Por que cachorro late dormindo? Saiba o motivo desse comportamento
Publicado em 16 de março de 2023Tempo de leitura: 5min
Observar o peludo na hora do descanso dá uma invejinha, não é? Quem não gostaria de ficar embaixo da coberta em dias frios e chuvosos! Porém, quando o sono dele fica agitado, bate a dúvida: por que cachorro late dormindo?
Bom, a resposta é simples: porque os cães sonham! Às vezes, o sono não é calmo e tranquilo. Por isso, durante o descanso, você pode ver o cachorro latindo e mexendo as patinhas, como se estivesse correndo ou mostrando os dentes.
Como é o sono dos cães
O cérebro dos cachorros tem as mesmas estruturas anatômicas e passa pelas mesmas atividades elétricas que o dos seres humanos no período de descanso. Então, isso pode explicar por que cachorro late dormindo.
Estágios do sono dos cães
Os estágios do adormecimento dos cães são os mesmos dos humanos, mas a duração e a frequência são diferentes. De forma resumida, o período do sono é dividido em três fases distintas. Confira a seguir.
NREM
Esse é o estágio do “Non-rapid Eye Movement” (sono sem movimento rápido dos olhos, em tradução livre). Ele caracteriza o começo do sono. É uma etapa subdividida em sonolência, quando o cão acorda muito facilmente, e fase dois, onde a atividade do coração e a temperatura do corpo ficam reduzidas e os músculos relaxam.
Também há as fases três e quatro, onde ocorrem os sonos profundos. O estágio NREM é o mais reparador de todos, considerado importante para a saúde psíquica e corporal do animal.
REM
É a famosa fase do Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos). É aqui que os sonhos acontecem! Nessa etapa, ocorre alta atividade elétrica no cérebro, e os olhos se movem de forma contínua e rápida. Um cachorro ofegante dormindo certamente está nesse estágio.
SWS
Chamado de Slow-Wave Sleep (sono de onda lenta), esse é o sono de transição entre o estágio mais leve e o mais profundo, caracterizado como um momento de “limpeza” das memórias antigas.
Diferenças entre o sono do cachorro e o do humano
Apesar das semelhanças mencionadas, o homem entra em estágio REM somente 2h após dormir. Já os cães atingem essa fase logo depois de caírem no sono, em até 20 minutos.
A maior parte do sono do cão é REM, enquanto o do homem é o NREM. Em ambas as espécies, os estágios se alternam. Porém, no caso do peludo, o período de descanso dura 80 minutos e pode ter 15 ciclos. Para o humano, o processo se estende por 90 minutos e contém de 4 a 5 ciclos.
Quantas horas por dia são necessárias para o peludo descansar
Quando adultos, os cães precisam de 15h a 16h por dia. Já os bebezinhos necessitam dormir bastante, de 18h a 20h por dia. Porém, essas horas não são contínuas, mas divididas ao longo do dia.
No geral, os cães idosos dormem em torno de 20h, continuamente. No entanto, eles podem sofrer de doenças que diminuem o sono, principalmente as que causam muitas dores.
Os movimentos durante o sono
As experiências vividas no dia também são uma resposta para a pergunta “por que cachorro late dormindo?”. Os latidos e os movimentos não acontecem devido ao sonho, mas retratam a rotina que o peludo viveu.
Fatores que afetam o sono
Os distúrbios do sono podem acometer tanto os humanos quanto os cães. Alguns motivos para esses problemas também são iguais para animais e homens, como doenças e ansiedade. Abaixo, listamos as causas mais comuns para mostrar por que cachorro late dormindo.
Dor
A dor não deixa o animal relaxar o suficiente para dormir bem. Dessa forma, caso o peludo tenha desconfortos na coluna, artrose ou displasia coxofemoral, ele pode demonstrar dificuldade em ter um sono reparador.
Ronco e apneia do sono
Parece estranho, mas os cães também sofrem por roncar enquanto dormem, principalmente se possuem apneia durante o sono. Esse problema é marcado pela interrupção da respiração por um tempo longo, de forma repetitiva.
Assim como nos humanos, isso está relacionado à obesidade. Porém, algumas raças de cães têm predisposição para o distúrbio, como os braquicefálicos, principalmente Pug, Buldogue e Boston Terrier. Animais que sofrem com a doença acordam cansados devido às sucessivas interrupções causadas pela apneia.
Ansiedade e estresse
Essa é mais uma questão que acomete tanto os cães quanto os animais. O peludo ansioso ou estressado é agitado, assim como o sono dele. É bem comum ver o cachorro sonhando e demonstrando nervosismo nos movimentos.
Traumas
A depender da personalidade e das experiências ruins que ele tenha, o cãozinho vai reviver as memórias traumáticas nos sonhos. Inclusive, é possível afirmar que o cachorro tem pesadelo.
Como ajudar a melhorar a qualidade do sono do cachorro
O cachorro dormindo precisa relaxar e descansar para se manter saudável. Por isso, sempre que notar uma agitação anormal ou achar que o peludo está sofrendo, acorde-o de forma gentil.
Também deixe a caminha dele em um local tranquilo, sem a passagem de pessoas. Se o dia estiver frio, coloque um cobertor bem quentinho. Agora, caso o pet seja idoso, pode ser preciso adquirir uma fonte de calor externa para ajudá-lo a se aquecer.
Além disso, aproveite para verificar se o cãozinho idoso não tem dores em algum local do corpo. Se você levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário, ele pode ajudar e medicar o peludo, melhorando as noites de sono.
Então, explicamos bem por que cachorro late dormindo? Visite uma das lojas da Petz pertinho de você e leve o seu peludo para escolher uma caminha confortável, garantindo uma excelente noite de sono!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário