Por quanto tempo vive um jabuti? Descubra aqui!
Publicado em 07 de outubro de 2022Tempo de leitura: 5min
Quando o assunto é expectativa de vida, os animais aquáticos ganham em disparada. Para se ter uma ideia, alguns seres do filo Cnidaria, como as hidras e algumas espécies de medusas, não envelhecem, de modo que têm potencial para viver eternamente. Pensando nisso, você já se perguntou quanto tempo vive um jabuti?
Entre os vertebrados, as tartarugas, juntamente a algumas espécies de tubarão e de baleia, são frequentemente lembradas pela longevidade. Continue a leitura e confira tudo sobre quanto tempo vive um jabuti!
Quem vive mais: tartarugas, cágados ou jabutis?
Antes de saber quanto tempo vive um jabuti, vale desfazer um mal-entendido muito comum. Embora o termo tartaruga seja popularmente usado para se referir a todos os testudinatas, tecnicamente tartarugas, cágados e jabutis se diferenciam pelo meio em que vivem e por como recolhem a cabeça em direção ao casco.
- Tartarugas: vivem em ambiente aquático e não recolhem a cabeça.
- Cágados: são semiaquáticos e recolhem a cabeça lateralmente.
- Jabutis: vivem em ambiente terrestre e recolhem a cabeça para trás.
Dito isso, existem diferentes espécies de tartarugas, cágados e jabutis, sendo que a expectativa de vida de uma população vai depender do ambiente em que vive.
De acordo com o Guinness Book, livro dos recordes, o testudinata mais velho do mundo é Jonathan, um jabuti de 190 anos da espécie Aldabrachelys gigantea hololissa, popularmente conhecida como tartaruga-gigante-de-aldabra. Ele vive na ilha de Santa Helena, um território britânico, em um jardim relativamente protegido contra predadores.
De maneira geral, porém, as espécies de tartaruga marinha costumam viver mais, podendo atingir 150 anos em média, mesmo estando livres na natureza e mais sujeitas a riscos.
É verdade que os animais criados em cativeiro vivem mais?
Em tese, sim. Na natureza, os animais estão sujeitos a uma série de riscos, tais como ataque de predadores, condições climáticas adversas, escassez e disputa por alimentos, entre outros.
Já em cativeiro, é mais provável que os responsáveis se encarreguem de proporcionar um ambiente adequado e seguro, incluindo alimentos específicos e cuidados veterinários.
Entretanto, embora estejam relacionadas, longevidade e qualidade de vida são coisas diferentes. Assim, ao criar qualquer animalzinho, é preciso conhecer as necessidades da espécie e buscar atendê-las da melhor maneira possível. Assim, mais que viver por muito tempo, ele terá uma vida digna. Continue lendo e veja como saber a idade de um jabuti.
Afinal, quantos anos vive um jabuti?
Existem diferentes espécies de jabuti. No Brasil, as duas espécies conhecidas são jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata).
Ambas são espécies protegidas pelo IBAMA e estão na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção como vulneráveis e em perigo, respectivamente. Como acontece com outras espécies de animais silvestres, para criá-las em cativeiro, é necessária uma autorização especial do órgão regulador.
Em condições adequadas, tanto o jabuti-tinga quanto o jabuti-piranga vivem 80 anos em média, podendo chegar a até 100 anos em alguns casos.
Como proporcionar qualidade de vida e longevidade ao jabuti?
Agora que você já sabe quanto tempo vive um jabuti, ao adquirir um jabuti doméstico ou outro animal silvestre de um criador autorizado pelo IBAMA, solicite documentos que comprovem que ele não foi retirado diretamente da natureza, o que é fundamental para a conservação da espécie como um todo.
Vale lembrar que a posse irregular de animais silvestres é considerada crime ambiental, passível de punição com multa e detenção. Além disso, se quiser que o animal tenha qualidade de vida e longevidade, é imprescindível saber mais sobre a espécie e adotar os seguintes cuidados.
Terrário com temperatura e umidade adequadas
Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado criar os jabutis soltos no jardim, mas sim em um terrário que permita manter temperatura e umidade constantes.
Isso porque, assim como outros répteis, os jabutis são animais exotérmicos, ou seja, regulam a temperatura interna a partir da externa. Então, o metabolismo deles depende de uma certa faixa de temperatura do ambiente para funcionar corretamente.
Como animais originários de áreas tropicais, os jabutis devem viver em um ambiente com temperatura variando entre 26 e 30°C. Com menos que isso, há uma queda na taxa metabólica do organismo, afetando desde a alimentação até o sistema imunológico.
Da mesma forma, a umidade dentro do terrário deve variar entre 70 a 85%. Além de provocarem ressecamento da pele e problemas no casco, ambientes muito secos podem afetar a respiração do jabuti.
Alimentação
Uma nutrição completa e balanceada é outro aspecto fundamental para a saúde dos jabutis. Afinal, a alimentação fornece os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo.
Sendo animais com tendência ao herbivorismo, os jabutis não toleram uma alta ingestão de proteínas. Além de conter ração específica para jabuti, a dieta deve ser variada, composta por 85% de vegetais como folhas verdes-escuras – agrião, couve, espinafre, etc. –, 10% de frutas e 5% de proteína animal, como ovo cozido.
Gostou de saber um pouco mais sobre quanto tempo vive um jabuti? Aqui no blog da Petz, trazemos sempre novidades e dicas de cuidados com seu amiguinho. Aproveite para conferir!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário