Entenda de uma vez por todas se o gato tem visão noturna!
Publicado em 14 de junho de 2023Tempo de leitura: 5min
Os olhos dos gatos estão entre os mais lindos da natureza. E não é só sua beleza que chama a atenção e desperta a nossa curiosidade, mas também suas habilidades na noite. Afinal, será que gato tem visão noturna?
A visão noturna é a capacidade de enxergar contornos iluminados com baixa intensidade luminosa. Assim, para ter essa capacidade, ainda é necessário um pouco de luz. Afinal, é impossível enxergar na completa escuridão!
Os olhos de gatos são adaptados para ajudar na sua sobrevivência. Eles são grandes quando comparados ao tamanho de suas cabeças, como os olhos de qualquer animal de hábitos noturnos.
As adaptações dos olhos dos felinos
Vamos começar pela pupila, a parte escura no centro dos olhos e que tem a capacidade de contrair ou dilatar conforme a quantidade de luz que o olho recebe e da quantidade de adrenalina liberada no corpo do animal.
Os humanos podem adequar sua pupila à luz de 15 formas diferentes. Já os bichanos possuem espantosos 300 modos de dilatar ou contrair a pupila conforme a intensidade da luz! Nos felinos, a pupila fica em forma de fenda na presença de muita luz e também indica que o pet está relaxado e não precisa da sua capacidade máxima de enxergar, como quando precisaria para caçar, por exemplo.
Já nos ambientes com pouca luz, essa parte do olho dilata para que a maior quantidade possível de luz chegue aos seus olhos, melhorando, assim, sua capacidade de enxergar no escuro. Também indicam que o bichano está pronto para dar um bote.
Em ambientes com quase nenhuma luz, a pupila dos gatos dilata tanto que não é possível ver a cor de seus olhos. Comparada aos olhos humanos, ela dilata em quase 100%! Por isso, podemos afirmar que o gato tem visão noturna.
Tem mais: seus fotorreceptores são especializados em visão noturna!
Os fotorreceptores são células presentes na retina que captam a luz e transmitem a mensagem para o cérebro interpretar e formar a imagem captada. Existem dois tipos de células fotorreceptoras: os cones e os bastonetes.
Os cones são responsáveis pela melhor distinção das cores e pela visão mais detalhada e precisa. Já os bastonetes têm por função primordial a visão noturna, a detecção de movimentos e a visão periférica.
Sendo assim, já dá para adivinhar qual fotorreceptor é mais abundante nos olhos dos gatos! Você disse bastonetes? Então, acertou! É devido à maior quantidade de bastonetes que o gato tem visão noturna e enxerga de seis a oito vezes mais do que nós.
Isso significa que o gato enxerga no escuro? De certa maneira, sim. Gatos enxergam muito bem na penumbra. Ele precisa de 1/6 da luz que nós precisamos para enxergar no escuro. Além disso, tem 200º de visão periférica contra 180º do nosso campo visual. Isso porque ele precisa perceber a chegada de um predador.
Tapetum lucidum: outra especialização do olho felino
O gato tem visão noturna melhor adaptada do que a nossa também devido ao tapetum lucidum. Trata-se de uma camada de células refletoras da luz e que se localiza atrás da retina.
Já viu os olhos do gato brilhando no escuro? É por causa do tapetum lucidum! Essas células são capazes de refletir mais de 50% da luz que recebem de volta para a retina, por isso, o olho do gato parece um farol muito brilhante!
Os gatos são meio míopes
Gato míope? Sim, é isso mesmo! Quando comparados ao humano, os gatos possuem menor acuidade visual e você já sabe o por quê. Acertou novamente se disse que é por causa dos cones!
Enquanto os humanos podem enxergar com boa definição objetos que estão a 100 ou a 200 metros de distância, os bichanos só conseguem enxergar direito algo que esteja a até 20 metros de distância.
É também por causa dessa menor quantidade de cones que o gato enxerga menos cores do que nós. Assim, os cientistas afirmam que eles só possuem receptores para o azul, amarelo, verde e cinza. Então, quando olha algo verde, provavelmente vê algo acinzentado.
Gatos compensam a baixa acuidade visual com outros sentidos
Apesar de a visão do gato à noite ser boa, ele ainda conta com ajuda extra. Sua audição, por exemplo, é muito melhor do que a nossa. Enquanto ouvimos sons até 20.000 Hertz, os bichanos chegam até 65.000 Hertz. Incrível, não é mesmo?
E o que dizer de seu olfato? Enquanto nós possuímos míseros 5 milhões de células olfativas, os gatos possuem em torno de 200 milhões. Para ajudar nesse sentido, ainda usam um órgão auxiliar chamado de vomeronasal ou órgão de Jacobson.
Além disso tudo, o bichano possui pelos táteis espalhados pelo seu corpo. Os bigodes, ou vibrissas, são pelos táteis. Sua excelente noção de espaço também é de responsabilidade desses pelos, por isso, os gatos têm baixa margem de erro, de poucos milímetros, quando caçam.
O gato tem visão noturna e é todo adaptado para isso! Quer saber como manter a visão do bichano sempre saudável? Então, não perca tempo e agende uma consulta com os veterinários das lojas da Petz. Tem um aí pertinho de você!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário