Por que gato ataca do nada? Entenda a agressividade direcionada
Publicado em 01 de março de 2023Tempo de leitura: 5min
Por que gato ataca do nada? Um felino que possui comportamento agressivo com os familiares pode ser mal compreendido. Infelizmente, muitos pets são abandonados ou devolvidos por esse motivo. Não deixe isso acontecer com o seu bichano!
Para você entender como e por que gato ataca do nada, é preciso saber que existem várias motivações que levam o pet a ter esse comportamento e que existem diferentes tipos de agressividade.
Agressividade durante um carinho
Esse tipo de agressividade é a mais comum, frustrante e incompreendida por parte dos tutores. Afinal, se você faz um carinho, por que a retribuição é uma mordida ou um arranhão?
Mesmo gatinhos fofinhos que imploram por carinho podem atacar quando recebem afeto. A impressão que fica é que eles se arrependeram de chamar o tutor. Porém, não é bem isso.
Por que o gato pode ser agressivo durante uma sessão de carinhos?
Os gatos usam a agressividade para interromper uma interação que não os agrada. Eles possuem uma baixa tolerância aos carinhos e ficam superestimulados de repente: as pupilas dilatam, o rabo faz um leve movimento de chicote e as orelhas ficam para trás. Depois, já vem o ataque!
Essa interpretação da linguagem corporal felina é extremamente importante para o tutor. Aprender a antecipar esses ataques vai auxiliar você a manter a relação com o pet em um nível saudável.
O tempo ideal de carinho varia entre os felinos. Porém, ele costuma ser mais curto em gatos jovens e agitados ou bichanos que passam boa parte do tempo sozinhos em casa.
Jamais devolva a agressividade do felino batendo nele. O ideal é identificar esse comportamento felino e respeitá-lo. Assim, seu amigo vai se sentir mais confortável perto de você.
Como fazer carinho nesses gatinhos
É possível fazer carinho no gato agressivo. Porém, sempre tenha cautela. Espere o bichano pedir afeto e vá devagar. Ele pode dar pequenas cabeçadas ou se esfregar em você.
Nesse momento, siga nossas dicas de como fazer carinho em gato: passe a mão na cabeça ou na nuca somente uma vez e afaste-a. Se ele pedir de novo, continue no mesmo ritmo. Jamais abrace ou beije o felino, isso pode ser perigoso!
Caso o peludo esteja em seu colo, não o pegue com as mãos caso perceba um ataque iminente. Isso pode fazer com que ele morda ou arranhe suas mãos e seu corpo. Simplesmente levante-se e deixe que ele pule.
Agressividade por dor ou doenças que alteram o comportamento
Gatinhos com algum problema de saúde podem ficar desconfortáveis ao receber o toque humano ou até mesmo sentir muitas dores, mesmo com o leve contato das mãos.
Hiperestesia felina
Esta é uma síndrome ainda pouco compreendida que produz alterações comportamentais nos gatinhos acometidos. Não se sabe se os sintomas são alucinações ou dores reais. Contudo, isso pode ser uma explicação para por que gato ataca do nada.
A hiperestesia felina pode fazer o bichano perseguir a própria cauda, lamber ou morder excessivamente a parte traseira do corpo, pular ou correr como se tivesse sido “espetado”, vocalizar e ter tremores na pele e espasmos musculares.
O diagnóstico ocorre quando outras causas para esses sintomas são descartadas, e o tratamento envolve analgésicos, antidepressivos e anti-inflamatórios, além da acupuntura.
Agressividade por predação
O gato é um predador nato. Para ele, brincar significa caçar. Esse tipo de diversão é muito saudável para o bichano. Porém, se não for ensinado a direcionar o comportamento para os brinquedos, ele pode caçar o tutor.
Sendo assim, desde o primeiro dia com o gatinho, não use suas mãos como brinquedo para ele morder, agarrar ou arranhar. Realize as brincadeiras com varinhas, pelúcias e bolinhas.
É muito fofo ver um bebezinho agarrado às mãos do tutor, chutando elas com as patas traseiras. Contudo, conforme o bebê cresce, as brincadeiras ficam mais violentas e podem se tornar perigosas. Isso também explica por que gato ataca do nada.
Agressividade redirecionada
A agressividade redirecionada ocorre quando o pet passa muito tempo sozinho, sem estímulos para gastar a energia. O bichano fica tão excitado com a presença do tutor que pode atacá-lo com força desmedida.
Esse tipo de ataque também pode acontecer quando o pet se vê acuado ou se sente inseguro. Nesse caso, os gatilhos mais comuns são a presença de outros animais ou pessoas estranhas e barulhos altos.
Como lidar com o bichano
Como mencionado, é essencial aprender a interpretar a linguagem corporal do animal para se esquivar dos ataques e fazer carinho apenas quando ele pedir, por pouco tempo. Além disso, após um ataque, não force nenhum tipo de interação com o pet.
No caso da presença dos gatilhos da agressividade redirecionada, retire-os imediatamente de perto do felino. Se isso não for possível, faça a introdução de forma lenta e gradual.
Além disso, caso o felino fique muito tempo sozinho, promova o enriquecimento ambiental para ele ter distrações e gastar a energia. Se nada disso der certo, procure a ajuda de um veterinário especialista em comportamentos dos gatos.
Entendeu por que gato ataca do nada? Para solucionar mais dúvidas, conte com os veterinários das lojas da Petz! Traga seu bichano para uma consulta e tenha uma relação mais harmoniosa e saudável com ele!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário