Cachorro desobediente: conheça 6 dicas que vão ajudar a educar seu peludo
Publicado em 15 de agosto de 2022Tempo de leitura: 3min
Não é fácil conviver com um cachorro desobediente, principalmente se você mora em um apartamento, onde o espaço é menor e seguir as regras da casa é ainda mais importante para evitar problemas. Porém, você já se perguntou o motivo de ele agir dessa forma?
Geralmente, isso acontece porque os pets não aprenderam limites da forma correta nem tiveram os instintos direcionados para comportamentos mais adequados dentro ambiente doméstico.
Contudo, não se desespere! Com paciência e alguns truques, você também pode ter um cachorro obediente em sua casa ou seu apartamento. Entenda um pouco mais sobre a personalidade do seu cão e, em seguida, veja 6 dicas que vão ajudar.
6 dicas para seu cachorro desobediente
-
Imponha limites ao seu cachorro desobediente
Afinal, o que fazer quando o cachorro não obedece? Saiba ser firme com seu cachorro desobediente e imponha limites, diga “não” com firmeza e interrompa o comportamento errado. Por exemplo: se ele estiver roendo um móvel, diga “não” e o retire da situação. Na rua, incentive-o a socializar, sem forçar, com outras pessoas e animais e não permita que ele ande puxando a guia.
2. Reforço positivo
Outra dica sobre como fazer seu cachorro obedecer é aplicar a técnica de recompensar seu cachorro sempre que ele se comportar adequadamente. Quando ele obedecer ao seu chamado, parar de latir, rosnar ou qualquer outra atitude desobediente, elogie-o e dê uma recompensa. Pode ser um petisco ou o brinquedo favorito dele.
Ensinar alguns comandos básicos para deixar o cachorro mais obediente, como “senta”, “deita”, “fica” e “vem”, também é importante para facilitar a socialização e melhorar a comunicação entre vocês.
3. Nunca, jamais bata em seu cachorro
Essa não é a saída, inclusive, caso apanhe do tutor ou de qualquer outra pessoa, ele pode se tornar um cachorro acuado e medroso.
Outra questão é colocá-lo de castigo. Isso não é legal e ele não entende o motivo. A melhor saída é saber ser firme quando precisar dizer não, mas sem traumatizá-lo.
4. Tenha paciência e persistência
Se for o tipo de cachorro que não obedece, seu pet não vai mudar com facilidade. Portanto, seja paciente e tenha muita persistência com ele. Com o tempo, ele vai entender que precisa ter um bom comportamento.
Algumas vezes, pode ser que ele volte a ter um mau comportamento novamente, por isso você também precisa começar tudo de novo. Esse é um processo perfeitamente normal.
5. Carinho é fundamental nesse processo
Todos os cachorros precisam de carinho e atenção, então brinque com ele, saia para passear, leve-o a parques e mostre quanto ele é querido na família.
Sempre ofereça uma ração de qualidade. Afinal, a alimentação saudável faz seu cachorro ter mais saúde, assim ele será muito mais feliz.
6. Não tenha medo de pedir ajuda
Caso seu cachorro tenha uma mudança repentina de comportamento, leve-o ao veterinário e conte o que está acontecendo. O profissional vai realizar alguns exames para saber se está tudo bem com a saúde do seu cachorro.
Algumas vezes, a ajuda de um adestrador é necessária para ele deixar de ser um cachorro desobediente. Um exemplo são os educadores do Cão Cidadão. Eles são profissionais na área e podem ajudar você e seu cachorro a terem uma convivência muito melhor.
Gostou de saber um pouco mais sobre as dicas para cachorro desobediente? Então, não deixe de conferir nossos outros incríveis conteúdos aqui no blog da Petz. Temos diversas recomendações para melhorar a qualidade de vida do peludo. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário