Dr Pet

Por que seu cachorro inclina a cabeça para os lados?

Publicado em 25 de abril de 2023

Tempo de leitura: 5min

Você já presenciou o seu cachorro virando a cabeça enquanto você fala com ele? Se sim, ele inclina a cabeça mais para a direita ou para a esquerda? E você sabe o que essa inclinação significa?

Dr Pet ao lado de cachorro.

Esse hábito curioso dos cães (e muito fofo também rs) tem sido tema de vários estudos internacionais nos últimos anos, um deles bem recente, por isso, decidi falar sobre isso aqui na minha coluna. Vamos lá?

Saber o nome de objetos pode ser um dos motivos

Primeiro, vamos começar pelo último grande estudo sobre o assunto. Ele foi feito por pesquisadores da Hungria e publicado em 2021 na Animal Cognition, que é uma revista muito prestigiada.

A principal conclusão dessa pesquisa foi a de que a inclinação da cabeça dos cães parece estar relacionada ao aumento de atenção, ou seja, quando eles reconhecem o nome de algum objeto, eles tendem a inclinar a cabeça para prestar atenção.

Para chegarem a essa conclusão, eles observaram 40 cães e ensinaram os nomes de alguns objetos e como buscá-los em outra sala.

Dessa forma, perceberam que a inclinação ocorria quando davam os comandos verbais de busca dos objetos que tinham sido ensinados. Já quando falavam outras palavras, os pets não inclinavam tanto a cabeça.

E não foi só isso! Eles também notaram que os sons familiares faziam os cachorros virarem a cabeça muito mais para o lado esquerdo. Já quando não reconheciam as palavras, a preferência de inclinação era para a direita.

Muito legal, não é? Aposto que você deve estar curioso para testar isso com o seu cão e ver para qual lado ele inclina a cabeça, certo?!

Será que o tamanho do focinha influencia?

Como eu disse, além desse estudo que mencionei acima, vários outros também já foram publicados sobre o tema. Afinal, todo mundo quer saber o que se passa na cabeça dos cachorros, não é?!

Um exemplo é um artigo de 2013 do Stanley Coren, um grande especialista em comportamento e treinamento canino.

Segundo o trabalho, uma hipótese seria a de que o focinho do cachorro acaba atrapalhando a visão da parte inferior do rosto de nós humanos, mais precisamente da nossa boca. E aí, para enxergar melhor, eles acabam inclinando a cabeça.

Para chegar a essa conclusão, o autor entrevistou 582 pessoas e verificou que 71% dos tutores de cães com focinhos compridos disseram que a inclinação ocorria frequentemente, contra 52% dos que tinham animais com focinho achatado.

Opa, parece que nesse quesito, os Pugs, Buldogues e Boston Terriers acabam saindo na frente, já que conseguem enxergar melhor todo o nosso rosto!

Dr Pet com cachorros ao lado.

Também tenho a minha hipótese

Apesar de eu nunca ter feito um estudo sobre o assunto, eu também tenho as minhas teorias com base em estudos e muita observação do comportamento dos cães.

Para mim, uma das hipóteses que seria muito interessante ser estudada é sobre a direção do som. Na natureza, é possível observar vários animais inclinando a cabeça poucos segundos antes de partirem em direção a uma presa.

Caso tenha curiosidade, busque na internet um vídeo de um animal caçando em áreas cobertas por gelo. É impressionante como eles mergulham exatamente no ponto certo em que a presa se encontra. E quase sempre, o mergulho vem logo depois do movimento da cabeça para um dos dois lados.

Isso mostra que, muito provavelmente, eles usam a inclinação para aumentar a chance de entenderem de onde vem o som da presa.

E pensa só: você provavelmente já deve ter visto o seu pet inclinando a cabeça ao ouvir um som distante como de latido ou choro, certo?! Talvez ele esteja tentando captar de onde vem esse barulho!

Mas qual é a resposta certa?

Agora você deve estar pensando: mas, Dr Pet, se existem várias hipóteses, qual delas é a certa?

Seria muito legal se existisse uma resposta certa para finalmente desvendar esse mistério, mas a verdade é que a ciência do comportamento animal não é exata e está sempre evoluindo! Ou seja, todas essas teorias têm fundamento até que surjam outras para complementá-las. Ou mudar totalmente o rumo das coisas.

Por isso, para quem ama os pets, como eu, é muito importante ficar de olho nas novas descobertas para adaptar os conhecimentos no dia a dia.

Um exemplo: caso o seu pet tenha o focinho longo, você pode passar a pronunciar melhor as palavras que quer que ele entenda, assim como se posicionar mais lateralmente para pedir algum comando.

Além disso, todos esses estudos mostram que da mesma forma que os humanos querem entender melhor os cães, eles também buscam entender melhor a gente e estão sempre dispostos a aprender formas melhores de se comunicar com a gente.

Dr Pet com cachorros ao lado.

E, no fim, a inclinação da cabeça também tem uma reação muito forte da nossa parte: não tem como não achar a coisa mais fofa do mundo e não encher eles de beijos, não é?! Talvez o seu cachorro faça isso justamente para chamar a sua atenção…

__________________________________________________________________________

Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha, Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog