Gato filhote pode comer fruta? Entenda melhor a dieta do bichano!
Publicado em 17 de dezembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Uma dieta saudável contém frutas e verduras. Isso inclui a alimentação de um pet. Porém, nem todos os alimentos saudáveis para os humanos podem ser servidos para os amigos de quatro patas. Sendo assim, será que gato filhote pode comer fruta?
Um gato pode comer frutas selecionadas, como melancia, maçã e banana, mas será que os filhotes também podem consumi-las? O blog da Petz responde a essa dúvida e aproveita para explicar um pouco mais sobre a dieta dos pequenos bichanos!
Como a alimentação de gatos filhotes funciona?
Antes de saber se você pode oferecer frutas para gatos filhotes, é importante saber até qual idade o pet é considerado um bebê. O gato é filhote até os 12 meses, ou seja, até completar um ano de vida. Nessa fase, ocorre o maior desenvolvimento do bichano, porém, toda essa mudança é sutil e acontece aos poucos.
Além disso, durante esse período, o filhote requer mais cuidado e atenção dos tutores. Durante os primeiros 40 ou 60 dias, o gato ainda bebe o leite materno. Leites industrializados, como o de vaca, são altamente contra indicados. Logo após isso, ocorre o desmame. Toda essa transição é bem natural e acontece ao longo dos dias e das refeições.
A introdução de novos alimentos ainda acontece na relação entre mãe e filhote. De maneira geral, para gatos domésticos, essa introdução costuma ocorrer com a inclusão da ração na alimentação do dia a dia. Durante esse período, é comum o tutor se perguntar o que gato filhote pode comer. Assim que os primeiros dois meses do felino passam, a dieta já se torna totalmente sólida.
Qual é a dieta ideal para gatos filhotes?
Antes de partir para a dieta dos bichanos e descobrir se gato filhote pode comer frutas, é importante investir em um comedouro. A preferência é para potes mais rasos e que tenham formato côncavo. Dessa forma, você garante que o espaço para alimentação seja bom o suficiente.
No início, o ideal é oferecer a ração úmida com água ou os famosos sachês. Esse é o momento de transição entre o desmame e as refeições 100% sólidas. Quando a dieta passa a ser composta pela ração, o gato pode comer tanto o alimento seco, ideal para mais tempo no pote, ou o úmido, em sachê, para consumo imediato.
Como enriquecer essa dieta?
Enriquecer a alimentação é uma forma de estimular a inteligência e as habilidades físicas do animal, trazendo mais bem-estar ao bichano. Uma das formas disso ser feito é pela introdução de novos petiscos.
É muito importante equilibrar o consumo de ração e novos alimentos, por isso, consulte um veterinário de confiança antes de alterar a dieta do gato. De modo geral, as melhores opções para petiscos são as mais naturais, como verduras, legumes, frutas e frango, que não pode ser consumido cru.
Afinal, gato filhote pode comer fruta?
As frutas são excelentes para a saúde do gato, principalmente porque as fibras presentes nelas ajudam na digestão. Além disso, as vitaminas e os minerais encontrados acrescentam muito na hora de garantir a saúde do bichano.
Isso quer dizer que gato filhote pode comer fruta! Na verdade, esse é um ótimo petisco para o pequeno, além de funcionar como um suplemento natural. Em geral, é um ótimo complemento para o dia a dia e pode enriquecer a dieta do bichano.
O gato filhote come quais frutas?
Agora que você já sabe que gato filhote pode comer fruta, que tal descobrir quais são as frutas que o gato pode comer? Confira:
- melancia;
- banana;
- maçã sem sementes;
- pera;
- melão.
Introduzir alguns desses petiscos naturais na dieta do bichano traz diversos benefícios: as frutas são boas para hidratação, consumo de vitaminas e manutenção de osso, tecidos e pelos. Para isso, siga as instruções de frequência e quantidade a ser oferecida para o pet indicadas por um médico-veterinário.
Frutas que devem ser evitadas
Assim como há a lista de quais frutas os gatos podem comer tranquilamente, há aquela com as opções que o seu pet deve ficar longe por fazerem mal! São elas:
- limão;
- kiwi;
- tangerina;
- laranja;
- uva;
- cereja;
- abacate;
- caqui.
Todas as frutas cítricas não devem ser ingeridas pelo felino. Além disso, é recomendado descartar qualquer tipo de semente. Se seu filhote ingerir alguma dessas frutas, alguns cuidados devem ser tomados. São eles:
- verificar se ainda existe alguma fruta na boca. Caso sim, retirar;
- levar o pet para o veterinário mais próximo.
Como introduzir frutas na dieta do gato filhote?
O ideal é começar com petiscos mais espaçados ao longo do tempo, além de sempre apresentar diversas frutas. Dessa maneira, o filhote conhece e entende o que gosta e o que não gosta aos poucos.
As frutas também podem ser colocadas de formas diferentes para proporcionar o enriquecimento alimentar, colaborando para a saúde física, mental e os hábitos do gato.
Agora que você sabe que gato filhote pode comer fruta, continue acompanhando as publicações do blog da Petz! Para garantir que ele tenha tudo que precisa, desde comedouros até rações específicas para a idade e a espécie, visite a loja on-line!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário