Como dar banho em pitbull e deixá-lo bem cheiroso!
Publicado em 08 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5min
Está na hora de dar banho no seu amigo? Então, neste artigo, aprenda como dar banho em pitbull sem causar estresse no pet e tornando esse momento agradável e prazeroso para os dois!
Se estivermos falando de um filhote, a tarefa vai ser bem mais fácil e, com nossas dicas sobre como dar o primeiro banho do cachorro, você vai evitar os traumas tão comuns desse procedimento.
Banho sem trauma
Um filhote está aberto a receber novos estímulos, desde que sejam colocados de forma agradável. Basta ter paciência e gentileza para o banho entrar na lista de momentos preferidos do bebê.
Então, com quanto tempo pode dar o primeiro banho no cachorro? Se for em casa, logo que ele se acostumar com os manejos de limpeza de que falaremos abaixo. Em um centro de estética canina, é melhor esperar até o término das vacinas polivalentes. Se precisar muito, ele deve ter, pelo menos, a primeira dose das vacinas.
Antes de tudo, é necessário acostumar o filhote com o que será usado para este fim, principalmente o secador, que é barulhento e assustador! Outra coisa importante é o manejo de limpeza. Se você nunca o pegou no colo para limpar os ouvidos, fazer isso de repente não dará certo.
Dicas de manejo de limpeza
Desde os primeiros dias em que você tem seu pet em casa, é preciso acostumá-lo com seu toque em ouvidos, patas e dedinhos, olhos, dentes e boca, e genitais. Com isso, quando você precisar fazer qualquer procedimento nele, será algo rotineiro, o que ajuda no primeiro banho.
Manejo dos ouvidos
Limpar os ouvidos é uma prática a que todo tutor deveria acostumar o cachorro, pois isso será necessário em algum momento da vida dele, seja para o tratamento de uma otite, seja para retirar o excesso de cerúmen que ele produz.
Portanto, reserve um horário para fazer essa “aula” diariamente. Coloque o cãozinho em um lugar confortável, com um petisco ou um brinquedo para ele se distrair. Use sempre o mesmo lugar, essa rotina é um passo importante de como dar banho em pitbull.
Pegue um algodão, levante a orelha dele, passe gentil e rapidamente no ouvido. Faça bastante carinho, e pronto. Depois de uns dias, introduza a loção de limpeza de ouvidos na aula. Com o tempo, isso vai fazer parte da rotina do pet e ele aceitará ser manejado com tranquilidade.
Manejo dos olhos
A maneira de introduzir esse manejo é a mesma do ouvido: paciência, rotina e gentileza. A limpeza em si é feita com algodão e loção de limpeza de olhos. Passe o algodão indo de dentro para fora e use um algodão diferente para cada olho.
Manejo das patas e dos dedinhos
Esse manejo é muito importante, pois é assim que o pet deixará que cortem as unhas e limpem bem as patinhas. Por isso, capriche nos petiscos e carinhos. Abra os dedinhos, passe os seus dedos entre eles, mexa e dê leves puxadas nas unhas. Essas puxadinhas vão simular a sensação do corte das unhas.
Manejo dos dentes e da boca
Nada substitui a escovação diária dos dentes para a manutenção da saúde bucal do pet. Sendo assim, é extremamente importante que ele deixe o tutor escovar os dentinhos, o que também é útil no aprendizado de como dar banho em pitbull.
Comece levantando as bochechinhas e passando os dedos nos dentes, gentilmente, por alguns segundos. Aumente o tempo gradativamente, depois introduza a escova e a pasta na prática, sempre com muita paciência.
Limpeza dos genitais
Acostume seu pet a deixar você limpar os genitais dele, inclusive após ele defecar ou urinar. Assim, ele fica sempre limpinho e não acha estranho quando você for dar o banho e limpar essa região. É uma excelente estratégia de como dar banho no cachorro.
O banho
Então, como dar banho em cachorro em casa? O banho em si não tem muitos segredos. Com as recomendações acima e as dicas abaixo, ele vai ficar bem fácil, já que o peludo vai estar acostumado com todo esse manejo.
Melhor horário para dar banho
Se você está se perguntando qual é o melhor horário para dar banho no cachorro, a resposta é simples: escolha um horário do dia em que ele está mais calmo, por exemplo, após o passeio ou entre 10 e 14 horas, horários mais quentes do dia.
Produtos, lavagem e secagem
Só utilize xampus de uso veterinário. Comece escovando o cão para a retirada dos pelos mortos. Depois, se você tiver habilidade e conhecimento, corte as unhas dele. Faça todos os manejos de limpeza.
Molhe o pet a partir das patas e vá subindo lentamente, deixando a cabeça por último. Passe o xampu e massageie todo o corpo, produzindo bastante espuma. Então, enxágue bem e, se for preciso, repita esse processo.
Retire o excesso de água com as mãos e, com o auxílio de uma toalha limpa, seque-o bem. Ligue o secador um pouco distante e se aproxime devagar. Como com a água, comece pelas patas e suba, deixando a cabeça por último, e pronto! Você aprendeu como dar banho em pitbull!
Frequência de banhos
Nunca dê banhos em um intervalo menor que sete dias. A frequência vai ser estabelecida conforme o estilo de vida do cachorro e o “nariz” do tutor. Tem tutor que adora o cheirinho do pet, outros se incomodam muito, mas o ideal é fazer a higienização a cada 15, 20 ou mais dias.
Com essas dicas sobre como dar banho em pitbull, seja filhote, seja adulto, temos certeza de que esse momento será desejado por ele. Para oferecer os melhores produtos ao peludo, visite uma das lojas da Petz, você vai adorar!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário