Papagaio pode comer milho cru? Confira como manter uma alimentação balanceada!
Publicado em 06 de janeiro de 2023Tempo de leitura: 5min
Na natureza, o papagaio é um exímio devastador de plantações de milho, mas será que, em cativeiro, papagaio pode comer milho cru? A alimentação das aves é algo que sempre preocupa, e essa dúvida pode surgir na tentativa de variar a dieta.
Inclusive, essa curiosidade é muito comum entre os tutores. Provavelmente, você já deve ter visto vídeos em que o papagaio come e se distrai com o milho cru. Porém, será que isso é apropriado? Confira!
Saiba se papagaio pode comer milho cru
O milho cru nada mais é que aquele debulhado da espiga. Ele não é muito duro e geralmente é bem amarelinho. Se um bando de papagaios e maritacas encontrar uma plantação de milho, provavelmente vai devorá-la. Afinal, os grãos atraem bastante os papagaios.
O bico dos papagaios é adaptado para quebrar sementes duras ou cascas. Então, se você tem dúvidas sobre oferecer milho cru aos papagaios, saiba que é possível. Papagaio pode comer milho cru. No entanto, sempre existem algumas ressalvas para introduzir esse alimento na dieta das aves.
Como oferecer milho cru ao papagaio?
Na natureza, o papagaio come o milho da maneira como o encontra. Entretanto, em cativeiro, é preciso alguns cuidados, mesmo porque é impossível imitar o modo como ele come quando está livre.
Assim, antes de oferecer milho ao seu papagaio, compre a espiga em locais com boas procedências. Em seguida, limpe-a muito bem, retirando todos aqueles cabelinhos.
O próximo passo é lavar muito bem a espiga. Para garantir que não tenha nenhum parasita escondido nela, ferva a espiga de milho por dez minutos. Não há necessidade de cozinhá-la, mas é importante fervê-la antes de oferecer ao papagaio.
Agora, espere esfriar. Retire os milhos e ofereça uma pequena quantidade ao papagaio. Caso prefira, corte a espiga ao meio e deixe que ele se divirta retirando os grãos. Essa apresentação do alimento faz com que o momento de refeição seja enriquecido de maneira natural.
No entanto, fique atento. Caso seu papagaio apresente alguma reação inesperada, suspenda o milho e leve-o ao médico-veterinário. Além disso, caso seja a primeira vez que ele come milho, oferte pequenas quantidades.
O milho também não deve ser oferecido mais de uma vez na semana e nunca pode ser a base alimentar. A alimentação para papagaio deve ser balanceada para o animal ter uma boa saúde.
Papagaio pode comer milho cozido?
Assim como o papagaio pode comer milho cru, também pode comê-lo cozido. Do mesmo modo, ofereça pequenas quantidades e observe se ele aceitou o alimento.
Nunca tempere o milho e outros alimentos da dieta do papagaio, pois temperos fazem mal às aves, principalmente a cebola e o alho.
Milho enlatado é permitido?
Jamais sirva milho enlatado ao seu papagaio. Ele possui conservantes para não estragar em pouco tempo, mas isso faz mal aos pets. O ideal é comprar a espiga de milho, limpá-la, ferver e servir para a ave.
Agora que você já sabe que papagaio pode comer milho cru esporadicamente e com cuidados no preparo, veja como deve ser a alimentação da espécie.
Como deve ser a alimentação do papagaio em cativeiro?
Conforme já mencionado, é muito difícil imitar o que o papagaio come na natureza. Porém, é possível fazer com que a alimentação seja saudável e balanceada da mesma forma. Afinal, a alimentação garante mais saúde.
Atualmente, existem rações específicas para papagaio. Elas são essenciais e podem ser a base alimentar dele, com oferecimento diário, conforme as instruções do fabricante.
Antigamente, as pessoas acreditavam que a base alimentar do papagaio era a semente de girassol. Essa comida para papagaio é extremamente gordurosa e faz mal à ave em grandes quantidades.
As rações extrusadas são as melhores opções de alimento, pois contêm um pouco de cada ingrediente que o papagaio come e todos os nutrientes essenciais para o crescimento e a manutenção da ave. Claro que ele adora as sementes, então, além da ração, você pode oferecê-las como agrado em uma colher de sopa diária.
Sendo essa a base alimentar do papagaio, o que mais é possível oferecer a ele para uma dieta rica e balanceada? Veja as frutas e os vegetais permitidos para essa ave!
Papagaio pode comer frutas?
Sim, o papagaio come diversos tipos de frutas na natureza e em cativeiro! Você pode aproveitar as frutas da estação. O melhor é sempre oferecer pedaços pequenos e variados.
Aliás, as frutas são superimportantes para o papagaio, pois possuem vitaminas essenciais para a saúde dele. Veja uma lista das principais:
- banana;
- caqui;
- cereja;
- damasco;
- kiwi;
- laranja;
- maçã;
- mamão;
- manga;
- melancia;
- melão;
- morango;
- pera;
- pêssego;
- romã;
- tangerina;
- uva.
Não se esqueça de higienizar muito bem as frutas e retirar as sementes, pois algumas são prejudiciais à saúde do papagaio. Além disso, sempre que for possível, prefira as frutas orgânicas.
Papagaio pode comer vegetais?
Alguns vegetais também são essenciais para uma alimentação balanceada. Assim como as frutas, ofereça pequenas e variadas quantidades diariamente. Os principais são:
- acelga;
- aipo;
- batata cozida;
- batata-doce cozida;
- brócolis;
- cenoura;
- couve-flor;
- escarola;
- espinafre;
- feijão;
- pimentão;
- pimenta;
- rabanete.
Jamais ofereça legumes verdes, pois a maioria é proibida para a ave! Pimentão, batata, berinjela e tomate podem apresentar concentrações de solanina, que compromete a saúde. À medida que o vegetal amadurece, a concentração da toxina diminui.
Gostou de saber que papagaio pode comer milho cru e quais são os demais cuidados ao oferecer essa comidinha? Então, continue acompanhando dicas de alimentação para aves aqui, no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário