Como plantar cebolinha sem segredos!
Publicado em 03 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5min
A cebolinha participa de muitos pratos do brasileiro, pois vai bem em caldos, acompanhando carnes, saladas e até maioneses. Se esse tempero delicioso estiver fresquinho, melhor ainda! Por isso, se você quer aprender como plantar cebolinha, está no lugar certo!
Além de saborosa, essa planta possui lindas flores e serve como repelente natural na horta. Se você já plantou a cebolinha, e ela cresceu fininha, vai descobrir o motivo!
Espécies de cebolinha
Existem duas espécies de cebolinha mais cultivadas no Brasil: a galesa ou japonesa, mais grossa, e a francesa, mais fina — esse pode ser o motivo pelo qual suas plantinhas cresceram diferentes das vendidas no mercado!
Essas cebolinhas fazem parte da família da cebola (Allium cepa) e recebem os nomes científicos Allium fistulosum (cebolinha galesa) e Allium schoenoprasum (cebolinha-francesa). Aí vai uma dica de como plantar cebolinha: escolha a espécie!
Existem muitos outros tipos de plantinhas que pertencem à família Allium sp, algumas comestíveis, outras não. Entre as comestíveis, outra cebolinha um pouco desconhecida no Brasil, mas muito apreciada no Oriente, é a nirá (Allium tuberosum). Independente da espécie, o plantio é o mesmo.
Início do plantio da cebolinha
Você pode plantar cebolinha pelas sementes ou pelas mudas. A forma escolhida deve ser plantada preferencialmente na primavera. Ambas podem ser encontradas em lojas de jardinagem.
A plantinha comprada nos supermercados também pode ser usada para iniciar o plantio da cebolinha. Para tanto, corte as folhas deixando cinco centímetros do sub caule, parte branca, próxima da raiz.
Plantando a cebolinha com sementes
Caso escolha começar o cultivo da cebolinha pelas sementes, você pode colocá-las tanto em uma sementeira quanto direto no vaso, na floreira ou no jardim. O substrato deve ser fertilizado com algum composto orgânico (húmus de minhoca ou esterco curtido), terra e areia, na proporção de 1:1:1.
Na sementeira, no vaso ou no jardim, o jeito de como plantar cebolinha com semente é o mesmo: coloque as sementinhas em covas de 1 cm de profundidade, com espaçamento de 15 cm. A germinação é bem rápida, entre 4 e 6 dias.
Plantando a cebolinha por mudas
Quando a cebolinha cresce, produz ramos a partir da raiz. Cada ramo é uma touceira. Divida-as e plante na mesma profundidade da cebolinha-mãe. Esse é um dos truques para ter cebolinhas mais grossas!
Transplante após a germinação
Se o início do plantio foi feito em sementeira, as plantas devem ser transplantadas para um local definitivo somente depois de estarem grandes e fortes o suficiente para serem manuseadas sem danos. Mesmo assim, faça a transferência com muito cuidado para não destruir o torrão de terra da raiz.
Plantio no chão
Se for colocar a cebolinha direto no chão, garanta que a terra esteja bem macia, desfazendo todos os torrões duros e afofando-a bem. Misture húmus de minhoca e retire toda a sujidade visível. Isso é importante para ter sucesso no projeto de como plantar cebolinha.
Se sua região for de muitas chuvas, faça pequenas “montanhas” para a água não se acumular na raiz. Caso contrário, faça o canteiro mais baixo, com as bordas elevadas, para reter mais água e reter umidade por mais tempo.
Plantio em vaso
Se a ideia é como plantar cebolinha no vaso, escolha um recipiente de tamanho médio, com 15 cm de profundidade e furos embaixo. Faça a camada de drenagem da seguinte forma: coloque pequenas pedras no fundo do vaso, o suficiente para tapar os buracos do fundo.
Em cima das pedras, jogue uma porção de areia que cubra todas as pedras. Agora, a água vai drenar muito bem por essas camadas do vaso, e a raiz não vai encharcar e apodrecer. Por cima, coloque a terra fertilizada e pronta para receber as mudinhas. Agora, é só transplantá-las.
Luminosidade
A cebolinha gosta de ter luz direta sobre ela por 4 ou 6 horas por dia. Por isso, deixe a plantinha em um local que receba o sol. Fique atento para essa dica de como plantar cebolinha: se a temperatura exceder 25ºC, pode queimar as folhas e ressecar a planta!
Regas
A mudinha e a planta jovem precisam ter regas frequentes, de modo que o substrato esteja sempre úmido, mas não encharcado. Já a planta adulta consegue sobreviver na seca, mas por um curto período.
Colheita
Depois de 90 ou 120 dias do plantio, a cebolinha já está pronta para ser colhida e saboreada! Se você for colher apenas algumas folhas para um prato, retire as mais externas, puxando-as para baixo. Isso vai desfiar a folha até que ela se solte do sub caule, garantindo espessura sempre grossa!
Caso deseje retirar muitas folhas, puxe a planta toda ou pegue um bom maço pelas mãos e corte bem rente à raiz, deixando somente poucos centímetros do sub caule. As raízes vão se encarregar de formar novas folhas.
Agora que você viu como plantar cebolinha e deixar as folhas mais grossas é fácil, visite uma das lojas da Petz e surpreenda-se com a qualidade dos nossos produtos de jardinagem!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário