguns animais, ser cuidado em casa pode ser mais confortável.
Essa opção evita o desconforto de andar de carro (para aqueles animais que não gostam), não interrompe a rotina, diminui as chances de contrair doenças e, principalmente, diminui o estresse de entrar em contato com pessoas desconhecidas e outros animais (caso dos pets medrosos ou bravos).
O dia a dia do pet sitter consiste nos cuidados e lazer dos animais. Gostou de saber que pode contar com esse profissional para fazer companhia para seu melhor amigo? Visite o site da Petz e confira mais informações interessantes.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário