Por ter pets de diferentes espécies em casa ou não conseguir encontrar uma ração específica para o companheiro a tempo, muitos tutores já se perguntaram se o coelho pode comer ração de gato ou outras espécies.
Apesar de terem o formato frequentemente semelhante, as rações variam muito na composição, sendo formuladas de acordo com o hábito alimentar e as necessidades nutricionais individuais de cada espécie.
Particularmente, quando se trata de animais com hábitos alimentares distintos, a oferta de ração de uma espécie para outra pode provocar problemas de saúde. Tratando-se de coelho, a atenção precisa ser redobrada, uma vez que o orelhudo tem um organismo mais frágil.
Caso você tenha as duas espécies em casa, é preciso ficar de olho porque o coelho pode comer ração de gato sem você perceber! A seguir, confira o que pode acontecer com o orelhudo caso ele ingira a ração do bichano.
Fisiologia digestiva dos coelhos x fisiologia digestiva dos gatos
A classe dos mamíferos é bastante diversa. Embora a maior parte das espécies seja terrestre, também compreende animais aquáticos, como as baleias, e até voadores, como é o caso das diferentes espécies de morcegos.
Os gatos são carnívoros estritos, ao passo que os coelhos, como todos os lagomorfos, ordem da qual as lebres e as picas também fazem parte, são herbívoros, alimentando-se de matéria vegetal.
Ao hábito alimentar de uma espécie, estão associadas morfologia e fisiologia digestivas adaptadas para certos alimentos. Assim, animais carnívoros, como os gatos, em geral, contam com:
- sistema digestivo curto;
- estômago volumoso e bastante ácido, algo importante para a quebra das proteínas;
- dentição afiada, apropriada para perfurar e rasgar a carne das presas.
O organismo dos bichanos depende de uma série de nutrientes, como aminoácidos taurina e triptofano, que ele não obtém a partir dos vegetais.
Já os herbívoros lagomorfos contam com um sistema digestivo complexo. Isso é necessário para o organismo romper a parede celular dos alimentos vegetais, retirando os nutrientes.
Diferentemente do que ocorre com os carnívoros, os coelhos possuem uma digestão por fermentação que, no caso deles, ocorre na região do ceco, localizada após o intestino delgado.
Nela, o material cecal é fermentado por micro-organismos que incorporam nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e ácidos graxos. Esse material é eliminado na forma de cecotrofos, ingeridos posteriormente pelos coelhos.
Outro aspecto que merece ser destacado tem a ver com a dentição. Uma vez que a dieta dos coelhos é constituída principalmente por material fibroso de baixo valor nutritivo, eles precisam comer muito para desgastar os dentes.
Com tantas diferenças nos hábitos alimentares e no organismo, a resposta para “coelho pode comer ração de gato?” é não!
Por que não é recomendado dar ração de gato para coelhos?
Como visto, gatos e coelhos são animais com hábitos alimentares muito diferentes. Por isso, as rações específicas para cada espécie possuem uma composição distinta uma da outra.
A ração de gato é composta por diversos ingredientes de origem animal, como farinha de vísceras de aves, gordura de frango e fígado suíno, enquanto a ração de coelho é constituída primordialmente por grãos, como trigo, aveia e linhaça e feno.
Haja vista que os coelhos são herbívoros, com organismo adaptado para a digestão de vegetais, a ingestão da ração de gato, com diversos ingredientes de origem animal, é prejudicial para eles, podendo acarretar problemas graves.
Lembrando que demais rações formuladas para outras espécies também podem ser prejudiciais. A contraindicação é válida inclusive para rações feitas para espécies com algumas características semelhantes às dos coelhos, como a de roedores, como hamsters e twisters, pois eles são onívoros, não herbívoros.
Principais riscos de dar ração de gato para coelho
A alimentação é um aspecto fundamental para a saúde dos orelhudos. O aporte de nutrientes necessários para o bom funcionamento de todo o organismo do pet, inclusive de seu trato digestivo, depende dela.
Quando o coelho come ração própria da espécie, garante todo o necessário para uma boa saúde. Essa também é uma das razões que explicam a resposta para “coelho pode comer ração de gato?” ser negativa.
A quantidade e a qualidade dos cecotrofos produzidos está diretamente ligada a uma alimentação adequada. Alimentos ricos em carboidratos ou gorduras, como geralmente são os de origem animal, podem levar a uma alteração da microbiota cecal, o que provoca mudanças no processo de fermentação, aumentando o risco de infecções.
Outro risco da oferta de ração de gato para coelho tem a ver com o teor mais baixo de material fibroso. Abundante na dieta dos coelhos, a fibra é fundamental para a manutenção do trânsito intestinal.
Assim, a falta desse nutriente pode levar à estase intestinal, caracterizada por uma redução significativa da motilidade do intestino, quadro grave e que requer atenção imediata.
Além disso, assim como qualquer outro alimento diferente inserido na dieta dos coelhos, a ração de gato também pode provocar gases e diarreia. Se você tem dúvidas sobre o que coelho come, é válido conversar com um médico-veterinário!
Gostou de saber se coelho pode comer ração de gato? Não deixe de acompanhar o blog e as redes sociais da Petz para mais informações importantes sobre como melhorar o bem-estar e a longevidade do seu amigo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário