Qual é o habitat do gato selvagem? Conheça a história!
Publicado em 10 de abril de 2023Tempo de leitura: 5min
De temperamento singular, orgulhoso, muito elegante e carinhoso, o gato é um dos animais mais lindos já domesticados. Hoje vamos ensinar como tudo começou: afinal, qual é o habitat do gato selvagem e como ocorreu a sua domesticação?
De acordo com a história mais famosa que temos conhecimento, a glória da domesticação dos gatos é dos egípcios, que há 3.600 anos já tinham até mesmo uma deusa com cabeça de gato para simbolizar o amor, a fertilidade e, como protetora das mulheres, a deusa Bastet.
Porém, descobertas mais recentes provaram que, na verdade, há 9.500 anos, os felinos já faziam parte da vida dos seres humanos. Em uma cova, foi achada uma ossada humana ao lado da de um gato, no Chipre. Então, qual será a verdadeira origem desse animal?
O que dizem as pesquisas?
Em meados do ano 2000, um pesquisador norte-americano coletou o sangue de cerca de mil gatos domésticos e selvagens da África e do Oriente Médio para estudar seus DNAs, entender a origem do nosso lindo gatinho e saber qual é o habitat do gato originalmente.
O resultado foi que o gato selvagem Felis silvestris lybica, de regiões do Oriente Médio (Israel, Emirados Árabes e Arábia Saudita) é o parente mais próximo do gato doméstico (Felis silvestris catus).
Dessa forma, a resposta para a pergunta “qual é o habitat do gato selvagem?” é o Oriente Médio. Isso explica principalmente a relação do nosso bichano com a água, não é mesmo?
Sendo o habitat do gato uma região tão árida e escassa em água, é de se esperar que o consumo desse líquido tão precioso seja pouco quando comparado ao de um cão de mesmo tamanho.
Como o gato selvagem é?
O Felis silvestris lybica é cauteloso e procura ficar distante dos homens. Possui um território que pode ser bastante extenso, de até 12 km. Tanto o macho quanto a fêmea são solitários e só se encontram na época do acasalamento.
Eles marcam seus territórios arranhando o chão e troncos e urinando em todos os cantos. Também esfregam as bochechas em tudo o que podem para deixar seu cheiro.
O gato selvagem é carnívoro. Ele come pequenos mamíferos, principalmente coelhos e roedores. Além disso, pode comer insetos. Esporadicamente, come plantas e anfíbios.
A reprodução do animal ocorre o ano todo, principalmente durante a estação chuvosa, pois é quando há abundância de presas. A gestação dura o mesmo tempo que a dos gatos domésticos: de 58 a 63 dias.
O número de filhotes varia de quatro a cinco. Os bebês têm entre 75 a 150 g ao nascimento e nascem com os olhos e ouvidos fechados, que se abrem aos 7 até 12 dias de vida. Começam a caçar com 10 semanas de vida.
A mãe os desmama com dois meses de idade, e aos três meses eles já são independentes. Com um ano, já estabeleceram seu próprio território e são capazes de se reproduzir.
Como ocorreu a domesticação do gato selvagem?
Todos sabem que o lobo se aproximou do homem para consumir os restos das carcaças deixadas próximas ao seu acampamento. Mas e os gatos? O que os interessou para chegarem perto do ser humano?
A resposta é a mesma que a dos lobos: comida. No entanto, não é a comida que o humano consumia, e sim a que era abundante próximo a onde ele morava e armazenava os grãos: os ratos. Assim, o gato ficou próximo do homem.
Então, esse passou a ser o habitat de gatos domésticos: onde quer que estivessem os roedores. O homem, percebendo o benefício, deixava o pequeno animal ficar por perto para que seu próprio alimento estivesse a salvo.
Os gatos passaram também a serem bem-vindos dentro dos navios, onde podiam caçar os ratos que lá entravam para comer a comida dos navegantes. Dessa forma, o gato se espalhou pelo mundo todo.
O gato doméstico
O gato doméstico possui muitas características do gato selvagem, por isso, ainda é considerado pouco domesticado. São carnívoros, com garras retráteis e pelos com função sensorial nos “bigodes” e nas patas.
O que mudou é a resposta para a pergunta “qual o habitat do gato?”. Agora, ele habita nossas casas e nossas camas! No entanto, ele ainda gosta muito de caçar e ainda existem alguns que não gostam de água.
O habitat e alimentação do gato mudaram conforme ele foi ficando cada vez mais próximo do homem. As pequenas presas foram substituídas pela ração seca e úmida. A facilidade em obter a comida o deixa entediado, por isso é importante o enriquecimento ambiental para o bichano.
Como entreter o gato
Como a aptidão de caça ainda permanece forte na espécie, quaisquer brinquedos que imitam suas caças ou alimentem a atitude de caça são apropriados para os bichanos.
Outra forma de manter o gatinho saudável é fazer um ambiente que tenha tocas e locais altos para que ele observe toda a casa em segurança e que possa se esconder quando quiser descansar.
Então, você aprendeu qual o habitat do gato! E se estiver pensando em recriar esse ambiente para o bichano, visite uma das lojas da Petz! Estamos bem pertinho de você e cheios de novidades para o peludo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário